Habitação

Garantia pública para compra de casa por jovens terá limites de rendimentos e preço

Maio 14, 2024 · 11:06 am
Imagem de Mrsiraphol no Freepik

A garantia pública para viabilizar o crédito à habitação de jovens vai ficar sujeita a limites de rendimentos dos beneficiários e dos preços dos imóveis. A iniciativa faz parte da nova estratégia para a habitação, denominada Construir Portugal, e foi apresentada na sexta-feira pelo Governo.

Com o objetivo apoiar os jovens que não têm capitais próprios para adquirir a sua primeira casa, a garantia pública está a ser trabalhada em conjunto com o setor bancário. Esta e outras medidas destinadas aos jovens vão ser objeto de um Conselho de Ministros extraordinário dedicado ao tema, a realizar no prazo de 15 dias, avançou o ministro da Habitação, Miguel Pinto Luz em declarações à Lusa, remetendo para esse momento o detalhe das políticas anunciadas.

Porta 65 vai ter novas regras

Apesar de não se conhecer o alcance deste anúncio, por exemplo, se destina à totalidade do preço de aquisição, é de prever que a garantia pública esteja sujeita a limitações como as outras medidas como as isenções fiscais.

De acordo com o que já fora comunicado aquando da divulgação do Programa do Governo, a isenção de imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis (IMT) e de imposto de selo para a compra da primeira habitação pelos jovens até aos 35 anos está limitada a casas de valor até ao quarto escalão de IMT, ou seja, até 316.772 euros).

O Conselho de Ministros extraordinário irá aprovar ainda as alterações ao Porta 65, já que o Governo pretende pôr fim a exclusões “em função de limites de rendas” e alterar as condições de candidatura. O Governo quer que os jovens possam candidatar-se ao apoio antes de assinarem contratos de arrendamento.

“É nosso objetivo colocar a habitação como o quarto pilar absolutamente essencial na construção deste estado social que garante equidade e acessibilidade social”, salientou Miguel Pinto Luz afirmando que o Governo quer “parar o êxodo” dos jovens.

Profissionais

Lei que impede negócios de imóveis suspensa até 2025

Normas que impedem a realização de registos em sete concelhos do país ficam suspensas até janeiro de 2025.

Profissionais

Parceria entre CasaYes.pt e “players” do setor promete revolução na procura de casa

União sem precedentes dos "players" do setor imobiliário anunciada no SIL.

Investimento

Portugal entre os países europeus mais atrativos para investimento em hotelaria

Inquérito da CBRE avalia o interesse de investimento em ativos hoteleiros e os mercados preferidos para 2024.

Leia mais

Dinheiro

Rendas das casas subiram 7,1% em abril

No mês de abril, todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas das rendas de habitação, de acordo com o INE.

Habitação

As 30 medidas do Governo para a Habitação

O Governo anunciou a Nova Estratégia para a Habitação.

Profissionais

Lei que impede negócios de imóveis suspensa até 2025

Normas que impedem a realização de registos em sete concelhos do país ficam suspensas até janeiro de 2025.

Habitação

Governo vai anunciar medidas para a Habitação “nos próximos dias”

Depois do chumbo no parlamento das propostas da IL e Chega, Governo garante que as mudanças estão para breve.