Habitação
Lisboa e Porto entre as melhores cidades do mundo em 2024
Janeiro 29, 2024 · 2:05 pm
Imagem de Wirestock no Freepik
Lisboa e Porto estão entre as melhores cidades do mundo em 2024, de acordo com uma pesquisa feita pela Time Out Global. O Porto ocupa a 10.ª posição neste ranking, enquanto a capital portuguesa consegue o 13.º lugar.
O que torna uma cidade excelente?
O que define uma ótima cidade? A pergunta é lançada pela revista Time Out que, anualmente, realiza esta pesquisa sobre as melhores cidades do mundo. Para alguns são os bairros movimentados, a boa comida e bebida a preços acessíveis e uma oferta cultural diversificada. Para outros, será a alegria dos seus habitantes, o espírito comunitário, o poder gozar os espaços verdes e a vida ao ar livre.
Recolhendo as opiniões de especialistas, mas também dos residentes locais, a Time Out chegou, então, a esta lista das 50 melhores cidades do mundo, ideais para viver e também para visitar no novo ano.
Nova Iorque lidera lista
O Top 10 das melhores cidades em 2024 traz algumas surpresas. Nova Iorque é considerada a melhor cidade deste ranking, logo seguida por Cidade do Cabo, Berlim, Londres, Madrid, Cidade do México, Liverpool, Tóquio e Roma.
O Porto ocupa o 10.º lugar, sendo destacada a abertura prometida para 2024 do Time Out Market, na Estação de São Bento, projetado pelo arquiteto Souto de Moura. Os editores revista justificam ainda a escolha porque 98% dos residentes consideram a sua cidade bonita e 82% romântica, além desta ser uma cidade que parece brindar à vida. Há hotéis vínicos cheios de estilo, há wine bars para beber um copo e petiscar e caves míticas para explorar.
Por seu lado, Lisboa destaca-se pela beleza única da sua luz, pelos miradouros sobre o Tejo, pelas praias fantásticas mesmo ali ao lado. Em 2024, além das imagens de postal, avisa a Time Out, são também os cartazes dos festivais de verão que convidam a vir dar um pezinho de dança à capital. A reabertura do Centro de Arte Moderna da Gulbenkian e do MUDE – Museu do Design e da Moda – são outras duas boas razões colocar Lisboa na 13.ª posição deste ranking internacional.