Turismo
Lisboa considerada a melhor cidade europeia para “escapadinha” económica
Maio 15, 2023 · 3:14 pm
Lisboa - Imagem de Martine Auvray noPixabay
Lisboa é o melhor destino europeu, na relação qualidade-preço, para estadias de curta duração, de acordo com o barómetro anual da Post Office, empresa de serviços postais do Reino Unido, que comparou 35 cidades.
Lisboa supera destinos do leste da Europa
A capital portuguesa superou os tradicionais destinos mais económicos da Europa de Leste e ocupa a primeira posição frente a Vilnius (Lituânia), e a dois anteriores vencedores – Cracóvia (Polónia) e Atenas (Grécia). O Porto ocupa a 6.ª posição da tabela, logo depois de Riga (Letónia).
“Pela primeira vez, em 16 anos de relatórios, Lisboa não é apenas a cidade mais barata da zona euro, mas supera também suas contrapartes do Leste Europeu”, refere o barómetro. Embora os preços tenham aumentado dois por cento face aos verificados no ano passado, a capital portuguesa registou um aumento muito menor do que as outras cidades.
Lisboa mais barata que Vilnius
O custo total de uma escapadinha foi calculado com base em 12 itens habituais em viagem. Estes incluem duas noites de alojamento em estabelecimentos de três estrelas para duas pessoas, passeios turísticos e transportes, jantar, diversas bebidas, entre outros.
Em Lisboa, a estadia de curta duração tem um custo médio de 258,29 euros, pouco abaixo de Vilnius com 258,147 euros. No Porto, esta custa um pouco mais: 373,207 euros.
Amesterdão é a cidade mais cara
Amesterdão e Veneza são as cidades mais caras da Europa, sobretudo devido ao custo dos alojamentos, mas também Paris, Barcelona, e Londres estão também entre as mais dispendiosas para escapadinhas.
De acordo com este ranking, a capital portuguesa é a cidade europeia com alojamentos mais baratos por oposição a Amesterdão, onde estes têm os valores mais elevados. Lisboa é também onde se fazem refeições mais económicas, seguida por Atenas e Porto, que surge na terceira posição neste parâmetro. A cidade europeia em que as refeições são mais caras é Copenhaga (Dinamarca).
O barómetro compara ainda os custos culturais, ou seja, visitas a locais históricos, museus e galerias. Neste item, Lisboa “desaparece” do topo da tabela, dando lugar a Dublin, a que se seguem Zagreb e Lille.