Dicas
O segredo das casas saudáveis: 6 plantas para purificar o ar
Outubro 24, 2023 · 4:06 pm
Imagem de Rawpixel.com no Freepik
Todos nós queremos viver num ambiente saudável e revigorante. Há uma solução natural e eficaz para purificar o ar em nossas casas: as plantas.
Normalmente, não pensamos sobre quantos poluentes circulam dentro de casa ou no escritório, associamos a limpeza do espaço e um aroma agradável à sensação de pureza e bem-estar. Contudo nem sempre é assim.
Limpeza e ventilação
Claro que a limpeza e ventilação são fundamentais, mas, por exemplo, muitos dos produtos usados para limpar e perfumar as nossas casas e locais de trabalho adicionam poluentes invisíveis ao ar. Quando abrimos a janela para arejar, sobretudo em ambientes urbanos, não escolhemos as substâncias que entram, nem as que saem.
Todos sabemos que as plantas, independentemente da cor das folhas, contribuem de alguma forma para a melhoria da qualidade do ar, já que absorvem dióxido de carbono e libertam oxigénio.
NASA identificou plantas mais eficazes
No entanto, um importante estudo da NASA, de 1989, descobriu a importância de determinadas plantas localizadas em áreas fechadas na remoção de compostos orgânicos voláteis do ar. Outros estudos, realizados nas últimas décadas, confirmam que certas plantas têm a capacidade notável de remover poluentes e toxinas purificando o ar interior, proporcionando inúmeros benefícios à saúde.
Assim, algumas espécies podem ser mais eficazes do que outras. O tamanho da planta, a ventilação do espaço, a luz recebida serão elementos a contribuir para a quantidade de ar. Se combinar diferentes espécies de plantas pode garantir um ambiente mais saudável.
Diversos problemas de saúde são causados por poluentes domésticos, como detergentes, tintas, materiais de construção ou fumo de tabaco. As pessoas mais frágeis, como crianças e idosos, são os mais vulneráveis aos efeitos da poluição do ar. Alergias, problemas respiratórios, dores de cabeça, tonturas e até condições mais graves podem estar associadas à exposição a estes compostos.
Descubra quais as plantas que podem ajudar a transformar sua casa num oásis de ar fresco e puro.
- Espada de São Jorge (Sansevieria Trifasciata)

Imagem de Freepik
Esta resistente planta, também conhecida como “língua de sogra”, “espada de Santa Bárbara”, “planta-cobra” ou “rabo-de-lagarto”, tem quase tantas propriedades quanto nomes. A Sansevieria trifasciata é conhecida pela sua capacidade de purificar o ar absorvendo compostos como o formaldeído, xileno, benzeno, tricloroetileno e tolueno. Também é excelente no combate a alergénios.
Além de ser de fácil manutenção, tem outra característica particular: liberta oxigénio durante a noite, quando normalmente as plantas libertam dióxido de carbono. Por isso, é ideal para ser colocada nos quartos e melhorar a qualidade do sono.
Contudo, deve ter atenção ao facto desta planta ser considerada tóxica para cães e gatos, pelo que a sua ingestão pelos animais domésticos pode resultar em vómitos e diarreia.
- Lírio-da-paz (Spathiphyllum spp.)

Imagem de Freepik
O Lírio-da-paz é uma planta de interior clássica que não só traz muita beleza a um ambiente, mas tem também propriedades notáveis de limpeza do ar. Estudos demonstram que esta planta é eficaz na remoção de toxinas do ar.
Além dos efeitos purificadores, as suas flores brancas delicadas trazem um toque de elegância a qualquer espaço interior.
- Hera-inglesa (Hedera Helix)

Imagem de Stefan Schweihofer por Pixabay
A Hera-inglesa é uma planta de folhagem exuberante que pode ser facilmente cultivada no exterior como no interior de uma casa. Pode ser usada como trepadeira ou como planta pendente.
Não necessita de muitos cuidados nem de regas sistemáticas. Conhecida por filtrar substâncias perigosas como o formaldeído e benzeno, é uma das melhores opções para quem deseja purificar o ar e reduzir a quantidade de mofo. A hera-inglesa constitui a escolha ideal para casas húmidas e com pouca ventilação, contribuindo para um ambiente mais saudável.
- Dracena (Dracaena spp.)

Foto de Kostiantyn Vierkieiev na Unsplash
Com suas folhas vibrantes e elegantes, a Dracena fica bem em qualquer espaço interior. Diferentes espécies desta planta são eficazes na remoção de poluentes, como o tricloroetileno e o xileno, frequentemente presentes em tintas e solventes.
Além de purificar o ar, a Dracena é conhecida por aumentar os níveis de humidade, o que pode ser benéfico para a saúde respiratória, especialmente durante os meses mais secos do ano. Como é de fácil manutenção, é ideal para jardineiros de primeira viagem.
- Jiboia (Epipremnum aureum)

Foto de Yazid N na Unsplash
A Jiboia, também conhecida como “hera-do-diabo”, é uma planta de crescimento rápido, adequada para iniciantes na jardinagem doméstica. Esta planta tem a capacidade de absorver toxinas como o benzeno, o xileno e o formaldeído do ar interior, melhorando significativamente a qualidade do ar e contribuindo para um ambiente mais saudável e revigorante.
6. Costela-de-adão (Monstera deliciosa):

Imagem de Pvproductions no Freepik
Esta planta pode ser, efetivamente, monstruosa, mas apenas em tamanho! A beleza das folhas exuberantes é deliciosa e faz de qualquer recanto um paraíso tropical.
Marca a tendência na decoração atual e tem, à semelhança das plantas anteriormente enumeradas, o poder de remover toxinas nocivas, como o benzeno e formaldeído presentes em materiais domésticos comuns.
As suas folhas enormes aumentam a superfície para uma filtragem mais eficaz sendo ideais para casa ou para o escritório.
Além dos efeitos purificadores, vai descobrir que estar em contacto com a terra e com as plantas é uma terapia em si mesma. Suje as mãos, encante-se com o crescimento de cada espécie e descubra um hobby saudável para si e para o ambiente de sua casa!