Construção

Mais de 53 mil novos apartamentos não avançaram

Fevereiro 2, 2024 · 3:39 pm
Imagem de 12138562O por Pixabay

Dos 128.800 pedidos para licenciamento de novos apartamentos, efetuados entre 2019 e 2023, apenas 59% foram efetivamente licenciados e iniciaram construção. Segundo a Confidencial Imobiliário, num total de mais de 75.550 fogos, 41% ainda não avançaram, ou seja, cerca de 53.200 apartamentos ficaram em suspenso.

Esta oferta de fogos não concretizados quase equivale ao número dos imóveis concluídos no mesmo período e que foram totalmente absorvidos pela procura. Segundo a estimativa da Confidencial Imobiliário, entre 2019 e 2023, foram terminados e vendidos 48.900 novos apartamentos no país.

Estes dados revelam que, nos últimos cinco anos, teria sido possível quase duplicar a nova oferta residencial.

Os dados resultam de uma análise da Confidencial Imobiliário aos dados dos pré-certificados emitidos pela ADENE, que refletem as intenções de investimento da promoção imobiliária, e os dados do licenciamento de habitação do INE-Instituto Nacional de Estatística.

Hiato entre investimento e obra agrava-se

Portanto, é possível concluir que existe um hiato temporal relevante entre as intenções de investimento e a obra efetivamente lançada, que se agrava a cada novo ano, de modo que o rácio entre obras (licenças emitidas) e projetos com pedido de licenciamento (pré-certificados energéticos), reduziu-se de 74%, em 2021, para 53%, em 2023.

Para Ricardo Guimarães, “o congelamento de uma fatia tão importante da oferta planeada reflete, sobretudo, o ciclo de instabilidade dos últimos anos, marcado pela pandemia, a guerra, a inflação, o aumento dos juros e, a nível nacional, o pacote Mais Habitação.”

Resultados semelhantes são apontados pelo inquérito Portuguese Investment Property Survey, realizado pela Confidencial Imobiliário em parceria com a APPII, e cuja mais recente edição revela que a instabilidade e riscos políticos foram os fatores que mais se agravaram e penalizaram o aumento da oferta em 2023.

Turismo

Turismo supera níveis de 2019 e atinge novos máximos

Os alojamentos turísticos registaram 30 milhões de hóspedes e 77,2 milhões de dormidas em 2023.

Turismo

Portugal arrecada prémios nos “óscares” dos filmes de turismo

Descubra os locais que inspiraram estes filmes.

Turismo

Quatro das melhores aldeias turísticas do mundo são portuguesas

Se está a preparar uma escapadinha, não perca a oportunidade de as visitar.

Leia mais

Construção

Reabilitação urbana cresce 2,7% em janeiro

A atividade dos empresários do setor cresceu em janeiro face ao ano anterior.

Decoração

O que nunca fazer em decoração: erros e opções de que te vais arrepender

Como fazer da nossa casa um cenário inspirador!

Créditos

Prestação da casa desce 4 euros para créditos com Euribor a 3 e 6 meses

Redução acontece pelo segundo mês consecutivo.

Construção

Vanguard investe 50 milhões em fábrica de casas em madeira

A nova unidade de produção da fábrica da Kōzōwood Industries terá capacidade para construir estruturas em madeira para três casas por dia.