Habitação

Isenção de impostos na compra de casa já beneficiou 11.700 jovens

Dezembro 18, 2024 · 11:15 am
Imagem de bugphai no Freepik

A isenção de impostos na compra de primeira habitação já beneficiou 11.700 jovens, segundo os números atualizados esta terça-feira pela ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

A responsável falava no parlamento no âmbito de uma audição regimental sobre temas da juventude, sendo a questão da habitação uma das mais debatidas, especialmente a medida do Governo, em vigor desde agosto, de os jovens beneficiarem de isenção de IMT (imposto sobre imóveis) e de Imposto de Selo na compra da primeira habitação.

Preço médio das casas é de 187 mil euros

Na audição, a ministra recordou os números já antes divulgados de que o preço médio das casas que estão a beneficiar da medida é de 187.000 euros, pelo que não fazem sentido críticas de que a medida é para ricos.

O tema da habitação foi o mais focado na audição, com diversos deputados a criticarem essa e outras medidas, afirmando que não resolvem o problema da falta de habitação.

“O problema não é o IMT, mas é as casas não terem preços comportáveis”, referiu a deputada do Bloco de Esquerda Joana Mortágua, dizendo à ministra: “desafio-a a encontrar uma casa em Lisboa a 200 mil euros”.

A deputada do BE perguntou também quando é que o Governo tem coragem para deixar de subsidiar os “preços criminosos das casas” e tem coragem de limitar esses preços.

Maior parte dos novos 59 mil fogos são reabilitações

Ainda na área da habitação o tema dos 59.000 fogos que serão construídos (o maior investimento de sempre em habitação, segundo o Governo), também levantou polémica, com o deputado socialista Miguel Costa Matos a acusar o Governo de estar a “desfazer o que o PS tinha deixado feito” na área da habitação e que a maior parte dessas casas serão reabilitações.

Margarida Balseiro Lopes foi ouvida na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Deporto e falou de temas ligados aos jovens, recordando o que foi feito até agora pelo Ministério que tutela, que, disse, quer acima de tudo dar condições aos jovens para que não tenham de emigrar.

Recordou a medida do IRS Jovem (“que vai chegar a 400 mil jovens”) e o programa Porta65 Jovem, de apoio ao arrendamento (com reforço de 70%), mas também as iniciativas Cheque Psicólogo e Cheque Nutricionista e a de apoio para produtos menstruais, que estará a funcionar em todo o país na segunda quinzena de janeiro.

A ministra destacou depois a aposta no alojamento para estudantes, refutou acusações de Miguel Costa Matos de falta de condições de alguns desses quartos para estudantes em pousadas, e disse que no próximo ano estarão terminados 64 projetos de alojamento estudantil.

Fonte: Lusa

Impostos

IMT Jovem e Imposto de Selo geraram poupança de 62 milhões de euros

Ministro das Finanças nega que medida tenha levado a um aumento de preços das casas.

Impostos

Rendas fora do AL: isenção de imposto inclui não residentes

A Autoridade Tributária veio clarificar a tributação das casas transferidas para arrendamento habitacional.

Impostos

Arrendar a empresas para habitação: quanto se paga de IRS?

Saiba como são tributados os arrendamentos de casas a empresas para habitação dos seus funcionários.

Leia mais

Habitação

Parlamento aprovou 302 “novas freguesias”

Medida terá de ser promulgada pelo Presidente da República.

Profissionais

Venda de casas dispara no final de 2024

Os preços continuam a crescer, mas registou-se um abrandamento.

Habitação

Taxa de esforço impede acesso de jovens à garantia pública

Os bancos já têm milhares de pedidos de jovens para crédito habitação com garantia do Estado

Habitação

Montenegro afirma que “em princípio” nenhuma casa do PRR será construída com nova lei dos solos

Primeiro-ministro defendeu que legislação está elaborada “para garantir transparência e legalidade”.