Comprar Casa

Lisboa de porta em porta: explorando as freguesias da capital

Outubro 2, 2023 · 5:21 pm
Imagem de Wirestock no Freepik

Lisboa é a capital de Portugal e está dividida em 24 freguesias, cada uma com as suas peculiaridades e características.  Percorra as ruas da capital e descubra os segredos que se escondem atrás de cada porta.

1. Ajuda

A Ajuda é uma zona tranquila com belas vistas panorâmicas da cidade. Rica em património histórico, é conhecida pelo majestoso Palácio da Ajuda.

Descubra apartamentos à venda na Ajuda!

2. Alcântara

A beira-rio com os antigos armazéns e as docas faz de Alcântara um local com um encanto próprio. A famosa LX Factory, espaço comercial e artístico, é o casamento perfeito entre tradição e modernidade.

Descubra apartamentos à venda em Alcântara!

3. Alvalade

A freguesia de Alvalade inclui o bairro residencial, edificado a partir da década de 50 do século XX, com um ambiente familiar e muito comércio de rua. Destacam-se também os espaços de ensino, como a Cidade Universitária, a Torre do Tombo e a Biblioteca Nacional.

Descubra apartamentos à venda em Alvalade!

4. Areeiro

O Areeiro mistura, com equilíbrio, edifícios modernos e clássicos. O seu núcleo é a Praça do Areeiro, nascida em 1943, então, ainda longe do centro de Lisboa. No cimo da Alameda, destaca-se a Fonte Luminosa que, em 1948, celebrou o abastecimento regular de água à zona oriental da cidade.

Descubra apartamentos à venda no Areeiro!

5. Arroios

O nome “Arroios” evoca os tempos em que este lugar era atravessado por numerosos cursos de água. Atualmente é uma das zonas mais multiculturais de Lisboa. rica em comércio de rua e restaurantes.

Descubra apartamentos à venda em Arroios!

6. Avenidas Novas

A freguesia das Avenidas Novas, uma das zonas mais nobres da cidade, tem áreas residenciais, mas também muitos dos escritórios da cidade. Inclui universidades, embaixadas, museus e duas das maiores salas de espetáculo de Lisboa.

Descubra apartamentos à venda nas Avenidas Novas!

7. Beato

Conhecido pelos seus antigos conventos e indústrias, o Beato está em crescimento e renovação, combinando com estilo o antigo e o moderno.  O ex-libris da freguesia é o Convento do Beato, fundado pela Rainha Dona Leonor, no século XV.

Descubra apartamentos à venda no Beato!

8. Belém

Belém é uma zona rica em história e património. Alguns dos mais emblemáticos monumentos da cidade, como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, ficam aqui. Lar dos famosos Pastéis de Belém, obriga a romarias gulosas.

Descubra apartamentos à venda em Belém!

9. Benfica

Benfica é hoje um bairro predominantemente residencial, com bonitos espaços verdes como o Parque Silva Porto e (dois terços de) o Parque Florestal de Monsanto. É conhecido por ser o berço do Sport Lisboa e Benfica (embora o atual Estádio da Luz fique em S. Domingos de Benfica).

Descubra apartamentos à venda em Benfica!

10. Campo de Ourique

Campo de Ourique é o bairro perfeito para quem procura um ambiente de aldeia na cidade. A vida faz-se em torno do  mercado e na diversidade de comércio local. Charmoso, é ideal para os amantes da gastronomia e tem uma identidade própria que apaixona diferentes gerações.

Descubra apartamentos à venda em Campo de Ourique!

11. Campolide

A construção do monumental Aqueduto das Águas Livres, iniciada no século XVIII, marcou a área urbana de Campolide. Os trabalhadores necessários para edificar o Aqueduto, divididos em “mestres” e “operários”, moldaram a freguesia. Zona residencial com vários pontos de interesse cultural.

Descubra apartamentos à venda em Campolide!

12. Carnide

Localizada no extremo norte de Lisboa, Carnide é uma das maiores freguesias da cidade, em extensão e em população. Apesar de ser uma das mais antigas, só foi integrada no perímetro urbano em 1885. Território de contrastes com um encanto único – entre o velho e o novo, o urbano e o rural.

Descubra apartamentos à venda em Carnide!  

13. Estrela

A Estrela é um bairro tranquilo e com charme aristocrático. A imponente Basílica marca a paisagem. O Jardim da Estrela continua a arrebatar lisboetas e visitantes com o seu verdejante encanto.

Descubra apartamentos à venda na Estrela!

14. Lumiar

O Lumiar é uma zona residencial que conjuga história e tradição. Uma das freguesias mais antigas da cidade, conta com grandes espaços verdes e de lazer familiar como o Parque das Conchas.

Descubra apartamentos à venda no Lumiar!

15. Marvila

Zona de antigas fábricas e bairros operários, Marvila é atualmente uma freguesia em crescimento e renovação. Conhecida pelos seus espaços culturais e artísticos, respira irreverência, nunca esquecendo a sua identidade.

Descubra apartamentos à venda em Marvila!

16. Misericórdia

Zona boémia por excelência, inclui o famoso Bairro Alto e o Cais do Sodré. Repleta de bares, restaurantes e vida noturna. Destacadas figuras da vida cultural e política viveram aqui: Marquês de Pombal, Barbosa do Bocage, Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco.

Descubra apartamentos à venda na Misericórdia!

17. Olivais

A paróquia dos Olivais remonta a 1397, ainda em terras do termo de Lisboa. Se na sua criação ficava nos arrabaldes, hoje é uma área predominantemente residencial famosa pelo seu planeamento urbanístico original. Inclui o Parque dos Olivais – Vale do Silêncio, ideal para lazer.

Descubra apartamentos à venda nos Olivais!

18. Parque das Nações

O Parque das Nações nasceu no espaço que acolheu a Exposição Universal de Lisboa em 1998, sendo hoje a face mais moderna da capital. São 5 km de frente de rio, integralmente requalificada onde antes havia um território industrial em declínio. Alberga diversos espaços de lazer.

Descubra apartamentos à venda no Parque das Nações!

19. Penha de França

Antiga zona de quintas, foi durante muito tempo o local de eleição dos lisboetas para passeios. Com vistas espetaculares da cidade, é uma zona tradicional e tranquila que mantém a sua originalidade.

Descubra apartamento à venda na Penha de França!

20. Santa Clara

Esta freguesia une as antigas Ameixoeira e Charneca e situa-se na antiga zona “saloia”, que abastecia a cidade com suas quintas e campos de cultivo. É uma área tranquila e pouco turística que combina natureza e património.

Descubra apartamentos à venda em Santa Clara!

21. Santa Maria Maior

No coração de Lisboa, Santa Maria Maior inclui 12 antigas freguesias históricas, como a icónica Alfama, o Castelo e a Mouraria. Aqui vive a cidade medieval, das vielas e becos, mas também a Baixa pombalina, das amplas avenidas, totalmente reconstruída depois do terramoto de 1755.

Descubra apartamentos à venda em Santa Maria Maior!

22. Santo António

Zona nobre e central da cidade, inclui a Avenida da Liberdade, o coração do luxo em Lisboa. Caracterizada pela arquitetura elegante e património requintado, esta freguesia é também um polo de animação cultural com salas de espetáculos, teatros e cinemas.

Descubra apartamentos à venda em Santo António!

23. São Domingos de Benfica

Área predominantemente residencial em franco crescimento nas últimas décadas. Nesta freguesia fica o Jardim Zoológico, o Estádio da Luz e o Museu da Música. Combina história e modernidade.

Descubra apartamentos à venda em São Domingos de Benfica!

24. São Vicente

Esta zona histórica deve o seu nome ao padroeiro da cidade, São Vicente, que tem aqui um mosteiro que lhe é dedicado, reconstruído após o terramoto de 1755. No Campo de Santa Clara, realiza-se a Feira da Ladra, com raízes que remontam ao século XIII. A freguesia também é conhecida pelo Panteão Nacional.

Descubra apartamentos à venda em São Vicente!

Passeios

Natal à vista: 10 mercados de Natal imperdíveis

O outono começa neste sábado, mas há quem já só esteja de olhos postos em dezembro a pensar nos mais belos mercados de Natal para visitar!

Passeios

Destinos de sonho para uma escapadinha barata

Portugal oferece destinos surpreendentes para todos os gostos. Descubra três destinos possíveis para fugir, cá dentro.

Profissionais

Rumo ao sucesso: descubra as vantagens de ter uma imobiliária ao seu lado

O processo de compra, venda ou investimento em imóveis pode ser emocionante, mas também complexo. Descubra as vantagens de trabalhar com profissionais imobiliários.

Leia mais

Habitação

Câmara de Lisboa propõe “discriminação positiva” de residentes no acesso à renda acessível

Medida visa beneficiar residentes das freguesias sob maior pressão urbanística.

Dinheiro

Preços das casas em Portugal aumentaram 111% desde 2015

O diretor do FMI para a Europa considera que correção dos preços das casas não será repentina.

Impostos

IRS: o que muda nos novos escalões

O Governo alargou o alívio fiscal até ao 8.º escalão.

Créditos

Sabe quanto pagou de juros no mês passado?

Perceba quanto amortizou no empréstimo da casa.