Turismo
Descubra os 15 monumentos mais visitados do país
Setembro 4, 2024 · 2:42 pm
Imagem de LoggaWiggler por Pixabay
Os museus, monumentos e palácios nacionais geridos pela Museus e Monumentos de Portugal (MMP) receberam mais de cinco milhões de visitantes em 2023, registando um aumento significativo em relação ao ano anterior. Mas quais foram os monumentos mais visitados do país?
Segundo os dados divulgados pela MMP, estes equipamentos culturais receberam 5.157.360 visitantes, o que inclui mais de 3,6 milhões de visitas nos 26 espaços que até ao final de 2023 estavam sob a responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural e mais de 1,5 milhões de visitantes nos outros 12 espaços anteriormente sob tutela das direções regionais, entretanto extintas.
Deste modo, nos 38 museus, monumentos e palácios nacionais agora administrados pela MMP, houve um crescimento de aproximadamente 10% no número de visitantes face ao ano anterior que já registara uma melhoria assinalável. Em 2022, estes equipamentos culturais tiveram um total de 4.713.006 visitantes.
Setor cultural recupera
A tendência de recuperação do setor cultural e turístico tem sido contínua após as restrições impostas pela pandemia de covid-19, que provocaram perdas de visitantes e de receitas da ordem dos 70%.
Os visitantes com entrada paga representaram 76% do total de entradas, nas quais se destacam os turistas estrangeiros, que perfazem 57,6% do total.
Recorde-se que, desde dia 1 de agosto de 2024, os portugueses e residentes em Portugal passaram a ter 52 dias por ano para visitar gratuitamente os museus e monumentos tutelados pelo MMP. Até então, a gratuitidade era acessível apenas aos domingos e feriados, enquanto agora pode ser usufruída em qualquer dia da semana.
Só no primeiro mês, terão usado este novo modelo 130 mil pessoas, segundo anunciou o Governo de Luís Montenegro.
Os 15 monumentos mais visitados do país
Em 2023, o Mosteiro dos Jerónimos manteve-se como o monumento mais visitado em Portugal, com quase um milhão de visitantes. A Fortaleza de Sagres e o Castelo de Guimarães seguem-se na lista, refletindo a importância cultural destes locais. Destaque-se a relevância dos monumentos fora das grandes cidades que atraíram um número significativo de turistas.
No respeitante aos museus, os dados revelam que o mais visitado continua a ser o Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, com 276.209 entradas, seguido pelo Museu Nacional dos Coches que teve 226.634 visitantes.