Dicas

Doidos por Casas: 10 filmes imperdíveis sobre casas

Agosto 8, 2023 · 7:00 am
Image by Freepik

No Casa Yes somos doidos por casas! Adoramos todas as casas! Das pequenas e aconchegantes às grandes e sofisticadas! Com potencial para remodelar e prontas a habitar, no campo ou na cidade, com vista de mar ou de serra. Gostamos de moradias e de apartamentos, do rés-do-chão e da cobertura, dos práticos estúdios aos arejados T4: tudo nos cai bem.

Somos tão doidos por casas que, até em momentos de lazer, gostamos de ficar enroscados no sofá a ver filmes sobre… exatamente, adivinhou: casas!

Se quiser partilhar connosco esta adoração, descubra dez filmes em que as casas também são parte do elenco.

Sozinho em Casa (Home Alone), de Chris Columbus, 1990






Imagem do filme Sozinho em Casa

Doidos por Casas: 10 filmes imperdíveis sobre casas

1. Sozinho em Casa (Home Alone), de Chris Columbus, 1990

“Sozinho em Casa” é uma comédia realizada por Chris Columbus e escrita por John Hughes que, apesar do orçamento limitado atingiu o estatuto de filme de culto.  O filme conta a história de Kevin McCallister, interpretado por Macaulay Culkin, um menino de 8 anos que fica esquecido em casa durante as férias de Natal enquanto a sua família viaja para Paris. Sozinho, Kevin tem de se defender de dois ladrões trapalhões que tentam invadir a casa.

Graças aos truques e armadilhas imaginados por Kevin, a casa ganha estatuto de personagem. “Sozinho em Casa” foi um enorme sucesso comercial, teve diversas sequelas e transformou-se num filme obrigatório de Natal para muitas famílias.

Doidos por Casas: 10 filmes imperdíveis sobre casas
 

2. A Minha Casa (Home), de Tim Johnson, 2015

Este é um filme de animação, produzido pela DreamWorks, baseado no livro infantil de Adam Rex. Na história, a Terra é invadida por alienígenas da raça Boov que procuram um novo lar e colonizam o planeta. Uma miúda rabugenta chamada Tip ficou separada da mãe e, enquanto a procura, conhece Oh, um extraterrestre.

Acabam por estabelecer uma improvável amizade intergaláctica que é uma lição sobre o respeito pela diferença. Um filme emocionante e bem-disposto para toda a família.

Home: A Minha Casa, de Tim Johnson, 2015






Imagem do filme Home: A Minha Casa
Recordações da Casa Amarela, de João César Monteiro, 1989






Imagem do filme Recordações da Casa Amarela

Doidos por Casas: 10 filmes imperdíveis sobre casas

3. Recordações da Casa Amarela, de João César Monteiro, 1989

O filme que consagrou João César Monteiro como um dos mais conceituados cineastas portugueses arrecadou o Leão de Prata no Festival de Veneza, em 1989. Definida como “comédia dramática”, esta é uma obra que escapa aos rótulos simplistas. Crónica sobre um poeta louco e marginal, de nome João de Deus, alter ego do realizador e por si protagonizado, “As Recordações da Casa Amarela” é o primeiro filme da trilogia que se completa com “A Comédia de Deus” e “As Bodas de Deus”.

A casa amarela é o cenário simbólico onde as memórias se entrelaçam com o presente, levando o autor a explorar temas como arte, mortalidade, solidão e desejos.

Doidos por Casas: 10 filmes imperdíveis sobre casas
 

4. A Casa da Lagoa (The Lake House), de Alejandro Agresti, 2006

Esta é uma história de amor que desafia o tempo! “A Casa da Lagoa” acompanha a vida do par romântico interpretado por Sandra Bullock e Keanu Reeves.

Kate é uma médica solitária que vive numa casa junto à lagoa. Alex é o novo inquilino que encontra as cartas que Kate deixou para trás. As cartas de amor vão uni-los de forma misteriosa. Na verdade, ambos partilham mesma casa, só que em tempos diferentes. Dois estranhos com uma caixa de correio mágica que lhes vai permitir uma descoberta emocionante.

A Casa da Lagoa (The Lake House), de Alejandro Agresti, 2006






Imagem do filme A Casa da Lagoa
Casa Gucci (House of Gucci), de Ridley Scott, 2021






Imagem do filme Casa Gucci

Doidos por Casas: 10 filmes imperdíveis sobre casas

5. Casa Gucci (House of Gucci), de Ridley Scott, 2021

Neste filme entramos no glamoroso e intrigante universo da moda e numa história inspirada em eventos verídicos. Casa Gucci narra a saga da célebre família, com todo o seu brilho, mas também com as suas sombras.

Lady Gaga e Adam Driver levam-nos a conhecer os meandros do império de moda. Mas vamos também dentro de portas, ao coração dos conflitos familiares que levaram a um dos mais infames assassinatos. Entre paixão, elegância, ciúmes e poder, assistimos ao esplendor e queda da Casa Gucci, no duplo sentido da palavra da “casa”.

Doidos por Casas: 10 filmes imperdíveis sobre casas
 

6. "Homem-Aranha: Regresso a Casa" (Homecoming), de Jon Watts, 2017

Nesta emocionante aventura do Homem-Aranha, casa é onde vive o coração do herói! Peter Parker, o carismático mascarado que tudo trepa, está de volta à sua cidade natal depois de se estrear ao lado dos Vingadores.

Contudo, para o jovem super-herói, ir para casa não é sinónimo de descanso. Com o peso da responsabilidade em proteger aqueles que ama, Peter tem dificuldade em manter o equilíbrio entre a sua vida pessoal e heroica.






Imagem do filme Homem-Aranha: Regresso a Casa
O Apartamento (The Apartment), de Billy Wilder, 1960






Imagem do filme O Apartamento

Doidos por Casas: 10 filmes imperdíveis sobre casas

7. O Apartamento (The Apartment), de Billy Wilder, 1960

Este filme segue a história de C.C. Baxter, interpretado por Jack Lemmon, funcionário solitário de uma empresa que ambiciona subir na carreira. Acredita que o caminho mais rápido para o sucesso passa por emprestar o seu apartamento para os encontros amorosos dos executivos da empresa. No entanto, a vida de Baxter muda quando ele se apaixona pela encantadora ascensorista, protagonizada por Shirley MacLaine, que vive um caso com o seu patrão.

A trama, que mistura drama e comédia, tem diálogos extraordinários. Considerado um dos maiores clássicos do cinema, O Apartamento ganhou cinco óscares, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Original.

Doidos por Casas: 10 filmes imperdíveis sobre casas
 

8. A Casa Fantasma (Monster House), de Gil Kenan, 2006

O filme “A Casa Fantasma” é uma animação de aventura e comédia realizada por Gil Kenan e produzida por Steven Spielberg e Robert Zemeckis.  Num tranquilo bairro suburbano, três crianças descobrem algo muito estranho sobre a casa do outro lado da rua, que pertence ao vizinho, o sinistro Sr. Nebbercracker.

A casa do Sr. Nebbercracker é, afinal, uma criatura viva e monstruosa, possuída por uma força sobrenatural que a transforma numa assustadora criatura. Agora, cabe a estas crianças desvendar o mistério da casa e encontrar uma maneira de a deter, antes que aterrorize o bairro inteiro. Humor, suspense e fantasia são os ingredientes certos para toda a família ficar colada a esta casa.

A Casa Fantasma (Monster House), de Gil Kenan, 2006






Imagem do filme a Casa Fantasma
Mansão Assombrada (Haunted Mansion), de Justin Simien, 2023






Imagem do filme Mansão Assombrada

Doidos por Casas: 10 filmes imperdíveis sobre casas

9. Mansão Assombrada (Haunted Mansion), de Justin Simien, 2023

Este é o único filme, entre o rol de sugestões, que não vai poder ver, para já, no sofá da sala. É que Mansão Assombrada estreou a 27 de julho, em Portugal, pelo que, para já, pode ser visto em todo o seu esplendor nas salas de cinema. Inspirada na Mansão Assombrada, uma das atrações dos parques temáticos da Disney, esta comédia de terror conta a história de Gabbie e Travis, mãe e filho, que se mudam para uma enorme mansão em Nova Orleães, comprada por um preço estranhamente simpático.

Rapidamente se dão conta de que a casa é habitada por fantasmas bastante determinados em expulsar qualquer um que arrisque entrar dentro de portas. O filme é um verdadeiro desfile de estrelas: Rosario Dawson, Owen Wilson, Danny DeVito, Jamie Lee Curtis, Jared Leto, Winona Ryder, entre outros.

Doidos por Casas: 10 filmes imperdíveis sobre casas
 

10. A Casa dos Espíritos (The House of the Spirits), de Bille August, 1993

“A Casa dos Espíritos” é um drama histórico baseado no romance homónimo da escritora chilena Isabel Allende. Depois do sucesso livro, o elenco do filme reuniu estrelas como Meryl Streep, Jeremy Irons, Glenn Close, Winona Ryder e Antonio Banderas.

Esta saga tem lugar numa terra fictícia, mas fortemente inspirada no Chile, ao longo de várias décadas e segue a vida dos Trueba, sobretudo nas mulheres da família. Clara del Valle (interpretada por Meryl Streep e, quando jovem, por Winona Ryder) é uma mulher misteriosa que se casa com o ambicioso e temperamental Esteban Trueba (interpretado por Jeremy Irons). A casa em que vivem é uma propriedade imponente que testemunha os eventos significativos da família ao longo do tempo.

A Casa dos Espíritos (The House of the Spirits), de Bille August, 1993






Imagem do filme A Casa dos Espíritos
Dicas

10 coisas que tem de fazer em Portugal pelo menos uma vez na vida

O que acha que define os portugueses?

Decoração

Decoração inspirada nas Eras de Taylor Swift

A febre Taylor Swift pode inspirar a decoração de sua casa!

Decoração

Pronto-a-vender, Pronto-a-morar e Pronto-a-render

Conheça a grande tendência do mercado imobiliário!

Leia mais

Habitação

Governo não avança mais informação sobre garantia pública

A garantia pública no crédito à compra de casa por jovens foi aprovada, mas dúvidas mantêm-se.

Gastronomia

“Snacks” saudáveis para levar para a praia e piqueniques

Descubra ideias simples e saborosas!

Habitação

Pinheiro Manso ganha novo empreendimento de apartamentos

O novo condomínio conta com 20 apartamentos de tipologias T1 a T4.

Alojamento Local

Governo prolonga prazo para pagamento da taxa do Alojamento Local

A revogação desta taxa vai ser discutida no parlamento no próximo dia 20 de junho .