Gastronomia
Ideias deliciosas para reaproveitar sobras de Natal
Dezembro 20, 2023 · 7:30 am
Imagem de Freepik
Todos adoramos o festim do Natal, as mesas fartas, cheias de iguarias, mas rara é família que acerta na dose e não passa os dias seguintes sem saber o que fazer a tantas sobras.
Se é uma daquelas pessoas que detesta comer duas refeições seguidas iguais, deixamos-lhe algumas ideias deliciosas para dar uma segunda vida aos pratos tradicionais de Natal.
As 1001 vidas do bacalhau
Manda a tradição nacional que, na noite de Consoada, seja servido o Bacalhau Cozido com Todos. É certo que muitas famílias vão ajustando as tradições à sua medida e fazem outros pratos deste peixe, ou não houvesse mil e uma maneiras de o confecionar.
A “Roupa Velha” é uma excelente forma de usar as sobras do bacalhau da consoada dando-lhe uma nova vida, no dia seguinte. Mas há outras possibilidades: o Bacalhau à Gomes de Sá não desilude e permite o aproveitamento tanto do peixe como das batatas, só exige mais cebola, ovos cozidos, umas ervas aromáticas e azeitonas para polvilhar.
Mais surpreendente será um aromático Arroz de Bacalhau ao qual até pode juntar a couve partida ou o grão já cozido. Se quiser optar por esta receita, reserve a água de cozedura do bacalhau da véspera para o caldo do arroz. Vai merecer um lugar no Olimpo dos pratos de bacalhau!
O polvo é quem mais ordena
Algumas zonas do país resistem à supremacia do bacalhau nas mesas da consoada. No Minho e Trás-os-Montes, sobretudo na zona raiana, é o polvo que ocupa o prato principal, devido à proximidade da Galiza, capital mundial do polvo.
Tradicionalmente, come-se cozido com batata e couve, regado com molho de azeite quente, antes da Missa do Galo. O que sobra serve de almoço no dia de Natal. Um bom polvo não precisa de mais, apenas de ser saboreado. Ainda assim, se tem sobras e o quiser reinventar, arrisque umas fantásticas pataniscas de polvo ou uma salada sempre fresca.
A magia de um peru reinventado
Um estaladiço e suculento peru e recheado tem lugar marcado na mesa dos portugueses no almoço de Natal. O problema vem depois, o apetite nunca é bastante para acabar com a ave. Se o peru acabado de fazer é bom, reaquecido perde qualidades, muitas vezes fica seco e sem graça.
Uma excelente solução para aproveitar os restos do assado de Natal é uma Empada de Peru. Vai gostar tanto desta sugestão que, daqui para a frente, vai comprar perus maiores só para poder aproveitar as sobras. Desfie a carne e salteie-a num refogado com cebola. Pode dar asas à imaginação e acrescentar cogumelos, uma parte do recheio, frutos secos e um pequeno cálice de vinho do Porto para aromatizar.
Para aveludar o recheio da empada, junte molho béchamel. Pode fazer a empada com massa quebrada ou folhada, consoante a preferência, usando uma “folha” na base e outra para tapar.
Tanto o molho béchamel como a massa fresca podem ser preparados em casa ou comprados antecipadamente, de acordo com a paciência e mestria culinária. Para a empada ficar mais bonita e dourada, pincele-a com gema de ovo antes de a levar ao forno.
Se quiser simplificar, mas com enorme requinte, faça umas sanduíches de peru e Queijo da Serra. Escolha umas belas fatias de pão, se estiver a ficar duro, humedeça-o ligeiramente e torre-o. Barre generosamente o pão com o Queijo da Serra, ou outro amanteigado que sirva o propósito, use a carne já lascada e, se precisar de um verde para frescura, ponha alface ou rúcula. Prepare os maxilares e as papilas gustativas, porque assim vai valer a pena aproveitar as sobras!
Batatas vencedoras
Às vezes as sobras de Natal não são um prato inteiro, mas apenas um acompanhamento. No caso de ter batatas a sobrar, lembre-se das amigas tortilhas que só precisam de uma cebola e de uns pimentos para brilharem misturando os ovos.
Se, por outro lado, tem muita batata e pouco bacalhau, porque não se aventura nuns pastéis de bacalhau?
Outra possibilidade, é a sempre vencedora salada de batata e até a pode aligeirar numa versão mais saudável feita com iogurte. Se a frescura da salada não o convence, vá pelos pratos quentes: acrescente às batatas uns legumes salteados e leve ao forno com um queijo ralado ou lascado para gratinarem.
Pão doce, pão salgado, nunca desperdiçado
Felizmente, a gastronomia portuguesa está repleta de ideias de aproveitamento de sobras. Temos as sopas de pão, as açordas, as migas; receitas para reutilização do pão duro com quantos acompanhamentos permita a imaginação. Se a broa estiver em excesso, é o pretexto indicado para fazer umas migas de broa com couve e feijão.
Também em matéria de doces não faltam possibilidades. Entre rabanadas e mexidos, nenhuma fatia de pão será desperdiçada!
Estas são apenas algumas das inúmeras ideias para aproveitar as sobras de comida. Para evitar que se estrague, divida o que resta de cada refeição com a família e convidados. Ofereça doces aos vizinhos, partilhe-os com alguém que esteja a trabalhar durante as festas. A comida também é uma forma de amor e esse não pode ser desperdiçado!