Habitação
Lisboa é o 5.º melhor destino a nível mundial para nómadas digitais
Agosto 28, 2024 · 2:38 pm
Imagem de Wirestock no Freepik
Lisboa foi considerado o 5.º melhor destino a nível mundial para os nómadas digitais, em 2024, de acordo com o estudo “Executive Nomad Index” da Savills. O Dubai manteve a liderança, pelo segundo ano consecutivo, tal como a capital portuguesa.
A capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi ocupa agora a segunda posição do ranking, enquanto as cidades perto da praia continuam a ter uma presença forte no Top 10, nomeadamente, Málaga (3.º), Miami (4.º), Lisboa (5.º), Barcelona (6.º), Palma (7.º) e o Algarve ocupa a 9.ª posição.
O estudo, que faz parte do relatório Impacts da Savills, analisa 25 destinos a nível mundial. Todas as localizações avaliadas apresentam um programa de vistos para nómadas digitais (ou equivalente), ou, no caso dos EUA e dos países europeus, fazem parte de um grande bloco económico que permite a livre circulação de pessoas para viver ou trabalhar.
Clima e qualidade de vida valorizados
Entre os elementos comuns aos destinos preferidos encontram-se o clima favorável durante todo o ano, uma elevada qualidade de vida e um mercado estabelecido de imóveis residenciais prime.
Miguel Lacerda, Lisbon Residential Director, da Savills Portugal comenta: “Lisboa manteve-se entre os cinco principais destinos para Nómadas Digitais desde que lançámos o nosso índice em 2022. Isto deve-se, em grande parte, à elevada qualidade de vida que Portugal oferece em comparação com muitos dos seus pares, combinada com fortes desempenhos em todas as outras categorias – embora o aumento das rendas dos imóveis residenciais se esteja a tornar um ponto de pressão. A conectividade, a inovação, um cenário cultural diversificado e um bom clima durante todo o ano são fatores-chave que tornam Lisboa atrativa para os Nómadas Digitais”.
“O Dubai e Abu Dhabi são incrivelmente apelativos para os Nómadas Digitais, porque oferecem tudo o que é necessário para prosperar tanto a nível pessoal como profissional, desde infraestruturas modernas a elevada qualidade de vida”, afirma Andrew Cummings, Head of Residential Agency Middle East da Savills. “Embora estas cidades sejam muito conhecidas pelas suas atrações turísticas e hotéis de luxo, há muito mais no Dubai e em Abu Dhabi. Temos visto um foco real na criação de um ambiente de negócios dinâmico, onde há muitas oportunidades para crescer, construir redes e fazer ligações para a vida”, acrescenta Andrew.