Habitação
Gondomar vai investir 182 milhões em habitação
Julho 26, 2023 · 11:10 am
Fotografia retirada do site da Câmara Municipal de Gondomar.
A Estratégia Local de Habitação da Câmara de Gondomar vai permitir dar resposta a 1.488 agregados familiares identificados com carências habitacionais. Neste sentido, a Câmara prevê um investimento superior a 182 milhões de euros, dos quais mais de 130 milhões são afetos às intervenções de iniciativa Municipal e os restantes 51 milhões destinam-se às intervenções a promover pelas Entidades Beneficiárias, de acordo com nota publicada na página oficial da autarquia.
No âmbito da sua Estratégia Local de Habitação, o município lançou uma oferta pública para aquisição de 292 imóveis/frações, de forma a responder às carências habitacionais das famílias em situação de carência habitacional, residentes no concelho de Gondomar. Numa primeira fase, o município vai adquirir 292 casas privadas por cerca de 43 milhões de euros.
A Câmara de Gondomar pretende adquirir 40 imóveis (já construídas e/ou prontas a habitar) localizados na União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, na União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, na Freguesia de Rio Tinto e na Freguesia de Baguim do Monte; mais 10 imóveis localizados na União das Freguesias de Foz do Sousa e Covelo, na União das Freguesias de Melres e Medas e na Freguesia da Lomba.
O município prevê também adquirir 30 imóveis já construídos ou a carecer de beneficiação localizados na União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, na União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, na Freguesia de Rio Tinto e na Freguesia de Baguim do Monte; mais 20 imóveis localizados na União das Freguesias de Foz do Sousa e Covelo, na União das Freguesias de Melres e Medas e na Freguesia da Lomba.
A autarquia prevê ainda adquirir 167 imóveis em construção ou a construir na União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, na União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, na Freguesia de Rio Tinto e na Freguesia de Baguim do Monte; mais 25 imóveis na União das Freguesias de Foz do Sousa e Covelo, na União das Freguesias de Melres e Medas e na Freguesia da Lomba.
Fonte: Vida Imobiliária