Pedro Maldonado

Head of Developments at C21 Realty Art

Opinião

De periférico se torce o pepino: a importância das cidades médias não está limitada à sua dimensão

13 Janeiro, 2025 · 12:22

Nos últimos anos, a dinâmica do mercado imobiliário português tem demonstrado uma mudança de foco, não tanto por opção, mas por necessidade. O crescimento das cidades periféricas tem sido uma tendência crescente e, embora essas cidades ofereçam uma alternativa viável para a habitação, enfrentam ainda alguns desafios, principalmente no que diz respeito à mobilidade e à conectividade com os centros urbanos principais.

É sabido que as grandes cidades como Lisboa e Porto concentram não apenas empregos, mas também o maior número de ofertas culturais, de serviços, e infraestruturas.

No entanto, cidades como Gondomar, Torres Vedras, Vila Franca de Xira, ou Barreiro têm experimentado um crescimento substancial, e os motivos são claros: oferecem uma alternativa real à pressão nos grandes centros urbanos, proporcionando habitação a um preço mais moderado e com um estilo de vida menos “acelerado”.


"A aposta na aquisição de habitação nestas cidades, que têm proporcionado uma valorização superior, pode favorecer o incremento da riqueza em património."


Mesmo numa perspetiva de futuro, considerando que em Portugal o principal instrumento de poupança das famílias tem sido a habitação própria, a aposta na aquisição de habitação nestas cidades, que têm proporcionado uma valorização superior, pode favorecer o incremento da riqueza em património.

É evidente a importância das cidades de média dimensão para o equilíbrio e organização do sistema urbano nas nossas regiões.

O reforço do investimento em infraestruturas de transportes, e na fixação de empresas criadoras de riqueza e inovação é imperioso, e permitirá que sejam centros urbanos mais completos, com opções mais acessíveis que nas principais cidades, num mercado residencial que ainda é muito dependente da disponibilidade e custo do crédito.

Destaques Casa Yes

Arquitetura

12 projetos portugueses candidatos ao Prémio Europeu de Arquitetura Contemporânea

Arquitetura nacional soma nomeações ao prestigiado Prémio Mies van der Rohe 2026.

Profissionais

Empreendimento de luxo em Lisboa pode ultrapassar os 25 mil euros por m²

Novo projeto residencial promete redefinir o mercado imobiliário de luxo nacional e colocar Lisboa entre as capitais mais caras da Europa.

Dicas

8 coisas em sua casa que secretamente o fazem perder dinheiro

Descubra os vilões do desperdício!