Habitação
Mariana cola quadrados amarelos nas ruas para alertar para a crise na habitação
Junho 22, 2023 · 1:50 pm
Imagem da página de Instagram Metro Quadrado
Mariana Quaresma, estudante, cola quadrados amarelos no chão das ruas do Porto. Porquê? A mensagem é concisa: “Isto é um metro quadrado. No Porto custa 2.445€/m2”. O objetivo é claro: alertar para a crise na habitação que faz da procura por casa a preços acessíveis um desafio para muitas pessoas e famílias.
A jovem de 21 anos, natural de Aveiro, estuda e mora em Vila do Conde. Como muitos dos estudantes deslocados, sentiu dificuldade em encontrar casa e isso inspirou-a a criar o Metro Quadrado, o seu projeto final do curso de Design Gráfico, como noticia o Público.
Os quadrados, que medem 1mx1m, são espaço suficiente para uma intervenção ativa no espaço público: já foram avistados na Trindade, Bolhão, Avenida dos Aliados, embora alguns vão desaparecendo. Mariana pretende espalhar outros pela cidade e tirá-los do chão, apoderando-se de outros espaços como cartazes e edifícios devolutos.
“O direito à habitação é um direito humano que não está a ser cumprido”, diz uma das publicações da página do Instagram criada para este projeto que alia design e ativismo. Mariana Quaresma pretende levar o Metro Quadrado a outras cidades que enfrentam problemas habitacionais, como Braga e Lisboa.