Ricardo Costa

CEO da LUXIMOS Christie´s International Real Estate

Opinião

Imóveis em destinos turísticos: viver o sonho e lucrar com ele

11 Dezembro, 2024 · 07:00

Numa época em que a estabilidade financeira e a segurança nos investimentos vêm e vão como as marés, o setor imobiliário destaca-se como uma âncora de estabilidade e confiança. Entre as várias possibilidades de investimento, a aquisição de imóveis em destinos turísticos de grande procura, onde o rendimento não tira férias, está a conquistar tanto investidores seniores como iniciados.

Esta estratégia não só oferece rentabilidade a curto e longo prazo, como conjuga uma componente emocional que poucos outros investimentos conseguem igualar: a possibilidade de desfrutar pessoalmente do imóvel.

Quando o tema é investimento em destinos turísticos, o Algarve emerge no panorama nacional como uma escolha natural. Com campos de golfe de classe mundial que fazem suspirar qualquer aspirante a Tiger Woods, restaurantes que desfilam, ano após ano, pelo reputadíssimo Guia Michelin, marinas repletas de iates, um clima ameno durante quase todo o ano e praias deslumbrantes, este destino no Sul de Portugal atrai milhões de turistas todos os anos. E o golfe é mesmo um dos maiores ativos do Algarve, com a vantagem de ser praticado praticamente todo o ano. Curiosamente, os meses de julho e agosto, embora ideais para os banhistas que polvilham as irresistíveis praias algarvias, são menos populares entre os golfistas devido às altas temperaturas nos campos de golfe. É no outono e primavera que o Algarve é cobiçado pelos praticantes de golfe que aproveitam a temperatura amena para praticar o desporto. Esta diversificação sazonal mantém o turismo ativo durante quase todo o ano, sustentando a procura por alojamentos e garantindo ocupações regulares para os proprietários de imóveis.

As zonas mais procuradas, como Vale do Lobo, Quinta do Lago, Almancil, Vilamoura, Albufeira, Salgados, Carvoeiro, Lagos, Tavira ou Faro têm registado uma valorização consistente no mercado imobiliário, tornando-se refúgios agradáveis para quem procura segurança e retorno financeiro.


"A crescente procura por arrendamentos de curta duração, impulsionada pelo turismo, garante que os imóveis estejam regularmente ocupados, assegurando uma fonte de rendimento contínua aos investidores."


A crescente procura por arrendamentos de curta duração, impulsionada pelo turismo, garante que os imóveis estejam regularmente ocupados, assegurando uma fonte de rendimento contínua aos investidores. E não é difícil encontrar investidores que em dois anos viram o seu rendimento aumentar 20%.

Para quem procura ganhos a curto prazo, a possibilidade de arrendar o imóvel é um atrativo evidente. Para além das plataformas de alojamento local que tornam mais simples a gestão de arrendamentos de curta duração, alguns resorts ou complexos turísticos de prestígio têm a sua própria estrutura de gestão de propriedades. Estes serviços têm grande sucesso porque se substituem aos proprietários na resolução de problemas e gestão de tarefas para que nenhum proprietário se preocupe com a limpeza da piscina, troca de lâmpadas, entupimentos ou arejamento dos imóveis. Esses serviços de gestão asseguram a manutenção técnica e administrativa dos imóveis para quem procura um rendimento passivo, sem abdicar da tranquilidade. Por outro lado, os hóspedes não ficam apenas com as chaves, têm acesso a diversos serviços exclusivos como spas, piscinas, ginásios, restaurantes gourmet e até campos de golfe. É essa qualidade de vida e conforto extremo que atrai turistas e justifica preços premium.

O mercado imobiliário algarvio tem resistido às modas dos destinos turísticos e beneficia de procura constante ao longo do ano, inclusive na chamada época baixa. Os estrangeiros, em particular reformados britânicos, alemães, franceses e americanos veem no Algarve o destino perfeito para uma vida tranquila ou para investimento.


"Investir em imóveis com possibilidade de arrendamento não é apenas uma decisão financeira, é também um bilhete dourado onde a rentabilidade anda de mãos dadas com a qualidade de vida."


O sucesso deste modelo está na escolha do imóvel certo. A localização é tudo. Proximidade à praia, vistas deslumbrantes, acesso fácil a campos de golfe e serviços como segurança e piscinas são os ingredientes secretos de uma receita que nunca falha. Além disso, apostar num empreendimento que assegure a gestão do imóvel é como ter um amigo de confiança a cuidar da nossa casa – e isso não tem preço. Estes permanecem fatores altamente distintivos no mercado turístico e garantem uma procura consistente ao longo do ano. Outro dos aspetos interessantes deste modelo de investimento é a flexibilidade, ou seja, o investidor poder usufruir do imóvel para as suas próprias férias, sem comprometer os lucros do arrendamento nos restantes períodos do ano.

Investir em imóveis com possibilidade de arrendamento não é apenas uma decisão financeira, é também um bilhete dourado onde a rentabilidade anda de mãos dadas com a qualidade de vida. Este modelo híbrido – que combina valorização imobiliária, rendimentos de arrendamento e uso pessoal – é um dos mais atrativos e seguros no mercado atual.

Numa época em que os investidores procuram segurança e flexibilidade, o investimento em imóveis em destinos turísticos continua a ser uma aposta vencedora. A possibilidade de aliar retorno financeiro, construção de património e casa de férias torna-se uma realidade perseguida por muitos e a prova de que é possível ganhar em várias frentes.

Quem disse que não é possível ter tudo?

Destaques Casa Yes

Habitação

Parlamento aprovou 302 “novas freguesias”

Medida terá de ser promulgada pelo Presidente da República.

Profissionais

Venda de casas dispara no final de 2024

Os preços continuam a crescer, mas registou-se um abrandamento.

Habitação

Taxa de esforço impede acesso de jovens à garantia pública

Os bancos já têm milhares de pedidos de jovens para crédito habitação com garantia do Estado