Gastronomia

Gastronomia portuguesa é das melhores do mundo

Dezembro 13, 2023 · 5:08 pm
Imagem deFreepik

A plataforma “Taste Atlas” voltou a aquecer os ânimos nas redes sociais ao publicar a lista das 100 melhores gastronomias do mundo elaborada anualmente com base nas pontuações atribuídas pelos utilizadores.

Portugal arrecadou uma saborosa 4.º posição, entre 100 países. Itália conseguiu o primeiro lugar desta competição, seguindo-se o Japão e a Grécia. A China ocupa a 5.º posição.

A gastronomia dos nossos vizinhos espanhóis conquistou a 9.ª posição da lista, enquanto a reputada cozinha francesa se ficou por um insonso 8.º lugar. O Brasil alcançou a 12.ª posição.

Fonte: Taste Atlas
Melhores gastronomias do mundo
Foto de sorin popa na Unsplash

Os desvalorizados e o menos votado

Naturalmente, os gostos divergem e este tipo de ranking traz sempre alguns amargos de boca a utilizadores que acreditam que os destinos do mundo se decidem numa página de internet. Deste modo, muitos são os comentários de protesto aos poucos destacados lugares ocupados pela gastronomia tailandesa (17.º), mexicana (7.º) e peruana (10.º).

Em sentido inverso, muitos dos seguidores da plataforma contestam a alta posição no ranking de gastronomias como a americana (16.ª) e a inglesa (39.ª), menos ricas quando comparadas com outras cozinhas. No final da lista das melhores 100 gastronomias do mundo está o Gana.

Imagem de Freepik

Os melhores pratos do mundo

A Taste Atlas divulgou também os 100 melhores pratos do mundo e, neste ranking, há duas iguarias portuguesas. O primeiro lugar foi conseguido pela Picanha brasileira. As deliciosas Amêijoas à Bulhão Pato ficaram na 12.ª posição e a Carne de Porco à alentejana na 25.ª.

No campeonato dos queijos, o nosso Queijo da Serra ficou no 5.º lugar da lista liderada pelo italiano Parmigiano Reggiano.

Fonte: Taste Atlas
Gastronomia portuguesa é das melhores do mundo
Foto de WikiSleep App na Unsplash

Gastronomia portuguesa distinguida

O mês de novembro já tinha sido auspicioso em matéria de reconhecimento internacional não só à gastronomia portuguesa, mas também aos seus chefs.

Os prémios La Liste, baseados na compilação de centenas de guias e milhões de avaliações online, distinguiram nove restaurantes nacionais e elegeram Portugal como “New destination Champion”, que distingue “uma cidade, região ou país em plena expansão gastronómica, que em breve será um destino obrigatório”.

Por seu turno, os Best Chef Awards distinguiram os 100 melhores chefs de 2023. José Avillez, responsável pelo Belcanto (com duas estrelas Michelin) e pelo Encanto (uma estrela), subiu da 80.ª posição, que ocupava no ano passado, para o 33.º lugar. João Oliveira, chef do Vista (uma estrela Michelin), em Portimão, é um estreante nesta lista, entrando para a 100.ª posição. O austríaco Hans Neuner, do Ocean (duas estrelas), em Porches, também no Algarve, está 71.º lugar.

Dicas

Os melhores vídeos dos nossos animais de estimação

Gargalhadas e disparates: no Dia dos Animais de Estimação, mime o seu!

Decoração

Devo investir em “home staging” antes de colocar um imóvel à venda?

Os números não enganam: saiba o que dizem as estatísticas!

Decoração

As vantagens de vender ou arrendar uma casa já mobilada

A solução conveniente para inquilinos é estratégia vencedora para proprietários.

Leia mais

Gastronomia

Restaurantes portugueses recebem novas estrelas Michelin

O Antiqvvm, no Porto, passou a ter duas estrelas e quatro novos restaurantes receberam a distinção.

Dinheiro

O que vai acontecer aos preços de casas em 2024?

As perspetivas para este ano são avançadas pela consultora Worx Real Estate.

Arrendar Casa

Arrendamento de luxo continua a crescer em Lisboa, Porto e Cascais

O arrendamento de luxo abranda a nível global, porém continua a crescer nestas três cidades portuguesas.

Habitação

Moradias para comprar até 145 mil euros

Descubra excelentes oportunidades!