Investimento
Imobiliário comercial cresce 42% em 2024
Janeiro 9, 2025 · 3:22 pm
Image by F. Muhammad from Pixabay
O balanço da atividade do mercado imobiliário em 2024 é positivo e transversal a todos os setores, avança a consultora Worx Real Estate, que destaca o mercado de arrendamento de escritórios, com mais de 204.000 m2 colocados em Lisboa. O investimento em imobiliário comercial em Portugal ascendeu aos 2.300 milhões de euros, no ano passado, o que representa um crescimento 42% face a 2023.
Pedro Rutkowski, CEO da WORX, destaca a resiliência e superação do imobiliário, depois de um ano de atividade mais fraca como foi 2023, antecipando que “2025 comece em nota positiva, com o contexto financeiro cada vez mais favorável e uma mão cheia de oportunidades de investimento em Portugal, seja em que setor for”.
Ocupação de Escritórios em Lisboa tem 4.º melhor ano de sempre
O mercado de escritórios de Lisboa registou o quarto melhor ano de sempre, em 2024, com uma ocupação de cerca de 204.400 m², traduzindo-se num aumento de 77% face a 2023.
Para 2025, espera-se um aumento moderado da procura de escritórios, impulsionado por ajustamentos no trabalho remoto e híbrido. Segundo um estudo do BNP Paribas Real Estate, 45% das empresas europeias planeiam reduzir os dias de teletrabalho, contribuindo para a procura de espaços mais flexíveis. Além disso, a conclusão de projetos na Zona Prime e no Centro Histórico deverá elevar as rendas prime.
Maior transação do ano no 4.º trimestre
O 4.º trimestre do ano assinalou a maior transação do ano, com a aquisição do Projeto Athos composto por diversos supermercados e stand alones do grupo Os Mosqueteiros, cujo comprador Leadcrest Capital Partners já adquiriu uma participação de 49% num valor que ronda os €250 milhões.
O setor do retalho agregou, assim, a maior fatia do volume de investimento, somando €1.130 milhões em 2024, quase duplicando os valores de 2023. Já os setores hoteleiro e de escritórios representaram 20% e 15% do total de investimento, respetivamente.
Perspetivas para 2025
A redução das taxas de juro já está a estimular a atividade de investimento e prevê-se uma compressão das yields prime em setores como o residencial e logístico. O setor de escritórios deverá recuperar gradualmente, enquanto novos projetos devem aumentar a atratividade de Portugal como destino de excelência para investidores.
Pedro Rutkowski conclui: “Fechamos 2024 com resultados históricos no setor, e olhamos para 2025 de forma otimista, na expectativa de ver os novos projetos que estão a surgir no mercado. Portugal continua a marcar pontos como destino de excelência para investidores e multinacionais.”