Construção

Investimento em construção abranda no 2º trimestre com aumento de 3,3%

Setembro 13, 2023 · 8:10 am
Foto de Josh Olalde na Unsplash

O investimento em construção abrandou, no segundo trimestre deste ano, em termos homólogos, apesar de um aumento de 3,3% face ao trimestre anterior, segundo dados ontem divulgados pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

A entidade, citando informação do Instituto Nacional de Estatística (INE), disse que “relativamente ao investimento em construção, verificou-se um abrandamento, em termos homólogos, apesar do aumento de 3,3% face ao trimestre anterior”.

A associação disse ainda que, quanto ao VAB (valor acrescentado bruto) do ramo da construção, “registou-se um aumento de 0,8%, em termos homólogos, e de 0,4%, face ao primeiro trimestre do ano”.

Licenças emitidas com quebra de 10,4%

A AICCOPN revelou também que, relativamente ao “total de licenças emitidas pelas autarquias, nos primeiros 6 meses de 2023, assiste-se a uma quebra de 10,4%, em termos homólogos, em face de reduções de 11,3% nas licenças emitidas para edifícios habitacionais e de 7,5% nos edifícios não residenciais”.

A associação disse ainda que “no que concerne ao licenciamento de fogos em construções novas verifica-se um ligeiro aumento de 2,9%, em termos homólogos, para um total de 16.461 habitações”.

Já o nível da concessão de novo crédito à habitação pelas instituições financeiras, nos primeiros sete meses do ano “ascendeu a 10.662 milhões de euros, o que corresponde a um acréscimo de 9,7%, face a igual período do ano anterior”, sendo que “o ‘stock’ de crédito às empresas de construção registou, no mês de julho, uma diminuição de 5,3%, em termos homólogos”.

De acordo com a AICCOPN, no mercado das obras públicas, até ao fim de julho de 2023, “observou-se uma manutenção da tendência de crescimento expressivo dos principais indicadores”.

Assim, “o montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidas registou um aumento de 72,4%, em termos homólogos, e o montante dos contratos de empreitadas, celebrados e registados no Portal Base, um acréscimo de 34,7%, em termos de variação homóloga temporalmente comparável”, destacou.

Por fim, segundo a AICCOPN, “o consumo de cimento no mercado nacional, nos primeiros sete meses do ano, totalizou 2,3 milhões de toneladas, o que traduz uma variação nula face ao mesmo período de 2022”.

Fonte: Lusa

Construção

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana recebe inscrições até 7 de março

Na sua XIII edição o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana será atribuído em dez categorias. Acresce o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria "Mestres da Construção".

Construção

Metro do Porto terá nova sede com investimento de 8,5 milhões

A Metro do Porto vai mudar-se para a Boavista, instalando-se num edifício próximo da estação da Casa da Música.

Construção

Lisboa aprova novo projeto imobiliário na Matinha

O projeto imobiliário para os terrenos da antiga Fábrica de Gás recebeu luz verde da Câmara de Lisboa.

Leia mais

Habitação

Parlamento aprovou 302 “novas freguesias”

Medida terá de ser promulgada pelo Presidente da República.

Profissionais

Venda de casas dispara no final de 2024

Os preços continuam a crescer, mas registou-se um abrandamento.

Habitação

Taxa de esforço impede acesso de jovens à garantia pública

Os bancos já têm milhares de pedidos de jovens para crédito habitação com garantia do Estado

Habitação

Montenegro afirma que “em princípio” nenhuma casa do PRR será construída com nova lei dos solos

Primeiro-ministro defendeu que legislação está elaborada “para garantir transparência e legalidade”.