Dicas

Dicas para manter a casa fresca no verão

Julho 22, 2024 · 8:00 am
Imagem de Valery Fedotov na Unsplash

À medida que as temperaturas sobem, encontrar formas eficazes de manter a casa fresca sem recorrer excessivamente ao ar condicionado é essencial. Pequenos gestos podem ter um grande impacto na sensação térmica e ajudar a manter a sua casa confortável durante os meses de verão. Eis algumas dicas simples:


  1. Isolamento adequado

O isolamento térmico é fundamental para a eficiência energética e conforto térmico da casa. Um bom isolamento pode reduzir significativamente a entrada de calor (e de frio). Instale janelas de vidro duplo ou triplo e utilize materiais isolantes adequados para paredes e telhados.


  1. Feche janelas, persianas e cortinas 

Durante as horas de maior calor, feche janelas, cortinas e persianas para bloquear a entrada de calor. Mantenha-as fechadas durante os períodos mais quentes do dia e tente isolar cada divisão da casa fechando as portas. O uso de cortinas térmicas é uma alternativa interessante para evitar oscilações de temperatura dentro de casa, já que permitem uma maior eficiência energética evitando tanto o calor quanto o frio excessivos.

Mão a fechar cortina
Imagem de rawpixel.com no Freepik


  1. Ventilação natural

A ventilação natural é eficaz para reduzir a temperatura interior de uma habitação e renovar o ar. Abra janelas em lados opostos da casa para criar uma corrente de ar, sobretudo à noite, e utilize ventoinhas de teto para ajudar na circulação do ar.


  1. Tintas e revestimentos refletores

Usar tintas claras nas paredes diminui a absorção de calor e tornam o ambiente mais fresco. Pintar o telhado com cores claras ou usar revestimentos refletores também reduz a absorção de calor em toda a casa.

Imagem de freepik


  1. Troque as lâmpadas

Opte por lâmpadas fluorescentes compactas ou lâmpadas LED que não produzem calor ao gerar energia e, por isso, não aquecem o ambiente.


  1. Revolução verde

A vegetação ao redor da casa pode atuar como uma barreira natural contra o calor, criando sombras e um clima mais fresco. Opte por plantas de folha caduca perto das janelas, já que servem de barreira no verão e permitem a entrada de luz no inverno. Dentro de casa, abuse também nas plantas que, além da decoração natural, trazem imensa frescura ao ambiente.

Mulher com planta em casa
Imagem de freepik


  1. Evite o forno e as máquinas

Os eletrodomésticos podem emitir calor indesejado, por isso deve escolher eletrodomésticos eficientes que reduzem o calor gerado e o consumo de energia. Além disso, durante as horas mais quentes do dia, evite usar o forno ou ligar as máquinas, para não aquecer mais o ambiente. Se usar o fogão, cozinhe com tampas.


  1. Coma frescura

Além da hidratação reforçada que é fundamental nos dias de calor, opte por comidas frescas: frutas, saladas, pratos frios e leves.

Arranje um borrifador e pulverize o corpo com água gelada para baixar a temperatura corporal. Humedecer a zona da nuca com toalhas geladas tem um efeito muito refrescante.

Borrifador de água
Imagem de mdjaff no Freepik


  1. Gelo e ventoinhas 

Caso esteja mesmo desesperado, há uma medida que o pode ajudar a refrescar, pelo menos durante algum tempo. Coloque uma taça com cubos de gelo em frente à ventoinha para que o ar fique mais fresco. A duração é limitada, mas o efeito é imediato.

Habitação

Casa de férias: como escolher e investir na propriedade perfeita

Tudo o que precisa de saber para tomar a decisão certa!

Dicas

10 coisas que tem de fazer em Portugal pelo menos uma vez na vida

O que acha que define os portugueses?

Passeios

Sabe como viajar com o seu animal de estimação?

De partida para férias, saiba como deve transportar o seu patudo em segurança e cumprindo a lei. Deixamos-lhe alguns conselhos para uma viagem tranquila.

Leia mais

Cinco anos depois: O que mudou desde que ficámos em casa?

O que aprendemos com pandemia.

Empresas

Impresa avalia a possibilidade de vender edifício do grupo em Paço de Arcos

Impresa registou prejuízos de 66,2 ME em 2024.

Habitação

Matosinhos já tem em construção as 512 habitações financiadas pelo PRR

Os novos conjuntos habitacionais são financiados ao abrigo do Programa 1.º Direito.

Habitação

Inquilinos vão poder registar contratos de arrendamento nas finanças

Saiba a partir de quando o pode fazer.