Habitação
IHRU investe 51,8 ME na construção de 266 casas para arrendamento acessível em Benfica
Abril 12, 2023 · 9:00 am
Fonte: Lusa
O novo complexo habitacional na Quinta da Baldaya, na freguesia lisboeta de Benfica, com 266 casas para arrendamento acessível, vai custar cerca de 51,8 milhões de euros, anunciou o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
Financiamento no âmbito do PRR
“O valor estimado da construção é de 43,579 milhões de euros + IVA, prevendo-se que o investimento total do IHRU nesta operação, financiada no âmbito do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], seja de cerca de 51,8 milhões de euros, incluindo o valor do terreno”, informou o instituto público da habitação, em comunicado.
Em causa está o conjunto habitacional da Quinta da Baldaya, que ficará localizado entre a Estrada de Benfica, a Rua das Garridas e a Rua General Morais Sarmento, em Benfica, nas antigas instalações do Laboratório Nacional de Investigação Veterinária, que tem uma área de 30.287,57 m2.
266 Fogos, comércio e serviços
O projeto prevê “266 fogos para arrendamento acessível”, destinados sobretudo a habitação, mas também a comércio e serviços, indicou o IHRU. “Serão construídos edifícios com uma superfície de pavimento máxima de 32.290 m2, (26.336,0 m2 habitacionais distribuídos por 266 fogos e 6.584,0 m2 para comércio/serviços), a que acrescerão pisos enterrados para estacionamento e arrecadações”, apontou.
O IHRU realçou que a construção deste empreendimento, que observará as disposições do regime da habitação a custos controlados, “permitirá o aumento da oferta de arrendamento acessível”.
Concurso de conceção
Neste âmbito, o IHRU lançou um concurso de conceção, em que foram apresentados 29 trabalhos, o que resultou na atribuição de prémios a oito, num montante global de 35 mil euros. O vencedor do concurso foi o projeto apresentado pela empresa Paulo David – Arquiteto, Lda., com coordenação do arquiteto Paulo David Abreu Andrade, que ficou em 1.º lugar e arrecadou um prémio de 8.000 euros.
Segundo o IHRU, este concurso conta com a assessoria da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos e com a colaboração do município de Lisboa. Toda a informação relativa ao concurso, inclusive os relatórios do júri, pode ser consultada aqui.
Habitação
Câmara de Lisboa reinicia processo de alteração do Plano de Pormenor das Amoreiras
Alteração ao plano prevê construção de habitação acessível.