Luís Mário Nunes

CEO da ComprarCasa Portugal

Opinião

O que se aprende todos os dias da nossa vida….

20 Outubro, 2023 · 07:52

Tirar uma formação superior, no mercado global em que vivemos, já nem se considerará um fator importante de diferenciação. É quase uma obrigação! Acrescento mesmo que já não basta a licenciatura; temos de a reforçar com um Mestrado.

Contudo, sou de opinião que não é um curso superior/mestrado que nos prepara para os imensos desafios que a vida nos propõe.

Sempre pensei assim, mesmo enquanto estudante e, os anos seguintes no mercado de trabalho apenas me ajudaram a confirmar esta ideia.

Obviamente que a Universidade tem um papel fundamental no desenvolvimento profissional e pessoal de um ser humano, fundamentalmente, porque o prepara para uma elasticidade mental única, que lhe permitirá percecionar e interpretar, com maior celeridade, o que o mercado lhe transmite.

Ainda assim, existirão muitas variáveis para as quais a Universidade não nos prepara.

A área onde eu considero que mais aprendi e aprendo com o mercado de trabalho é a área dos Recursos Humanos, talvez por a minha formação ser em Gestão de Empresas e não especificamente na Gestão de Recursos Humanos.

A prática é bastante diferente daquilo que aprendemos. Nada é fácil quando envolve pessoas, tradicionalmente considerado o recurso mais precioso de uma empresa.

Também aqui, a minha perceção evoluiu. Aquilo que me ensinaram é que este é o recurso mais importante de uma empresa (mais que não seja pela importância desta variável na rubrica de custos de uma qualquer estrutura de capitais).


"Penso que os bons recursos humanos são, sem dúvida alguma, o melhor recurso de uma empresa - mas apenas os verdadeiramente bons."


Hoje, penso que os bons recursos humanos são, sem dúvida alguma, o melhor recurso de uma empresa – mas apenas os verdadeiramente bons. Os outros convidemo-los a desafiarem-se a outros projetos onde, principalmente para eles, possam ser mais felizes e ter maior sucesso.

A exigência e o profissionalismo do mercado imobiliário, onde o ato de Compra de Casa é algo que, cada vez mais, demora a ser concluído faz com que o cliente mereça ser atendido por profissionais de qualidade e para isso teremos que estar habilitados para tal e… pelos tais!

O que mais me atrai e motiva na gestão de pessoas é a total diversidade de “gestões” diárias que temos de estar preparados para fazer. Não existem pessoas iguais; não há mentalidades iguais; não há formas de pensar e agir iguais, não há clientes iguais.

Mas há um líder que é único e comum a toda esta particularidade de sentimentos, líder esse que terá de saber ser democrata, tirano e até pai, em muitas situações do seu dia a dia, e saber utilizar estas valências, no momento indicado, perante o colaborador ou cliente certo, é das ciências mais difíceis que reconheço e um dos ensinamentos que jamais aprendi ou aprenderia numa célebre Universidade.

É por isto que, na Rede ComprarCasa, é usual comentarmos que tudo não é mais do que “um Negócio entre Pessoas que, por vezes, até tem um imóvel pelo meio!”.

 

ComprarCasa Portugal

Destaques Casa Yes

Investimento

Preços dos imóveis comerciais aumentam 5,5% em 2023

Diferencial entre o Índice de Preços da Habitação e o Índice de Preços das Propriedades Comerciais diminuiu.

Créditos

Avaliação bancária das casas aumenta para 1.580 euros/m2

Em abril, o valor médio na habitação cresceu 7% em termos homólogos.

Investimento

Investidos 226 milhões em imobiliário comercial na AM do Porto

O retalho representa 41% do investimento em imobiliário comercial no Grande Porto, entre o início de 2023 e abril deste ano.