Habitação
Limite de idade da garantia pública ao crédito pode ser alargada
Maio 22, 2024 · 2:46 pm
Foto de CHUTTERSNAP na Unsplash
A garantia pública para viabilizar a concessão de crédito à habitação pode ser alargada e não ficar restrita a jovens até aos 35 anos, como anunciado inicialmente pelo Governo.
“Está a ser equacionado alargar” a garantia pública “não só aos jovens na compra da primeira casa, mas vermos se é possível alargar a questão etária”, afirmou a secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, em declarações ao ECO.
A garantia pública já não deve avançar este mês e irá viabilizar apenas o financiamento bancário da parte não coberta, ou seja, a entrada, que corresponde a cerca de 10% do valor total do imóvel, exigido como capital próprio pelos bancos.
30 medidas para o setor
Esta iniciativa faz parte da nova estratégia para a habitação, denominada Construir Portugal, contudo, quando foram anunciadas as 30 medidas do novo Governo para o setor da habitação previa-se que a garantia pública cobrisse a totalidade do financiamento.
Com o objetivo apoiar os jovens que não têm capitais próprios para adquirir a sua primeira casa, a garantia pública está a ser trabalhada em conjunto com o setor bancário. Vai estar sujeita a limites de rendimentos dos beneficiários e dos preços dos imóveis.
Créditos
Taxa de juro na habitação em queda há mais de um ano: novo recuo em março
Os juros representaram 55% da prestação média do crédito à habitação em março.