Habitação

Garantia pública para compra de casa por jovens terá limites de rendimentos e preço

Maio 14, 2024 · 11:06 am
Imagem de Mrsiraphol no Freepik

A garantia pública para viabilizar o crédito à habitação de jovens vai ficar sujeita a limites de rendimentos dos beneficiários e dos preços dos imóveis. A iniciativa faz parte da nova estratégia para a habitação, denominada Construir Portugal, e foi apresentada na sexta-feira pelo Governo.

Com o objetivo apoiar os jovens que não têm capitais próprios para adquirir a sua primeira casa, a garantia pública está a ser trabalhada em conjunto com o setor bancário. Esta e outras medidas destinadas aos jovens vão ser objeto de um Conselho de Ministros extraordinário dedicado ao tema, a realizar no prazo de 15 dias, avançou o ministro da Habitação, Miguel Pinto Luz em declarações à Lusa, remetendo para esse momento o detalhe das políticas anunciadas.

Porta 65 vai ter novas regras

Apesar de não se conhecer o alcance deste anúncio, por exemplo, se destina à totalidade do preço de aquisição, é de prever que a garantia pública esteja sujeita a limitações como as outras medidas como as isenções fiscais.

De acordo com o que já fora comunicado aquando da divulgação do Programa do Governo, a isenção de imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis (IMT) e de imposto de selo para a compra da primeira habitação pelos jovens até aos 35 anos está limitada a casas de valor até ao quarto escalão de IMT, ou seja, até 316.772 euros).

O Conselho de Ministros extraordinário irá aprovar ainda as alterações ao Porta 65, já que o Governo pretende pôr fim a exclusões “em função de limites de rendas” e alterar as condições de candidatura. O Governo quer que os jovens possam candidatar-se ao apoio antes de assinarem contratos de arrendamento.

“É nosso objetivo colocar a habitação como o quarto pilar absolutamente essencial na construção deste estado social que garante equidade e acessibilidade social”, salientou Miguel Pinto Luz afirmando que o Governo quer “parar o êxodo” dos jovens.

Impostos

Valor de casas isentas no IMT Jovem sobe para 324 mil euros

Proposta de Orçamento de Estado para 2025 prevê atualização de 2,3% dos escalões de IMT.

Impostos

Jovens sem acesso a isenção de IMT se forem donos de imóvel em ruína

Autoridade Tributária e Aduaneira entende que proprietários não podem usufruir do benefício.

Habitação

Estes são os países onde os preços das casas mais aumentaram!

Portugal entre os 20 países com maiores aumentos.

Leia mais

Habitação

OE2025: Conheça as medidas propostas para a Habitação

A proposta de Orçamento de Estado para 2025 foi ontem apresentada no Parlamento.

Habitação

OE2025: Governo esclarece que não vai descongelar as rendas antigas

Executivo não pretende alterar o regime em vigor.

Dinheiro

Rendas continuam a aumentar: mais 7,2% em setembro

Valor médio de todos os contratos de arrendamento continua a crescer.

Impostos

Valor de casas isentas no IMT Jovem sobe para 324 mil euros

Proposta de Orçamento de Estado para 2025 prevê atualização de 2,3% dos escalões de IMT.