Profissionais
Mercado de arrendamento de luxo em Lisboa abranda crescimento
Janeiro 31, 2025 · 11:41 am
Foto de Zac Gudakov na Unsplash
O mercado de arrendamento de imóveis de luxo em Lisboa continua a crescer, mas a um ritmo mais lento do que nos últimos anos. De acordo com o estudo “Prime Residential World Cities Index“, da Savills, as rendas dos imóveis de gama alta na capital portuguesa subiram 10,5% em 2024.
No entanto, este crescimento representa uma desaceleração significativa face ao aumento de 30% registado em 2023. No segundo semestre de 2024, os valores subiram apenas 2,8%, sinalizando um possível período de estabilização.
O estudo da Savills analisou 30 cidades a nível mundial e concluiu que, apesar da moderação, o mercado global de arrendamento de luxo continua em crescimento. 25 das 30 cidades monitorizadas apresentaram um crescimento do valor das rendas ao longo do ano passado. Em média, as rendas subiram 4,3%, com destaque para o Dubai, que liderou o ranking com um aumento de 23,5%.
Na Europa, cidades como Barcelona, Amesterdão, Madrid e Atenas também registaram aumentos superiores a 5%. A escassez de oferta, aliada a mudanças legislativas em mercados como o holandês, está a impulsionar o valor das rendas de imóveis prime.
Perspetivas para 2025
Para Catarina Alves, Sales Manager da Savills, “Lisboa continua a registar um aumento dos valores de arrendamento dos imóveis de luxo, embora agora a um ritmo mais lento depois do pico registado em 2023. Prevê-se que, em 2025, esta tendência se mantenha no mercado prime, dado que a oferta de imóveis premium se mantém estável e a procura deverá continuar ativa, tanto por parte de clientes nacionais como internacionais”.
Kelcie Sellers, Associate Director da Savills World Research, acrescenta que com as taxas de juro ainda elevadas, “é provável que muitos potenciais compradores continuem a recorrer aos principais mercados de arrendamento. Para 2025, os preços das rendas de gama alta deverão apresentar um ligeiro aumento nas 30 cidades abrangidas pelo índice World Cities, mas este crescimento irá provavelmente manter-se abaixo da média histórica”.
O estudo destaca ainda que a procura por imóveis de luxo em Lisboa continua a ser impulsionada pela qualidade de vida, boas infraestruturas e oferta de serviços de saúde e educação, fatores que mantêm a cidade entre os destinos mais atrativos para viver.