Habitação
ESTAMO faz parceria com imobiliárias para dinamizar programa “Mais Habitação”
Julho 18, 2023 · 8:24 am
Imagem de Lifeforstock no Freepik
A ESTAMO, empresa que gere o património imobiliário do Estado, estabeleceu parcerias com mediadoras imobiliárias para ajudar na execução do programa “Mais Habitação” que visa ajudar as famílias com dificuldades em aceder a arrendamento. RE/MAX e Century 21 aceitaram o desafio e vão assinar os protocolos de cooperação com a ESTAMO ainda esta semana.
Numa primeira fase, o papel da mediadoras centrou-se em ajudar no estudo do projeto e, numa segunda fase, em curso, em trabalhar no sentido de “encontrar proprietários” que estejam interessados em apresentar a sua candidatura, explica a consultora imobiliária em comunicado.
Sobre a medida “Arrendar para subarrendar”, que faz parte do programa “Mais Habitação”, visa “encontrar proprietários que arrendem ao Estado os seus imóveis” que, por sua vez, serão subarrendados, a um preço inferior (taxa de esforço máxima de 35%) a famílias “com dificuldades em aceder ao arrendamento” e que apresentem as suas candidaturas.
A diferença desse valor vai ser o investimento do Estado no programa, sendo que os contratos de arrendamento deverão, em regra, ter a duração de cinco anos e não podem ser inferiores a três anos.