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Marketing imobiliário: tudo o que precisa para crescer em 2025

Dezembro 3, 2024 · 2:20 pm
Imagem de freepik

O mercado imobiliário está em constante transformação, moldado por avanços tecnológicos, mudanças nas condições económicas e nos comportamentos dos compradores.

Num mundo onde o digital domina, o percurso de compra começa, quase sempre, online. Os potenciais compradores investigam, comparam e visitam virtualmente imóveis antes de agendar uma visita física. Mas, como tudo no mundo, estas inovações avançam a diferentes velocidades: há sempre aqueles que preferem os métodos mais tradicionais e estes não devem ser esquecidos.

Por isso, para prosperar em 2025, as agências imobiliárias precisam de adotar estratégias de marketing que operem em múltiplas plataformas, combinem tecnologia e personalização, garantindo que chegam ao público certo, no momento exato, através dos canais adequados e com a mensagem perfeita.

Estar preparado para as mudanças e adotar as melhores práticas de marketing pode ser a diferença entre ser mais um no mercado ou liderá-lo, apostando numa marca pessoal que destaque o seu valor e identidade.

Descubra como fortalecer a sua estratégia com estas dicas de marketing imobiliário adaptadas às últimas tendências.


  1. Domine as ferramentas de Inteligência Artificial (IA)

Se 2024 foi o ano da democratização das ferramentas de IA, 2025 será um ano marcante na sua integração no marketing imobiliário, em múltiplas vertentes.

O objetivo é que os profissionais imobiliários percam menos tempo com tarefas repetitivas, que podem e devem ser automatizadas, enquanto ganham disponibilidade para um atendimento personalizado com maior foco e qualidade. As ferramentas de IA permitem:





    • Analisar dados do mercado com maior precisão.

    • Personalizar as campanhas de marketing com base no comportamento do cliente, adequando conteúdos e ofertas específicas a cada perfil.

    • Automatizar as licitações inteligentes (smart bidding) nas campanhas PPC (Pay per Click): os algoritmos de licitação baseados em IA para o Google Ads ajustam automaticamente as licitações para otimizar o desempenho dos anúncios, garantindo maior eficiência na gestão dos orçamentos de marketing.

    • Automatizar o envio de e-mails personalizados para leads e clientes.




Ao integrar ferramentas de IA, pode poupar tempo e obter insights que otimizam os seus esforços de angariação e venda, aumentando as probabilidades de converter contactos em vendas e melhorando o seu negócio.


  1. Fortaleça a sua presença nas redes sociais

As redes sociais continuam a ser fundamentais para atingir públicos diversificados e têm uma crescente capacidade de segmentação dos destinatários dos anúncios que aí são publicados. Aposte em:





    • Vídeos curtos e dinâmicos, especialmente no Instagram e TikTok, com propriedades ou tendências.

    • Publicações em plataformas como LinkedIn para atrair investidores e parceiros.

    • Criação de comunidades em redes como Facebook, com grupos dedicados a bairros ou regiões específicas.

    • Consolidar a sua marca pessoal e distinguir-se como um especialista com dicas de mercado.

    • Ser criativo com os formatos de anúncio e não ter medo de testar novos modelos.





  1. Atualize o seu website

Ter um site moderno, fácil de navegar e funcional é imprescindível. Cada vez mais, os sites deixam de ser estáticos, ganham dinamismo e proporcionam experiências imersivas, com vídeos de boa qualidade e tours virtuais que permitem aos compradores a conveniência de visitarem os imóveis a partir de qualquer parte do mundo.

A utilização da IA, com experiências interativas, ferramentas de comparação e chatbots em tempo real, vai passar a ser a norma. As grandes tendências são:





    • Otimização para pesquisas de voz (que facilitem a experiência do utilizador que cada vez mais recorre a assistentes digitais, como a Siri).

    • Adaptação do SEO às pesquisas de voz: conteúdos com palavras-chave long-tail e de conversação, por exemplo: “Qual a casa com vista mar mais próxima de mim?”.

    • Chatbots com IA para atendimento permanente e resposta a questões de interessados e agendamentos de visitas poupa muito tempo para leads qualificadas.

    • Experiências personalizadas, como recomendações de imóveis baseadas no histórico de navegação do utilizador.





  1. Destaque experiências de Realidade Virtual e Aumentada

Esta deve ser uma das apostas prioritárias: permita que potenciais compradores explorem as propriedades sem sair de casa. As ferramentas de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) já deixaram de ser conceitos futuristas e tornaram-se parte integrante do setor imobiliário. Estima-se que este mercado continue a crescer, redefinindo o modo como profissionais e compradores interagem com os imóveis.

Estas ferramentas são especialmente úteis para:





    • Clientes internacionais ou à procura de imóveis a longa distância.

    • Promover novos empreendimentos antes de estarem concluídos.

    • A realidade virtual oferece uma experiência imersiva e interativa, permitindo que os compradores à distância explorem propriedades de forma envolvente.

    • A realidade aumentada permite sobrepor elementos virtuais à visão da realidade, ideal para ajudar os clientes a perspetivar e personalizar de acordo com as suas preferências de disposição do espaço, obras, materiais, decoração, acabamentos, etc.





  1. Explore novos canais publicitários

Além dos métodos tradicionais, procure canais inovadores para crescer, chegando a novos públicos e alcançando mais leads. O mundo muda e também a sua comunicação deve ser criativa nas abordagens. Esteja atento às tendências e procure adaptar-se. Experimente:





    • Parcerias com influenciadores locais que falem sobre estilos de vida e habitação.

    • Publicidade no YouTube e podcasts, que ganham cada vez mais relevância.





  1. Crie campanhas emocionais com storytelling

O storytelling continua a conquistar corações e clientes porque mais do que promover uma marca, mostra o impacto desta na vida das pessoas, contando uma história com que as pessoas se identificam. Aposte em histórias que:





    • Destaquem famílias que encontraram a casa dos seus sonhos.

    • Testemunhem de modo positivo os clientes satisfeitos.

    • Mostrem a evolução de um imóvel, desde a construção até à venda.

    • Inspirem os outros pela componente emocional, pela superação, pelos resultados.




Estas narrativas criam ligações emocionais, projetam valores e aumentam o impacto das suas campanhas. Um conteúdo emocionante é mais facilmente recordado por quem o vê.


  1. Aposte em marketing de conteúdo direcionado

Produza conteúdos de qualidade e que respondam às necessidades dos seus clientes. O marketing de conteúdo, aliado a uma estratégia de SEO, aumenta a sua visibilidade e o engajamento, diminuindo a necessidade de publicidade paga.

As imagens belas e cuidadas, sejam boas fotografias ou vídeos bem captados, com um design apelativo, fazem toda a diferença. Os conteúdos fidedignos e sérios são uma mais-valia, sejam artigos, vídeos, newsletters, webinars, workshops.

Aborde temas mais transversais ou específicos, mostre que conhece as prioridades da sua audiência, o que esta pretende saber e afirme-se como especialista no mercado em que atua. Os temas mais procurados vão incluir:





    • Como escolher imóveis sustentáveis (desde a construção à eficiência energética).

    • Alterações legislativas e fiscais com impacto para compradores e investidores.

    • Dicas de decoração e aproveitamento de espaços para o trabalho remoto.

    • Novas modalidades de co-living.

    • Oportunidades de investimento e novas tendências de mercado.

    • Casas inteligentes e novas tecnologias.





  1. Amplie a sua "network"

Participar em eventos profissionais, como convenções, workshops, feiras e conferências do setor não só aumenta o seu conhecimento e reconhecimento, como também cria oportunidades únicas de negócio presentes e futuras.

Escute, aprenda, converse, partilhe. Estes eventos são momentos perfeitos para expandir a sua rede de contactos, ouvir novas ideias e também perceber o que outros estão a fazer.

Inspire-se nos bons exemplos, descarte as opções que não correm bem. Num futuro próximo considere:





    • Envolver-se em eventos internacionais para expandir horizontes.

    • Colaborar com outros agentes ou empresas para partilhar recursos e leads.





  1. Invista na sua comunidade local

Estar presente na sua zona de atuação é uma forma de se distinguir e marcar a diferença. Comece por conquistar o seu mercado local e depois aumente a esfera de ação, se tal fizer sentido. Vale mais ser um grande especialista na sua comunidade do que um grande desconhecido de um amplo território.

Participe em eventos comunitários, patrocine iniciativas locais, faça parte daquilo que move a sua comunidade. Promova o que distingue o seu bairro, a sua terra, a sua área de negócio. O retorno vai valer a pena! Experimente:





    • Criar conteúdos que promovam o comércio e serviços da área onde opera.

    • Patrocinar, envolver-se e participar em eventos desportivos, sociais, recreativos.




Este investimento reforça a sua marca, consolida a confiança dos potenciais clientes e ajuda-o a pertencer, de facto, a uma comunidade.


  1. Não descuide o marketing tradicional

Aposte numa marca pessoal forte acentuando o seu valor e identidade. As estratégias tradicionais ainda têm um lugar importante, mas adapte-as ao digital, sempre que faça sentido:





    • Placas e lonas bem localizadas mantêm a eficácia para angariações.

    • Flyers e cartas personalizadas, enviados a públicos-alvo específicos, têm maior impacto.

    • O e-mail marketing, quando bem segmentado, continua a ser uma ferramenta poderosa.





  1. Prepare-se para o futuro

As agências imobiliárias devem olhar para o blockchain como uma ferramenta para reforçar a transparência e a confiança nas suas campanhas de marketing.

Esta tecnologia permite partilhar dados verificáveis sobre imóveis, como históricos de propriedade ou certificações, de forma segura e eficiente, o que pode ser destacado nas estratégias de comunicação.





    • Confiança: reforçar a segurança nas transações para atrair clientes mais exigentes.

    • Eficiência: simplificar processos com contratos inteligentes, reduzindo burocracias.

    • Diferenciação: destacar-se como inovadora num mercado competitivo atraindo um público mais informado e exigente.




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