Decoração

Devo investir em “home staging” antes de colocar um imóvel à venda?

Fevereiro 8, 2024 · 5:04 pm
Home Staging by @Staging Factory

O home staging é um instrumento fundamental no marketing imobiliário: valoriza o imóvel, destaca as suas vantagens competitivas e torna-o mais atrativo aos olhos dos potenciais clientes.

Seduzir o comprador

Apesar de parecer muito racional, a tomada de decisão da compra de uma casa tem uma carga emocional enorme. Em 90% dos casos, a tomada de decisão da compra de uma casa é emocional e faz-se por impulso.

Geralmente é nos primeiros 90 segundos que o comprador toma a sua decisão. Só numa segunda fase irá arranjar os argumentos racionais que sustentam a sua decisão. Por isso é que é fundamental conquistar o coração do visitante. E é aqui que entra o home staging.

Faz sentido investir em home staging antes de colocar um imóvel à venda?
Antes e Depois/ Home Staging by @Staging Factory

Desejar o conforto

O home staging é uma técnica de valorização imobiliária que visa criar o ambiente ideal para receber o potencial comprador revelando todo o potencial do imóvel. Não se trata apenas de mobilar e decorar o espaço. Trata-se sim de destacar e focar a atenção do potencial comprador nos seus trunfos e tirar protagonismo aos aspetos menos bons.

O objetivo é otimizar o espaço útil do imóvel e fazer o visitante sentir-se em casa criando automaticamente um vínculo emocional com o espaço. Criar um ambiente convidativo, acolhedor, funcional e cativante que leve os potenciais compradores a desejarem viver naquele conforto.

Decoração: investir em Home Staging
Antes e Depois/ Home Staging by @Staging Factory

Fazer pequenas grandes mudanças

Por vezes, trata-se de pequenas mudanças, como reorganizar o mobiliário no espaço, alterar a paleta de cores ou trabalhar a iluminação. O importante é chamar a atenção do potencial comprador e levá-lo num primeiro momento a querer visitar o espaço. Depois é fazê-lo sentir-se em casa e fazê-lo sonhar com a sua nova vida.

Estes passos são suficientes para aumentar a quantidade de ofertas de compra e, nesse sentido, maximizar o valor e encurtar o tempo de venda. Para melhor entender o impacto do home staging, vamos dar a conhecer as últimas estatísticas da National Association of Realtors (NAR).

Antes e Depois/ Home Staging @Staging Factory

Estatísticas de Home Staging

De acordo com o 2023 Profile of Home Staging da National Association of Realtors (NAR), 20% dos compradores aumentaram sua oferta entre 1% a 5% porque a casa tinha sido alvo de uma intervenção de home staging.

O home staging beneficia quer compradores quer vendedores. Ajuda os compradores a visualizarem uma casa bem desenhada, organizada e decorada e permite aos vendedores ganhar mais dinheiro na medida em que acelera o processo de venda.



  • A maioria dos agentes imobiliários (81%) afirmou que o home staging facilitou a visualização do imóvel aos compradores como futura casa;



  • Para os compradores, a sala de estar é identificada como a assoalhada mais importante quando se trata de home staging;

  • Mais da metade (58%) dos agentes afirmaram que o home staging teve um impacto positivo na visão da maioria dos compradores sobre a casa.


Home staging: estatística sobre Efeito na visão do comprador sobre a casa
Efeito na visão do comprador sobre a casa



  • 40% dos compradores estavam mais dispostos a visitar uma casa após a intervenção de home staging;

  • Para 20% dos agentes, o home staging resultou num aumento do valor da casa entre 1% a 5%;

  • 34% dos agentes afirmaram que o home staging afeta positivamente o valor da casa quando cria um ambiente que se enquadre nos gostos dos visitantes;

  • Segundo um relatório de 2019, 29% dos compradores consideram que o home staging é importante para o processo de pesquisa;

  • As gerações mais jovens consideram o home staging extremamente ou muito importante (48% dos compradores da Geração Z e 40% dos compradores millennials);

  • 48% dos agentes vendedores notaram uma redução no tempo em que a casa está no mercado após intervenção do home staging.


O impacto do home staging na visualização das casas

ROI do Home Staging

O investimento em home staging valoriza a casa aos olhos do comprador que se sente disposto a dar um valor superior pelo mesmo espaço. O home staging é um investimento que proporciona um retorno positivo sobre o investimento (ROI).



  • Cerca de 75% dos vendedores obtém um ROI de 5% a 15% sobre o preço solicitado quando optam por fazer home staging profissional antes de colocar os imóveis à venda;

  • Investir 1,3% em home staging resulta em média num retorno acima do preço pedido de 7,1%, de acordo com uma pesquisa de 2021;

  • Em média, o home staging ajuda a aumentar o preço de venda até 20% com base num relatório de 2022;

  • Os vendedores que optaram por não realizar home staging nos seus imóveis tiveram uma redução média no preço do imóvel de 5 a 20 vezes maior do que o investimento que teriam feito em home staging.


Ou seja, o investimento em home staging é fundamental para revelar ao comprador todo o potencial de um imóvel, para atrair mais e melhores compradores, estimular ofertas mais altas e acelerar as vendas dos imóveis.

Antes e Depois/ Home Staging by @Staging Factory

Autoria: Catarina Diniz – Head of Business & Strategy da Staging Factory

Dicas

4 razões fantásticas para se mudar para… Braga!

E ainda uma curiosidade…

Decoração

Como o “Home staging” está a mudar a venda de imóveis

EUA, Europa e Brasil: estratégias para valorização imobiliária.

Decoração

O segredo para vender casas mais rápido e melhor

Descubra como um imóvel no mercado há 3 anos foi vendido em apenas 2 meses.

Leia mais

Habitação

Bancos querem financiar mais habitação mas faltam políticas que fomentem oferta

Para a Banca, o Estado falhou em criar políticas públicas capazes de antecipar o problema da falta de habitação.

Habitação

Apoio à renda chega a cada vez menos inquilinos

Em janeiro, o número de beneficiários deste apoio baixou para 145.870.

Comprar Casa

O que significa “propriedade horizontal”, “fração autónoma” e “fração comum”?

Descubra as diferenças e tome decisões informadas!

Habitação

PRR: Municípios metropolitanos de Lisboa entregaram mais de 4.700 casas

AML tem luz verde para construir ou reabilitar cerca de 10.500 casas.