Construção

Governo aprova diploma que reforma e simplifica licenciamentos

Outubro 20, 2023 · 8:54 am
Foto de Ricardo Resende na Unsplash

O Governo aprovou ontem, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que procede à reforma e simplificação de licenciamentos, no âmbito do programa Mais Habitação, adiantou, em comunicado.

Segundo a nota, o executivo deu luz verde, no seguimento da publicação da autorização legislativa aprovada pela Assembleia da República, no âmbito do programa Mais Habitação, ao “decreto-lei que procede à reforma e simplificação dos licenciamentos no âmbito do urbanismo, ordenamento do território e indústria”.

Simplificação quer reduzir custos e prazos

O diploma enquadra-se “na segunda fase do processo de simplificação de procedimentos administrativos e de reforma de licenciamentos e está incluído no Plano de Recuperação e Resiliência e no Programa Simplex, surgindo na sequência da aprovação do Simplex Ambiente”, destacou.

De acordo com o Governo, a “simplificação dos licenciamentos no âmbito do urbanismo e ordenamento do território pretende contribuir não só para a simplificação de procedimentos para as empresas”, mas também para “a promoção do crescimento, do investimento e do emprego” e “no setor da habitação, para reduzir o tempo e os custos para a construção de novas habitações”.

O comunicado do Conselho de Ministros destacou ainda que a “simplificação dos licenciamentos no âmbito da indústria pretende contribuir para a redução dos encargos administrativos e dos custos de contexto, agilizando a atividade das empresas”.

“Medida Simplex” do urbanismo

A proposta do Governo que reforma e simplifica os licenciamentos relacionados com a habitação foi aprovada, na generalidade, no parlamento, em maio, com os votos a favor do PS, a abstenção de PSD e IL e contra dos restantes partidos.

No debate sobre as duas propostas de lei do Governo para combater a crise na habitação e os 13 diplomas da oposição, o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, vincou que “dar resposta aos desafios da habitação” passa também por esta “medida Simplex”, que pretende simplificar, uniformizar e desburocratizar os licenciamentos.

O Governo propõe eliminar licenças, autorizações, atos e procedimentos “dispensáveis ou redundantes” em matéria de urbanismo, ordenamento do território e indústria, deixando a porta aberta para futuramente adotar medidas também para os setores da agricultura e do comércio, serviços e turismo.

Fonte: Lusa

Impostos

Fez obras antes de vender? Pode pagar menos imposto!

Isenção de mais-valias na venda de segunda habitação para amortizar crédito termina no final do mês.

Habitação

Mercado residencial do Porto regista forte crescimento nas vendas e na nova promoção

Porto abranda subida de preços para 7,8%, mas cresce 19,0% nas vendas de casas.

Impostos

Quase 60 municípios prolongaram isenção do IMI por mais 2 anos

Saiba se o seu concelho integra esta lista!

Leia mais

Cinco anos depois: O que mudou desde que ficámos em casa?

O que aprendemos com pandemia.

Empresas

Impresa avalia a possibilidade de vender edifício do grupo em Paço de Arcos

Impresa registou prejuízos de 66,2 ME em 2024.

Habitação

Matosinhos já tem em construção as 512 habitações financiadas pelo PRR

Os novos conjuntos habitacionais são financiados ao abrigo do Programa 1.º Direito.

Habitação

Inquilinos vão poder registar contratos de arrendamento nas finanças

Saiba a partir de quando o pode fazer.