Investimento

Imobiliário comercial cresce 42% em 2024

Janeiro 9, 2025 · 3:22 pm
Image by F. Muhammad from Pixabay

O balanço da atividade do mercado imobiliário em 2024 é positivo e transversal a todos os setores, avança a consultora Worx Real Estate, que destaca o mercado de arrendamento de escritórios, com mais de 204.000 m2 colocados em Lisboa.  O investimento em imobiliário comercial em Portugal ascendeu aos 2.300 milhões de euros, no ano passado, o que representa um crescimento 42% face a 2023.

Pedro Rutkowski, CEO da WORX, destaca a resiliência e superação do imobiliário, depois de um ano de atividade mais fraca como foi 2023, antecipando que “2025 comece em nota positiva, com o contexto financeiro cada vez mais favorável e uma mão cheia de oportunidades de investimento em Portugal, seja em que setor for”.

Ocupação de Escritórios em Lisboa tem 4.º melhor ano de sempre

O mercado de escritórios de Lisboa registou o quarto melhor ano de sempre, em 2024, com uma ocupação de cerca de 204.400 m², traduzindo-se num aumento de 77% face a 2023.

Para 2025, espera-se um aumento moderado da procura de escritórios, impulsionado por ajustamentos no trabalho remoto e híbrido. Segundo um estudo do BNP Paribas Real Estate, 45% das empresas europeias planeiam reduzir os dias de teletrabalho, contribuindo para a procura de espaços mais flexíveis. Além disso, a conclusão de projetos na Zona Prime e no Centro Histórico deverá elevar as rendas prime.

Maior transação do ano no 4.º trimestre

O 4.º trimestre do ano assinalou a maior transação do ano, com a aquisição do Projeto Athos composto por diversos supermercados e stand alones do grupo Os Mosqueteiros, cujo comprador Leadcrest Capital Partners já adquiriu uma participação de 49% num valor que ronda os €250 milhões.

O setor do retalho agregou, assim, a maior fatia do volume de investimento, somando €1.130 milhões em 2024, quase duplicando os valores de 2023. Já os setores hoteleiro e de escritórios representaram 20% e 15% do total de investimento, respetivamente.

Perspetivas para 2025

A redução das taxas de juro já está a estimular a atividade de investimento e prevê-se uma compressão das yields prime em setores como o residencial e logístico. O setor de escritórios deverá recuperar gradualmente, enquanto novos projetos devem aumentar a atratividade de Portugal como destino de excelência para investidores.

Pedro Rutkowski conclui: Fechamos 2024 com resultados históricos no setor, e olhamos para 2025 de forma otimista, na expectativa de ver os novos projetos que estão a surgir no mercado. Portugal continua a marcar pontos como destino de excelência para investidores e multinacionais.”

Impostos

IMT Jovem e Imposto de Selo geraram poupança de 62 milhões de euros

Ministro das Finanças nega que medida tenha levado a um aumento de preços das casas.

Dinheiro

Rendas de habitação com o maior aumento em 30 anos

Pelo nono mês consecutivo, as rendas de habitação em Portugal voltaram a crescer acima dos 7%.

Dinheiro

Preços das casas sobem na UE e Portugal tem 2.º maior aumento

Entre julho e setembro, Portugal teve o segundo maior aumento da União Europeia, revela o Eurostat.

Leia mais

Habitação

Parlamento aprovou 302 “novas freguesias”

Medida terá de ser promulgada pelo Presidente da República.

Profissionais

Venda de casas dispara no final de 2024

Os preços continuam a crescer, mas registou-se um abrandamento.

Habitação

Taxa de esforço impede acesso de jovens à garantia pública

Os bancos já têm milhares de pedidos de jovens para crédito habitação com garantia do Estado

Habitação

Montenegro afirma que “em princípio” nenhuma casa do PRR será construída com nova lei dos solos

Primeiro-ministro defendeu que legislação está elaborada “para garantir transparência e legalidade”.