Passeios
É portuguesa e a mais bonita do mundo! Adivinha o que é?
Setembro 1, 2023 · 4:23 pm
Imagem de Dmitri Zotov na Unsplash
A mais bonita livraria do mundo é portuguesa e, decerto, ninguém hesitará em pronunciar o seu nome: Lello! A Livraria Lello, no Porto, já não é uma novata nestas andanças dos concursos de beleza, mas, ao contrário de outros certames, este valoriza o encanto que só o passar dos anos traz.
A promotora da iniciativa, a plataforma 1000 Libraries, divulgou os resultados da votação esta quarta-feira. Foram quinze as livrarias finalistas do concurso internacional em que participaram 200 mil internautas a nível mundial. A Livraria Lello recebeu o título de ‘A Livraria Mais Bonita do Mundo’, seguida da Shakespeare & Company (Paris, França) e da Dujiangyan Zhongshug (Dujiangyan, China), em segundo e terceiro lugar, respetivamente.
As mais belas bibliotecas do mundo
A concurso estiveram também as bibliotecas mais bonitas do mundo, tendo o Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, sido escolhido para o pódio das três mais belas a nível mundial, o que significa uma dupla premiação para a língua portuguesa. Em primeiro lugar, nesta categoria, ficou a Biblioteca do Trinity College, em Dublin, e na segunda posição a Biblioteca da Assembleia Nacional de França.
Devido ao seu valor cultural e patrimonial, a Livraria Lello já recebeu diversos títulos ao longo dos últimos anos. Em 2008, foi escolhida pelo jornal The Guardian como a mais bela e, três anos depois, o aclamado guia da Lonely Planets descreveu-a como uma das melhores do mundo, considerando-a “uma pérola de arte nova”. Para a revista Time está entre as livrarias mais interessantes do mundo, enquanto a CNN e a National Geographic a categorizam, de igual modo, como a mais bonita do planeta.
Todavia, o único título que esta livraria não recebeu foi talvez o que mais visitantes angariou. Durante anos, os fãs de Harry Potter acorreram à Lello acreditando que J.K. Rowling, a autora da célebre saga de livros juvenis, aqui se inspirara para a descrição da escadaria da escola de feitiçaria de Hogwarts. A escritora acabou por negar alguma vez ter entrado na Lello, durante os anos em que viveu no Porto, mas tal não retira nenhuma da magia deste lugar.
A Livraria Lello é um Monumento de Interesse Público desde 2013 e aguarda reclassificação como Monumento Nacional pela Direção-Geral do Património Cultural.