Habitação

Governo assina os primeiros 83 protocolos com municípios para construção de habitação

Junho 11, 2024 · 9:44 am
Imagem de Pixabay

O ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, assinam, entre esta terça e quarta-feira, 83 termos de responsabilidade com vários municípios para a reabilitação e construção de habitação acessível.

Até 20 de junho, noticia o Público, serão assinados protocolos com todos as autarquias cujos projetos de construção aguardam aprovação pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). Em causa está reabilitação e construção de 2871 fogos, no valor de 328 milhões de euros, em 83 concelhos, cinco no Algarve, 14 no Centro, 24 no Alentejo e 40 no Norte.

De acordo com Miguel Pinto Luz, em declarações ao jornal, esta foi “a solução encontrada” pelo executivo, e acordada com os municípios e com Bruxelas, para desbloquear as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “O risco era Portugal perder parte das verbas do PRR” para habitação, explicou o ministro, dado que as habitações devem estar concluídas até junho de 2026. O objetivo é que o Estado construa até esta data 26.000 fogos.

No total, o PRR prevê um investimento de 1,8 mil milhões de euros em habitação. Com este termo de responsabilidade, as câmaras podem concretizar e lançar os concursos, enquanto o IHRU vai fiscalizando os projetos simultaneamente.

IHRU sem capacidade de resposta atempada

A falta de habitação no país levou a que o volume de candidaturas dos municípios ao PRR fosse tão grande que o IHRU não teve meios para dar resposta atempada, o que provocou atrasos nos processos. O ministro descarta responsabilidades por parte do instituto.

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) começou por rejeitar esta solução, mas acabou por chegar a acordo com o Governo e concordou com a assinatura dos protocolos. Em declarações à Lusa, a presidente da ANMP, Luísa Salgueiro, salientou que a ANMP “não se opõe” ao texto do termo de responsabilidade proposto pelo Governo, mas alertou para as regras e obrigações associadas a quem o venha a assinar, remetendo para os autarcas a avaliação das condições de cada candidatura.

A solução encontrada para aplicar todas as verbas do PRR para habitação faz parte do programa Construir Portugal, aprovado em Conselho de Ministros a 27 de maio. O decreto que cria estes termos de responsabilidade foi publicado em Diário da República na última sexta-feira.

Impostos

Valor de casas isentas no IMT Jovem sobe para 324 mil euros

Proposta de Orçamento de Estado para 2025 prevê atualização de 2,3% dos escalões de IMT.

Impostos

Jovens sem acesso a isenção de IMT se forem donos de imóvel em ruína

Autoridade Tributária e Aduaneira entende que proprietários não podem usufruir do benefício.

Habitação

Estes são os países onde os preços das casas mais aumentaram!

Portugal entre os 20 países com maiores aumentos.

Leia mais

Habitação

OE2025: Conheça as medidas propostas para a Habitação

A proposta de Orçamento de Estado para 2025 foi ontem apresentada no Parlamento.

Habitação

OE2025: Governo esclarece que não vai descongelar as rendas antigas

Executivo não pretende alterar o regime em vigor.

Dinheiro

Rendas continuam a aumentar: mais 7,2% em setembro

Valor médio de todos os contratos de arrendamento continua a crescer.

Impostos

Valor de casas isentas no IMT Jovem sobe para 324 mil euros

Proposta de Orçamento de Estado para 2025 prevê atualização de 2,3% dos escalões de IMT.