Luís Mário Nunes

CEO da ComprarCasa Portugal

Opinião

O Poder da Marca na Mediação Imobiliária

26 Fevereiro, 2024 · 14:15

Se há algo que o mercado imobiliário nos tem ensinado ao longo dos últimos anos é que é tudo, menos monótono; pelo contrário, demonstra um enorme dinamismo.

E a verdade é que todos nós, players deste magnífico setor de atividade, somos a imagem desse mesmo dinamismo, dessa resiliência que nos tem permitido acrescentar valor à cadeia do imobiliário mesmo perante desafios como o sub-prime, a presença da troika, uma pandemia nunca antes vivida por qualquer um de nós e, agora, uma guerra em plena Europa com impacto em todo o Mundo. Realmente, têm sido 15 anos atribulados, mas que, graças ao saber fazer de cada um, temos ultrapassado, com maior ou menor dificuldade, referindo-me aos últimos anos, com uma capacidade brutal.

Muito se deve ao know-how dos profissionais do setor imobiliário. A sua capacidade de trabalho e conhecimentos permitiram criar condições necessárias para responder às necessidades de um mercado tão dinâmico e tão dependente do contexto externo.

O mercado assenta em duas grandes variáveis: os imóveis e as pessoas. Dito de outra maneira, poderemos focar-nos no que é transacional ou no que é, claramente, relacional.


"O mercado assenta em duas grandes variáveis: os imóveis e as pessoas. Dito de outra maneira, poderemos focar-nos no que é transacional ou no que é, claramente, relacional."


Na minha opinião, tal como muitas vezes digo, “a mediação imobiliária, de quando em vez, até tem imóveis, mas, em verdade, é um negócio de pessoas e de relações”. Claro que o digo de modo entusiástico! O que pretendo reforçar é que o diferencial do negócio assenta em cada um de nós que está envolvido e não tanto no bem transacional. Na verdade, “mais do que a Transação, a Relação”; esta é, na nossa opinião, a máxima que deverá nortear o negócio imobiliário.

O agente imobiliário profissional perceberá que não vende imóveis, apenas os intermedeia e desenvolve as ações necessárias para pôr de acordo duas partes de um mesmo negócio: um proprietário, este sim, vende imóveis, e um potencial comprador. O agente, “vende-se” a si mesmo. Tem que saber criar as ações e ferramentas que demonstrem o quanto acrescenta valor na transação e, para tal, a relação que desenvolve com as partes envolvidas é fundamental para o seu sucesso.

Ora perante isto, é fácil de entendermos de imediato a importância da Marca na transação imobiliária. A Marca da empresa que está a intermediar o negócio, mas, fundamentalmente, a Marca pessoal que é o garante da credibilidade, da confiança que é necessário transmitir à transação.

Num mercado que, segundo a nossa opinião, se fundamenta na Relação, é primordial apostar na nossa Marca Pessoal; apostar no “EU profissional” e perceber que, em muitos momentos, não será possível separar o “eu pessoal” do “eu profissional” e que será esta autenticidade que nos revelará como o “artista do bairro”; aquela pessoa em que a minha zona de influência, o meu bairro, acredita e confia.


"O primeiro passo para conquistar uma marca pessoal diferenciada, poderosa e única é conhecer-se a si mesmo e entender quais são suas principais competências, talentos e pontos fortes. "


Investir na marca pessoal é extremamente importante para a carreira de qualquer profissional que deseja destacar-se num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico.

Existe uma quantidade importante de agentes imobiliários. Perante este cenário, diferenciar-se e investir na sua própria marca pessoal pode ser o caminho certo para que um agente se consolide no mercado.

O primeiro passo para conquistar uma marca pessoal diferenciada, poderosa e única é conhecer-se a si mesmo e entender quais são suas principais competências, talentos e pontos fortes. Esta etapa é fundamental para que possa estabelecer estratégias para se destacar dos demais profissionais e ser reconhecido pelo seu público de interesse.

E apareça, sempre com autenticidade, mas, apareça. A máxima “quem não aparece, esquece” é uma verdade absoluta neste mercado. Crie as dinâmicas para divulgar a sua marca, para divulgar quem é, o que faz e por que razão o seu bairro deverá confiar em si.

Se o fizer, começará a identificar verdadeiros embaixadores que o irão recomendar a terceiros.

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