Passeios

Entre as cidades mais acolhedoras da Europa, há uma portuguesa. Sabe qual?

Outubro 14, 2024 · 2:20 pm
Imagem de marymarkevich no Freepik

Sentir-se bem-vindo numa cidade estranha é uma das melhores sensações que se pode ter durante uma viagem. Para além dos pontos turísticos, monumentos e paisagens, é a hospitalidade local que muitas vezes faz com que um lugar se destaque dos demais e conquiste os viajantes. É verdade que adoramos exotismo e surpresas, mas também gostamos de nos sentir um bocadinho em casa, quando estamos longe da nossa.

A revista Condé Nast Traveller, especializada em viagens de luxo, pediu aos seus leitores que votassem nas cidades europeias mais acolhedoras e os resultados podem ser surpreendentes. Entre as dez cidades europeias mais votadas, há uma cidade portuguesa que não poderia faltar!  Conheça a lista das 10 cidades mais acolhedoras da Europa, segundo os resultados dos Readers’ Choice Awards 2024.

10. Nápoles, Itália (Pontuação: 87,81)

Conhecida mundialmente pela pizza, Nápoles é uma cidade rica em cultura, onde a hospitalidade dos seus habitantes é tão calorosa quanto o clima local, diz a Condé Nast Traveller. O verdadeiro encanto de Nápoles está em passear pelas suas ruas estreitas do centro histórico, Património Mundial da UNESCO, e sentir o pulsar de uma cidade com mais de dois mil anos de história. Aqui, a cultura e a gastronomia encontram-se num cenário dominado pelo imponente Monte Vesúvio.

Nápoles: as 10 cidades mais acolhedoras da Europa
Imagem de Orna por Pixabay

9. Milão, Itália (Pontuação: 88,00)

Milão, a capital da moda, é também um dos destinos mais acolhedores de Itália, segundo a escolha dos leitores da revista de viagens. Mais do que um centro de cultura e negócios, a cidade é conhecida pela sua vibrante vida social e pela forma como recebe visitantes. Entre as atrações principais está a Catedral, uma das mais belas do mundo, além de Milão ser o local ideal para quem gosta de convívio e boa comida.

Entre as 10 cidades mais acolhedoras da Europa, há uma portuguesa. Sabe qual?
Imagem de Vwalakte no Freepik

8. Lisboa, Portugal (Pontuação: 88,38)

Os portugueses valorizam a família, destaca a Condé Nast Traveller, e talvez por isso recebam tão bem os viajantes. Portugal é famoso pela hospitalidade e Lisboa não é exceção: os visitantes são recebidos como se fizessem parte da família e os lisboetas adoram partilhar a sua cultura. A revista recomenda um passeio no icónico elétrico 28 e ouvir fado num dos bairros históricos da capital. Lisboa oferece uma experiência autêntica, onde a tradição e a modernidade se encontram, sendo um dos destinos favoritos na Europa.

As cidades mais acolhedoras da Europa: 10 destinos imperdíveis para se sentir em casa
Imagem de Wirestock no Freepik

7. Copenhaga, Dinamarca (Pontuação: 89,36)

Copenhaga é frequentemente considerada uma das cidades mais felizes do mundo e a felicidade transparece na forma como os seus habitantes recebem quem a visita. Segundo os leitores da Condé Nast Traveller, o espírito comunitário é forte na capital dinamarquesa, onde as pessoas se reúnem para jantares comunitários e gostam de partilhar as melhores dicas com os visitantes. Ao caminhar pelas ruas coloridas do bairro de Nyhavn ou pelos jardins reais, o ambiente de convívio e alegria é contagiante, diz a revista.

As cidades mais acolhedoras da Europa: Copenhaga
Foto de Line Kjær na Unsplash

6. Palma de Maiorca, Espanha (Pontuação: 89,52)

A cidade de Palma, em Maiorca, é conhecida pelo seu ritmo tranquilo e atmosfera acolhedora. Apesar de ser um destino insular famoso pelas praias, Palma tem muito mais para oferecer, incluindo a herança história e a arquitetura impressionante. Os habitantes locais, sempre prontos para partilhar a sua cultura, fazem com que qualquer visitante se sinta rapidamente em casa.

As cidades mais hospitaleiras
Imagem de Nicole Pankalla por Pixabay

5. Berlim, Alemanha (Pontuação: 89,71)

Berlim é uma cidade de contrastes, onde a história pesada do século XX convive com uma vibrante e diversificada vida moderna. Os berlinenses são conhecidos pela sua mentalidade aberta e espírito livre, o que faz da cidade um local inclusivo e acolhedor, consideram os leitores da Condé Nast Traveller. Para além dos marcos históricos, Berlim é também o centro da cena artística e noturna europeia, com uma comunidade que celebra a diversidade e a liberdade.

As cidades mais hospitaleiras
Imagem de Nikolaus Bader por Pixabay

4. Viena, Áustria (Pontuação: 89,73)

Viena combina charme e elegância, com uma hospitalidade que faz jus ao conceito de “Gemütlichkeit”, que significa calor e conforto. A cidade exala uma atmosfera romântica, com palácios deslumbrantes e uma herança musical inigualável, onde a música de Mozart e Beethoven ecoa pelas suas ruas. Os vienenses têm orgulho em partilhar este legado com os visitantes, tornando cada experiência na cidade memorável, considera a Condé Nast Traveller.

Entre as 10 cidades mais acolhedoras da Europa, há uma portuguesa. Sabe qual?
Foto de Rosy Ko na Unsplash

3. Valência, Espanha (Pontuação: 91,00)

Apesar de ser menos conhecida do que outras cidades espanholas, Valência é um dos destinos mais acolhedores da Europa, segundo esta lista. Conhecida pela sua ligação à natureza, com espaços verdes e a icónica Albufera, Valência é um paraíso para quem aprecia a simplicidade de uma vida ligada à terra. Aqui, os visitantes são convidados a saborear a tradicional paella e a explorar as maravilhas naturais que circundam a cidade.

As cidades mais acolhedoras da Europa: Valência
Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/reflexo-da-paisagem-urbana-no-mar-a-noite-256150/

2. Budapeste, Hungria (Pontuação: 91,88)

Conhecida como a “Cidade dos Spas”, Budapeste atrai visitantes pelas suas águas termais e pela calorosa receção dos seus habitantes. Os locais orgulham-se das suas paisagens deslumbrantes, como o Castelo de Buda e a icónica Ponte das Correntes, e têm prazer em partilhar a sua cultura com os visitantes. Seja relaxando nos banhos termais ou explorando a bela arquitetura, Budapeste é uma cidade que conquista pela simpatia.

Foto de Dan Novac na Unsplash

1. Estocolmo, Suécia (Pontuação: 94,07)

No topo da lista, Estocolmo é considerada a cidade mais acolhedora da Europa pelos leitores da Condé Nast Traveller. Os suecos são conhecidos pela sua mente aberta e simpatia, refletidas na famosa tradição do “fika”, uma pausa para o café que é muito mais sobre convívio do que sobre a bebida em si. A cidade, espalhada por 14 ilhas, combina um cenário dinâmico com um ambiente caloroso e pulsa de espírito e criatividade.

destinos acolhedores
Foto de Dan Novac na Unsplash
Habitação

Lisboa e Porto entre as melhores cidades do mundo em 2024

Descubra em que posição estão as cidades portuguesas entre as 50 melhores em 2024.

Habitação

Braga entre as 10 cidades europeias com melhor qualidade de vida

Lisboa e Braga são consideradas das melhores cidades da Europa para imigrantes.

Habitação

Quais as melhores cidades do mundo para se viver?

Conheça os locais com melhor qualidade de vida e descubra a posição das principais cidades portuguesas.

Leia mais

10 coisas que só podemos fazer em liberdade

E que já foram proibidas em Portugal!

Habitação

Lisboa aprova nova edição de Subsídio Municipal ao Arrendamento Acessível

Conheça o calendário e condições de acesso.

Habitação

Preço das casas com maior valorização trimestral desde 2007

Os valores de venda de habitações registaram a maior subida em quase 20 anos.

Construção

Portugal com maior subida da produção na construção na UE em fevereiro

O crescimento foi de 2,9% face ao período homólogo, segundo dados divulgados pelo Eurostat.