Habitação

Governo aprova garantia pública para apoiar jovens na compra de casa

Maio 24, 2024 · 8:56 am
Foto de Freguesia de Estrela na Unsplash

O Governo aprovou ontem um mecanismo de garantia pública para a concessão de crédito a jovens até aos 35 anos, até 15% do valor de aquisição, com o limite de valor de 450 mil euros. A medida tem por objetivo apoiar os jovens na compra da primeira casa.

A medida foi apresentada pelo Primeiro-ministro, Luís Montenegro, no final de um Conselho de Ministros, realizado em Braga, inteiramente dedicado à juventude. O Governo pretende que esta medida seja regulamentada num prazo de 60 dias, através de uma portaria, e possa entrar em vigor a partir de dia 1 de agosto.

A garantia destina-se a jovens entre os 18 e 35 anos, com rendimentos até ao 8.º escalão do IRS, ou seja, até 81.199 euros de rendimento coletável anual, o que corresponde a um salário de 5.799 euros mensais.

Valor máximo de transação até 450 mil euros

A medida tem como limite um valor máximo de transação de 450 mil euros, estando a garantia limitada a 15% deste valor. Ou seja, no limite, a garantia pública cobre até 67,5 mil euros. Na prática, os jovens até aos 35 anos não necessitam de ter dinheiro para pagar a entrada na compra da primeira casa.

Além dos limites associados à idade, valor da transação, escalão de rendimento, o acesso a esta garantia pública exige ainda que os jovens tenham domicílio fiscal em Portugal, não podem ser proprietários de imóveis ou ter já beneficiado de garantias públicas.

A garantia pública vai ser concedida às instituições de crédito que financiem a totalidade do preço da transação da primeira casa para habitação própria e permanente de jovens até aos 35 anos. Recorde-se que, segundo as regras atualmente em vigor, os bancos estão impedidos de conceder crédito à habitação num valor correspondente à totalidade do imóvel, não podendo ir além dos 90%.

O programa do Governo da coligação AD contemplava a criação de uma garantia pública para viabilizar o financiamento bancário da totalidade do preço da aquisição da primeira casa por jovens.

Impostos

Valor de casas isentas no IMT Jovem sobe para 324 mil euros

Proposta de Orçamento de Estado para 2025 prevê atualização de 2,3% dos escalões de IMT.

Impostos

Jovens sem acesso a isenção de IMT se forem donos de imóvel em ruína

Autoridade Tributária e Aduaneira entende que proprietários não podem usufruir do benefício.

Habitação

Estes são os países onde os preços das casas mais aumentaram!

Portugal entre os 20 países com maiores aumentos.

Leia mais

Habitação

OE2025: Conheça as medidas propostas para a Habitação

A proposta de Orçamento de Estado para 2025 foi ontem apresentada no Parlamento.

Habitação

OE2025: Governo esclarece que não vai descongelar as rendas antigas

Executivo não pretende alterar o regime em vigor.

Dinheiro

Rendas continuam a aumentar: mais 7,2% em setembro

Valor médio de todos os contratos de arrendamento continua a crescer.

Impostos

Valor de casas isentas no IMT Jovem sobe para 324 mil euros

Proposta de Orçamento de Estado para 2025 prevê atualização de 2,3% dos escalões de IMT.