Habitação

Lisboa com aumento de 6,3% nos preços das casas em 2023

Março 14, 2024 · 2:03 pm
Foto de Elisa Michelet na Unsplash

Os preços das casas em Lisboa registaram um aumento de 6,3%, no final de 2023, face ao período homólogo, revela a Confidencial Imobiliário no âmbito do Índice de Preços Residenciais.

O crescimento verificado em 2023 difere pouco do que foi observado em 2022, de 7,1%, ao contrário do verificado no resto do país, em que se registou uma forte travagem na valorização. Os preços de venda das casas em Portugal Continental cresceram 11,8% em 2023, desacelerando 6,9 pontos percentuais comparando com o crescimento de 18,7% verificado no ano anterior.

Área Metropolitana valoriza mais que Lisboa

A constante valorização da capital, com valores idênticos entre 2022 e 2023, evidencia a consistência do comportamento trimestral dos preços. Em 2023, os preços em Lisboa registaram aumentos entre 1,0% e 2,0%, uma tendência confirmada no 4º trimestre, quando a variação em cadeia se posicionou em 1,2%.

O facto de Lisboa sustentar a subida de preços em níveis semelhantes num quadro que, no agregado nacional, é de forte abrandamento, sugere que o ciclo recente de valorização pode estar a esgotar-se. Nos últimos anos, o motor para o crescimento dos preços em Portugal foram os mercados mais baratos, especialmente os das periferias de Lisboa e Porto, os quais, tendo bases de valor baixas, observaram elevados níveis de valorização. Sucede que, em virtude desta trajetória, a margem para subir preços nestes mercados vai sendo progressivamente mais baixa e simultaneamente os concelhos mais caros, como Lisboa e Porto, estão a inverter a curva de desaceleração dos últimos anos”, explica Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário.

Apesar desta tendência, Lisboa terminou 2023 como um dos mercados da Área Metropolitana com menor índice de valorização. De entre os 18 concelhos da região monitorizados no âmbito do Índice de Preços Residenciais, somente a Amadora teve um crescimento menos forte do que Lisboa, registando um crescimento de 5,5% nos preços de venda em 2023. O concelho do Montijo liderou a valorização na região com uma subida de preços de 22,1%.

Em 2023, os preços apurados para a média das transações em Lisboa atingiram os 4.865€/m2, de acordo com o SIR – Sistema de Informação Residencial.

Habitação

Programa E-Lar regressa em dezembro com mais verbas

Reforço no E-Lar vai deixar milhares de famílias do Vale Eficiência sem as obras prometidas.

Habitação

Mais de 45 mil jovens recebem apoio à renda através do Porta 65

Programa regista subida de 32,5% face a 2024 e aumento do valor médio do apoio para 275 euros mensais.

Habitação

Associações unem-se para propor medidas que reforcem o mercado de arrendamento

AICCOPN, ALP, APEMIP, APFIPP e APPII entregaram conjunto de propostas ao Ministério das Infraestruturas e Habitação.

Leia mais

Arquitetura

12 projetos portugueses candidatos ao Prémio Europeu de Arquitetura Contemporânea

Arquitetura nacional soma nomeações ao prestigiado Prémio Mies van der Rohe 2026.

Profissionais

Empreendimento de luxo em Lisboa pode ultrapassar os 25 mil euros por m²

Novo projeto residencial promete redefinir o mercado imobiliário de luxo nacional e colocar Lisboa entre as capitais mais caras da Europa.

Dicas

8 coisas em sua casa que secretamente o fazem perder dinheiro

Descubra os vilões do desperdício!

Construção

Pelo menos 136 edifícios em Gaia e Porto afetados pela linha de alta velocidade

Relatório aponta 109 casas e 27 empresas afetadas pela linha de alta velocidade entre Porto e Oiã.