Gastronomia

Ideias deliciosas para reaproveitar sobras de Natal

Dezembro 20, 2023 · 7:30 am
Imagem de Freepik

Todos adoramos o festim do Natal, as mesas fartas, cheias de iguarias, mas rara é família que acerta na dose e não passa os dias seguintes sem saber o que fazer a tantas sobras.

Se é uma daquelas pessoas que detesta comer duas refeições seguidas iguais, deixamos-lhe algumas ideias deliciosas para dar uma segunda vida aos pratos tradicionais de Natal.

As 1001 vidas do bacalhau

Manda a tradição nacional que, na noite de Consoada, seja servido o Bacalhau Cozido com Todos. É certo que muitas famílias vão ajustando as tradições à sua medida e fazem outros pratos deste peixe, ou não houvesse mil e uma maneiras de o confecionar.

A “Roupa Velha” é uma excelente forma de usar as sobras do bacalhau da consoada dando-lhe uma nova vida, no dia seguinte. Mas há outras possibilidades: o Bacalhau à Gomes de Sá não desilude e permite o aproveitamento tanto do peixe como das batatas, só exige mais cebola, ovos cozidos, umas ervas aromáticas e azeitonas para polvilhar.

Mais surpreendente será um aromático Arroz de Bacalhau ao qual até pode juntar a couve partida ou o grão já cozido. Se quiser optar por esta receita, reserve a água de cozedura do bacalhau da véspera para o caldo do arroz. Vai merecer um lugar no Olimpo dos pratos de bacalhau!

Ideias deliciosas para reciclar sobras de Natal: bacalhau
Imagem de photosforyou por Pixabay

O polvo é quem mais ordena

Algumas zonas do país resistem à supremacia do bacalhau nas mesas da consoada. No Minho e Trás-os-Montes, sobretudo na zona raiana, é o polvo que ocupa o prato principal, devido à proximidade da Galiza, capital mundial do polvo.

Tradicionalmente, come-se cozido com batata e couve, regado com molho de azeite quente, antes da Missa do Galo. O que sobra serve de almoço no dia de Natal. Um bom polvo não precisa de mais, apenas de ser saboreado. Ainda assim, se tem sobras e o quiser reinventar, arrisque umas fantásticas pataniscas de polvo ou uma salada sempre fresca.

Ideias deliciosas para reciclar sobras de Natal
Foto de Pasha gulian na Unsplash

A magia de um peru reinventado

Um estaladiço e suculento peru e recheado tem lugar marcado na mesa dos portugueses no almoço de Natal. O problema vem depois, o apetite nunca é bastante para acabar com a ave. Se o peru acabado de fazer é bom, reaquecido perde qualidades, muitas vezes fica seco e sem graça.

Uma excelente solução para aproveitar os restos do assado de Natal é uma Empada de Peru. Vai gostar tanto desta sugestão que, daqui para a frente, vai comprar perus maiores só para poder aproveitar as sobras. Desfie a carne e salteie-a num refogado com cebola. Pode dar asas à imaginação e acrescentar cogumelos, uma parte do recheio, frutos secos e um pequeno cálice de vinho do Porto para aromatizar.

Para aveludar o recheio da empada, junte molho béchamel. Pode fazer a empada com massa quebrada ou folhada, consoante a preferência, usando uma “folha” na base e outra para tapar.

Tanto o molho béchamel como a massa fresca podem ser preparados em casa ou comprados antecipadamente, de acordo com a paciência e mestria culinária. Para a empada ficar mais bonita e dourada, pincele-a com gema de ovo antes de a levar ao forno.

Se quiser simplificar, mas com enorme requinte, faça umas sanduíches de peru e Queijo da Serra. Escolha umas belas fatias de pão, se estiver a ficar duro, humedeça-o ligeiramente e torre-o. Barre generosamente o pão com o Queijo da Serra, ou outro amanteigado que sirva o propósito, use a carne já lascada e, se precisar de um verde para frescura, ponha alface ou rúcula. Prepare os maxilares e as papilas gustativas, porque assim vai valer a pena aproveitar as sobras!

Ideias deliciosas para reciclar sobras de Natal
Imagem de Timolina no Freepik

Batatas vencedoras

Às vezes as sobras de Natal não são um prato inteiro, mas apenas um acompanhamento. No caso de ter batatas a sobrar, lembre-se das amigas tortilhas que só precisam de uma cebola e de uns pimentos para brilharem misturando os ovos.

Se, por outro lado, tem muita batata e pouco bacalhau, porque não se aventura nuns pastéis de bacalhau?

Outra possibilidade, é a sempre vencedora salada de batata e até a pode aligeirar numa versão mais saudável feita com iogurte. Se a frescura da salada não o convence, vá pelos pratos quentes: acrescente às batatas uns legumes salteados e leve ao forno com um queijo ralado ou lascado para gratinarem.

Ideias deliciosas para reciclar sobras de Natal
Imagem de Freepik

Pão doce, pão salgado, nunca desperdiçado

Felizmente, a gastronomia portuguesa está repleta de ideias de aproveitamento de sobras. Temos as sopas de pão, as açordas, as migas; receitas para reutilização do pão duro com quantos acompanhamentos permita a imaginação. Se a broa estiver em excesso, é o pretexto indicado para fazer umas migas de broa com couve e feijão.

Também em matéria de doces não faltam possibilidades. Entre rabanadas e mexidos, nenhuma fatia de pão será desperdiçada!

reaproveitar sobras de natal: pão
Imagem de -Rita-👩‍🍳 und 📷 mit ❤ por Pixabay

Estas são apenas algumas das inúmeras ideias para aproveitar as sobras de comida. Para evitar que se estrague, divida o que resta de cada refeição com a família e convidados. Ofereça doces aos vizinhos, partilhe-os com alguém que esteja a trabalhar durante as festas. A comida também é uma forma de amor e esse não pode ser desperdiçado!

Dicas

Os melhores vídeos dos nossos animais de estimação

Gargalhadas e disparates: no Dia dos Animais de Estimação, mime o seu!

Decoração

Devo investir em “home staging” antes de colocar um imóvel à venda?

Os números não enganam: saiba o que dizem as estatísticas!

Decoração

As vantagens de vender ou arrendar uma casa já mobilada

A solução conveniente para inquilinos é estratégia vencedora para proprietários.

Leia mais

Gastronomia

Restaurantes portugueses recebem novas estrelas Michelin

O Antiqvvm, no Porto, passou a ter duas estrelas e quatro novos restaurantes receberam a distinção.

Dinheiro

O que vai acontecer aos preços de casas em 2024?

As perspetivas para este ano são avançadas pela consultora Worx Real Estate.

Arrendar Casa

Arrendamento de luxo continua a crescer em Lisboa, Porto e Cascais

O arrendamento de luxo abranda a nível global, porém continua a crescer nestas três cidades portuguesas.

Habitação

Moradias para comprar até 145 mil euros

Descubra excelentes oportunidades!