Paulo Caiado

Presidente da APEMIP

Opinião

Casa Yes: o portal de confiança para profissionais e clientes

13 Novembro, 2023 · 16:45

Nos Estados Unidos, no Brasil, em Espanha, em Portugal, determinados portais conquistaram grande notoriedade como espaços de pesquisa de soluções imobiliárias.

O nível de notoriedade conduziu a que, quando os consumidores procuram soluções imobiliárias, consigam nesses portais o conforto de encontrarem parte muito relevante da oferta imobiliária, o que acontece porque as imobiliárias pagam para colocar informação acerca dos “seus” imóveis nesse espaço de pesquisa imobiliária que são os portais.

Exatamente por esse facto, aqueles portais que mais se destacaram em notoriedade e que mais clientes (imobiliárias) têm, são os que veiculam maior número de contactos de pessoas interessadas em imóveis, as famosas leads. Leads que acabam muitas vezes por se converter em clientes, culminando desse modo num dos principais objetivos das imobiliárias.

Acontece que, no âmbito da legítima ambição de crescimento económico dos principais portais, assistimos ao galopar dos preços cobrados, ao alargamento da área de negócios a atividades colaterais do imobiliário, como a intermediação de crédito hipotecário, de seguros, etc., e principalmente à incursão na atividade imobiliária através da cobrança de determinado valor a troco da célebre lead, com a “generosidade” de que o tal valor só será cobrado com a concretização de negócio.


 "Se, por um lado, a ameaça ao modelo de negócio das imobiliárias é grande e real, por outro, a ideia de que, sem aquela lead, determinado imóvel não seria vendido, é um mito que tem de ser corrigido"


Em Portugal, assistimos há alguns anos a algumas tentativas óbvias. Atualmente nos EUA, no Brasil e em alguns países da Europa, são vários os portais que procuram ocupar o espaço comercial das imobiliárias.

Se, por um lado, a ameaça ao modelo de negócio das imobiliárias é grande e real, por outro, a ideia de que, sem aquela lead, determinado imóvel não seria vendido, é um mito que tem de ser corrigido.

Não há uma única casa transacionada em Portugal, nos últimos anos, que tivesse ficado por vender se o contacto da pessoa que a comprou não tivesse à sua disposição determinado portal. A ideia de que sem o portal ideal o interessado não encontraria interlocutor interessado na casa é um absurdo sem fundamento.

Quando a informação acerca de determinado imóvel está disponível na internet, qualquer interessado irá encontrá-la. Seja num portal, seja num motor de pesquisa…num ápice irá encontrá-la. Claro que quando determinado portal conquista grande notoriedade e congrega muitas casas, torna-se num espaço de pesquisa mais confortável e consequentemente num canal de onde partem muito mais leads.

No entanto, nenhuma deixaria ou deixará de chegar pelo facto de não ser por determinado canal. As leads são contactos de pessoas interessadas num determinado imóvel, que têm à sua disposição o “mundo digital” para o procurarem.


"A integração do Casa Yes na mediação imobiliária superou as melhores expectativas. Atualmente temos mais de 100.000 imóveis ativos no nosso portal."


Estes foram os principais aspetos que estiveram na base da decisão da APEMIP querer ter controle num portal imobiliário, onde, tal como nos restantes, o seu conteúdo é gerado por empresas e pelos profissionais da mediação imobiliária que alimentam estas plataformas.

O Casa Yes é o portal ao serviço da mediação imobiliária.

O Casa Yes assegura que todas as empresas presentes subscreveram o código de ética e de boas práticas da APEMIP.

O portal, ao ser “alimentado” com informação da mediação, confere diretamente a todos os utilizadores a garantia de fiabilidade e rigor a que a mediação imobiliária está legalmente obrigada.

A APEMIP, ao ter o seu portal imobiliário, tinha de assegurar as respetivas condições para que este pudesse ser o mais competitivo face àquilo que são as atuais soluções. As suas funcionalidades tecnológicas estão obviamente na linha da frente do que é atualmente conhecido. O atual grande desafio do nosso portal é o dar-se a conhecer, colocar na cabeça das pessoas que a forma mais ágil e segura para consultarem a informação relativa a uma aquisição é no Casa Yes.

A integração do Casa Yes na mediação imobiliária superou as melhores expectativas. Atualmente temos mais de 100.000 imóveis ativos no nosso portal.

É um resultado que nos deixa muito entusiasmados e muito expectantes com o desenvolvimento da notoriedade do nosso portal.

O Casa Yes, no curto prazo, não irá gerar a quantidade de leads geradas por outro portal que com todo o mérito conquistou quantidade significativa de utilizadores.

O Casa Yes no curto, médio e longo prazo, é o portal onde as mediadoras atentas ao futuro da nossa atividade têm de estar presentes. É indispensável olhar para a plataforma Casa Yes enquanto elo aglutinador e de união de todo um setor de atividade.

Destaques Casa Yes

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