Impostos

Isenção de IMT impede jovens de arrendarem imóvel durante seis anos

Junho 4, 2024 · 10:03 am
Foto de Jason Briscoe na Unsplash

Os jovens até aos 35 anos que usufruam da isenção de imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis (IMT) na compra da primeira casa vão ter restrições na utilização do imóvel. Segundo notícia do Público, quem beneficiar desta isenção, fica impedido de arrendar o imóvel ou de o usar para atividades turísticas durante seis anos, sob pena de perder o benefício fiscal.

A proposta de lei que o Governo vai levar ao Parlamento contempla algumas exceções a este impedimento: no caso de venda da casa, de divórcio, de alteração da composição do agregado familiar ou de mudança do local de trabalho superior a 100 quilómetros. Nas duas últimas situações, o imóvel tem de se manter exclusivamente destinado a habitação para se manter a isenção.

Medida vai ser discutida no Parlamento

O Conselho de Ministros aprovou, no dia 23 de maio, a isenção total de IMT e Imposto do Selo para jovens até aos 35 anos na compra da primeira habitação, entre outras alterações. Até 316 mil euros a isenção é total, nas casas até 633 mil euros é parcial. As habitações acima deste valor “não serão objeto de nenhum benefício. O governo pretende que beneficiem desta medida todos os jovens independentemente dos rendimentos auferidos.

Esta medida terá ainda de ser legislada na Assembleia da República, por ser uma alteração fiscal, mas o Governo pretende que entre em vigor a 01 de agosto.

As novas medidas anunciadas pelo Governo fazem parte do programa “Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação que engloba 30 medidas para dar “resposta imediata” à crise na habitação.

Impostos

Mais-valias: Isenção só se aplica a crédito obtido até outubro de 2023

A Autoridade Tributária clarificou os prazos em que a utilização dos ganhos imobiliários para amortização do crédito está isenta de impostos.

Impostos

Fisco aumenta IMI em 10%

Atualização trienal faz disparar valor da tributação.

Impostos

Mais-valias: mudança por divórcio pode anular isenção

A Autoridade Tributária clarificou situações em que a venda de imóveis está isenta de impostos.

Leia mais

Impostos

Mais-valias: Isenção só se aplica a crédito obtido até outubro de 2023

A Autoridade Tributária clarificou os prazos em que a utilização dos ganhos imobiliários para amortização do crédito está isenta de impostos.

Dinheiro

Portugal lidera subida de preços das casas na UE

Subida homóloga em Portugal foi a mais elevada e quase triplicou a média da UE, no primeiro trimestre do ano, revela o Eurostat.

Habitação

Novo Simplex Urbanístico vai a Conselho de Ministros nas próximas semanas

Alterações pretendem agilizar os processos.

Profissionais

Preços das casas abrandam em maio após meses de subidas expressivas

Número de vendas mantém-se elevado.