Construção
Lisboa aprova novo projeto imobiliário na Matinha
Janeiro 9, 2025 · 4:47 pm
Matinha/ Imagem da Vic Properties
A zona da antiga Fábrica de Gás da Matinha, situada na freguesia de Marvila, em Lisboa, prepara-se para receber uma transformação urbana de grande escala. A Câmara Municipal de Lisboa aprovou no final do ano passado a Unidade de Execução da Matinha e o respetivo Contrato de Urbanização, permitindo à VIC Properties dar início a um dos maiores projetos imobiliários do país.
Com um terreno de 30 hectares, este empreendimento irá oferecer cerca de 2 mil novas habitações, 120 mil metros quadrados de espaços verdes, uma nova escola, zonas de lazer, escritórios e espaços comerciais. Além disso, o projeto permitirá criar mais de 3 mil postos de trabalho diretos durante a fase de construção, assegurando um impacto significativo na economia local, anunciou a promotora em comunicado.
Requalificação de zona histórica
Localizada na primeira linha do rio Tejo, entre Marvila e o Parque das Nações, a área esteve abandonada por mais de 25 anos. Este projeto representa não apenas a requalificação de uma antiga zona industrial dos anos 40, mas também a criação de um novo bairro urbano, centrado na sustentabilidade e na proximidade, de acordo com o conceito da “Cidade dos 15 Minutos”.
Uma das intervenções mais esperadas é o viaduto que atravessará a via-férrea, ligando as zonas alta e baixa da freguesia. O presidente da Junta de Freguesia de Marvila, José Videira, em declarações à LUSA, destacou a importância da aprovação, afirmando que “o projeto vai requalificar toda a zona oriental da freguesia” e promover a ligação entre a cidade e o rio.
Habitação acessível e sustentabilidade
Um dos compromissos da VIC Properties é a criação de habitações a preços acessíveis, respondendo às necessidades da população local e incentivando o repovoamento da zona, especialmente por jovens. Segundo José Videira, o promotor tem mostrado “sensibilidade social” ao incluir opções habitacionais mais acessíveis no projeto.
A reabilitação do terreno inclui a descontaminação dos solos, um processo que já teve a sua primeira fase concluída em 2021. A área será transformada numa comunidade energeticamente eficiente, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o urbanismo moderno.
Continuidade do sucesso do Prata Riverside Village
O projeto da Matinha surge como uma extensão natural do Prata Riverside Village, também desenvolvido pela VIC Properties e desenhado pelo arquiteto Renzo Piano. Este último já construiu 830 novas habitações, além do Parque Ribeirinho Oriente, inaugurado em 2020.
João Cabaça, cofundador e CEO da VIC Properties, descreveu o projeto da Matinha como “a maior e mais impactante requalificação urbana feita por capitais privados após a Expo 1998”, destacando o papel da empresa na transformação da zona oriental de Lisboa.
Com um horizonte de conclusão previsto para os próximos sete a oito anos, este megaempreendimento promete redefinir a paisagem urbana da capital, trazendo novos dinamismos à zona oriental e fortalecendo a sua ligação com o rio Tejo.