Habitação

Incríveis casas com piscina para aproveitar o sol

Junho 17, 2024 · 4:06 pm
Foto de Xavi Serra na Unsplash

O sonho de ter uma casa com piscina faz parte do imaginário de muitas pessoas. Além da vantagem de ter um espaço exterior, uma propriedade com piscina permite desfrutar de momentos de lazer ao ar livre.

Mergulhos fresquinhos, convívios com amigos e uma vida mais saudável fazem parte da lista de vantagens de quem tem uma piscina, seja numa moradia particular ou num condomínio com piscina partilhada.

Além das diversas vantagens em termos de lazer, saúde e estilo de vida, a piscina valoriza o seu imóvel, seja numa habitação principal ou secundária. No entanto, importa considerar as questões de segurança e os custos de manutenção associados. Quer ajuda para encontrar as melhores casas com piscina? Mergulhe nestas opções!

Vantagens


1. Qualidade de Vida e Lazer

Uma das principais vantagens de ter uma casa com piscina é a melhoria da qualidade de vida. Ter uma piscina privada permite desfrutar de momentos de lazer e relaxamento sem sair de casa. É ideal para famílias, especialmente aquelas com crianças, proporcionando um espaço divertido para brincar, desde que estejam asseguradas as condições de segurança.


  1. Valorização do Imóvel

As casas com piscina tendem a ser mais valorizadas no mercado imobiliário por terem um elemento diferenciador. Não só a propriedade é mais atraente para futuros compradores, aumentando o valor de revenda, como também é uma valorização no caso de a pretender arrendar.

Se o objetivo for rentabilizar o imóvel com um arrendamento sazonal, a piscina é um “plus” muito requisitado para férias em família. Em zonas quentes ou de clima mediterrânico, a procura por casas com piscina é ainda maior, o que pode resultar numa valorização considerável.


  1. Saúde e bem-estar

Ter uma casa com piscina oferece uma excelente oportunidade para praticar exercício físico e adotar um estilo de vida mais saudável. Natação, hidroginástica e outros exercícios aquáticos são ótimos para a saúde cardiovascular, ajudam a tonificar os músculos e são recomendados para pessoas de todas as idades.


  1. Estética e ambiente

Uma piscina bem projetada e com um design bonito pode ser um elemento estético significativo, aumentando apelo visual da propriedade. Pode transformar um jardim simples num espaço elegante e sofisticado, perfeito para receber amigos e familiares, mas também para proporcionar uma sensação de beleza e conforto aos seus moradores.


  1. Piscina partilhada

Um imóvel com piscina partilhada pelo condomínio pode ser o melhor de dois mundos: permite usufruir das vantagens de ter a piscina à porta de casa sem arcar com todos os custos sozinho. Nestes casos, as despesas são partilhadas entre todos os residentes, o que torna o acesso à piscina bem mais económico. Além disso, é a gestão do condomínio que assegura a manutenção, não sendo essa uma preocupação dos moradores.

A única concessão a fazer será em termos de privacidade, mas os vizinhos podem estipular calendários de utilização, se todos estiverem de acordo. Por outro lado, pode ser uma oportunidade de fortalecer laços de convívio e amizade com os vizinhos.

Desvantagens de ter uma piscina
 
1. Manutenção e custos adicionais

Uma das maiores desvantagens de ter uma piscina é o custo e o tempo necessário para a sua manutenção. Limpeza regular, tratamento da água, reparações e cuidados com o equipamento podem resultar em despesas consideráveis. Além disso, é necessário dedicar tempo ou contratar serviços profissionais para garantir que a piscina está sempre em boas condições.


  1. Segurança

A segurança da piscina é uma preocupação fundamental, especialmente para famílias com crianças pequenas. É necessário implementar medidas de segurança, como cercas, alarmes e coberturas de piscina, para prevenir acidentes. Estas medidas também implicam custos adicionais e não dispensam supervisão constante.


  1. Consumo de água e energia

As piscinas consomem uma quantidade significativa de água, o que pode ser um problema, especialmente em regiões sujeitas a restrições de água. Além disso, manter a piscina limpa e, eventualmente, aquecida, filtrar e circular a água exige energia elétrica, o que pode aumentar as despesas.


  1. Utilização sazonal

Em climas mais frios, a utilização da piscina pode ser limitada a apenas alguns meses do ano. Mesmo em regiões mais quentes, as condições meteorológicas adversas podem limitar o seu uso. Nestes casos, a piscina fica sem utilização durante longos períodos, o que pode não justificar o investimento inicial e os custos contínuos para alguns proprietários.

Habitação

Viver onde o mar é puro: casas perto das melhores praias!

Mergulhe nestas águas!

Habitação

Morar em Lisboa e Porto por menos de 200 mil euros

Conheça as melhores oportunidades!

Habitação

Casas baratas a menos de 150 mil euros

Descubra as melhores oportunidades!

Leia mais

Dicas

10 atividades ao ar livre perfeitas para as férias em família

Ideias originais para animar o seu verão!

Turismo

Proveitos totais do alojamento turístico subiram 12,2% até maio

Nos primeiros cinco meses do ano foram registados 11,3 milhões de hóspedes e 27,7 milhões de dormidas em Portugal.

Decoração

Como transformar um imóvel comum numa casa de luxo sem gastar muito

Saiba como criar um ambiente mais sofisticado em sua casa.

Dinheiro

Preço mediano da habitação sobe 5% no 1.º trimestre para 1.644 euros/m2

Os preços de habitação mais elevados são em Lisboa, em Cascais e Oeiras.