Luís Mário Nunes

CEO da ComprarCasa Portugal

Opinião

O papel do agente imobiliário na comunidade

23 Setembro, 2024 · 11:36

Num mundo cada vez mais conectado, é usual refletirmos sobre como a tecnologia pode facilitar (ou substituir) o papel de certos profissionais. No mercado imobiliário não é diferente, e fica sempre a dúvida: qual a importância do profissional imobiliário numa sociedade onde as app’s e softwares atuam como facilitadores de proprietários e potenciais compradores?

Mesmo com todas as transformações ocorridas na sociedade, especialmente as trazidas pela tecnologia que passaram a permitir a automatização do atendimento e, inclusive, de transações comerciais, o profissional imobiliário continua a ser uma das peças mais importantes para o mercado imobiliário. Por este motivo, deve ser considerado, na nossa opinião, como um dos elementos principais de qualquer estratégia de marketing imobiliário.

Tudo isto porque temos muito claro que, mesmo com toda a tecnologia existente e necessária, a mediação imobiliária é e continuará a ser um negócio de bairro.

O profissional imobiliário é muito mais do que um agente que atua na intermediação de um negócio envolvendo um imóvel. É um profissional que auxilia pessoas a realizarem sonhos, auxilia empresas a prosperarem e auxilia a sociedade e o país a desenvolverem-se. Tem, sem dúvida, um papel fundamental na comunidade em que está inserido, potenciando relações comerciais, mas, principalmente, relações interpessoais de muito valor acrescentado.

"Temos muito claro que, mesmo com toda a tecnologia existente e necessária, a mediação imobiliária é e continuará a ser um negócio de bairro."

Infelizmente, no dia a dia, ainda nos vamos confrontando com casos de desvalorização desta nossa classe profissional com profissionais imobiliários a ser vistos como meros intermediários, inclusive com clientes tentando realizar negócios de forma direta para baratear o seu custo, o que gera um risco muito grande, pois ficam sem a devida orientação na hora do fecho do negócio e sujeitos a situações de burla que, não sendo da nossa responsabilidade, acabam por colocar em causa a nossa profissão.

A transação de um imóvel é um processo complexo que envolve muitas etapas. Por este motivo, para prestar a devida assessoria a quem compra e a quem vende, é necessário que o profissional imobiliário tenha conhecimentos que englobam direito imobiliário, matemática financeira, engenharia, ética, economia, entre outros. É este conjunto de conhecimentos que dará às partes envolvidas a segurança para realizar um bom e credível negócio.

Mas a importância do profissional imobiliário vai além de toda a questão técnica e legal. Na prática, no dia a dia, o profissional imobiliário tem a capacidade de humanizar toda a relação com o cliente, olhar nos seus olhos, compreender as suas necessidades, medos e angústias para, assim, poder indicar o melhor caminho e apresentar as melhores soluções. Tem a oportunidade de transmitir segurança, de demonstrar para aquele potencial cliente, de forma sincera, que compreende o quanto aquela compra é importante e que irá empenhar-se ao máximo para que ela seja feita com todo o cuidado necessário.

"Empresas e profissionais que entenderem e anteciparem as mudanças, sejam elas de processos ou de tecnologias, como aliadas do capital humano irão sobressair. "

No marketing imobiliário, procuramos diariamente canais de publicidade que sejam eficazes para transmitir a mensagem aos nossos potenciais clientes. Porém, se considerarmos que a palavra “canal de publicidade” no nosso mercado se refere a veículos de comunicação, ou seja, meios pelo qual uma mensagem é transmitida, podemos dizer que o profissional imobiliário é o melhor “canal” do mercado imobiliário justamente por ter a capacidade de informar, esclarecer, humanizar e socializar.

Deste modo conseguirá atingir o patamar daquilo que, na Rede ComprarCasa consideramos como ser “O artista lá do bairro!”.

Para tal, o agente tem de estar muito envolvido com a comunidade onde está inserido, tem de conhecer todos e todos têm de o conhecer a ele; participar e motivar ações de solidariedade e de apoio ao seu bairro, à sua comunidade. Tem de entender as vias de comunicação e os fluxos em que se baseia a comunidade. Com isto, estará muito mais próximo de atender com qualidade e valor acrescentado.

Terá muito mais facilidade de compreender que não é somente “do meio para o fim” que ele, profissional imobiliário, exerce o seu papel. Tem de ser peça fundamental no início de uma estratégia de marketing. Por ter contacto direto com a comunidade, com os potenciais clientes, tem a perceção de sentimentos do público-alvo que muitas vezes os demais envolvidos não possuem, o que pode ser de extrema importância na hora de definir a mensagem a ser partilhada.

O mercado imobiliário tem passado por grandes transformações que muitas vezes põem em causa a atuação das pessoas. No entanto, como também ocorre em muitos outros mercados, empresas e profissionais que entenderem e anteciparem as mudanças, sejam elas de processos ou de tecnologias, como aliadas do capital humano irão sobressair.

Que todos nós, profissionais do setor, tenhamos a habilidade de percecionar as mudanças como aliadas, lutando para que possamos sempre prestar o melhor serviço para a nossa comunidade, pois, afinal, a necessidade principal permanecerá, sempre, sendo a mesma: encontrar soluções que permitam ocupar e habitar um imóvel.

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