Turismo

Descubra o melhor destino de cruzeiros da Europa

Outubro 16, 2023 · 11:01 am
Foto de Colin Watts na Unsplash

A Madeira recebeu pelo segundo ano consecutivo o prémio de Melhor Destino Europeu de Cruzeiros, na terceira edição dos World Cruise Awards, que decorreu no domingo no Dubai, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Portos da Madeira indica que, no decorrer de três edições, Portugal foi sempre premiado, já que, depois da vitória de Lisboa em 2021, a Madeira foi distinguida por duas vezes.

Lisboa estava nomeada

Além da Madeira, a lista de nomeações incluía Atenas, Barcelona, Dubrovnik, Kotor, Lisboa, Londres, Monte Carlo, Nice, Oslo e Roma.

O secretário Regional da Economia, que tutela os portos da Madeira, mostrou-se orgulhoso com a distinção.

“Esta distinção é para nós, e para a região, um grande orgulho, refletindo o sucesso da estratégia levada a cabo pelo Governo Regional da Madeira, através da APRAM, S.A., reconstruindo a confiança dos turistas de cruzeiros, estimulando a procura e mantendo a região no topo das preferências do turismo de cruzeiro internacional”, afirmou Rui Barreto, citado na nota.

“Estímulo e reconhecimento” do trabalho feito

No entendimento do governante, o prémio é “um estímulo e um reconhecimento” do trabalho que tem sido feito pelos agentes do setor.

“É também um prémio para os madeirenses que acompanham com gosto a presença do turismo de cruzeiros na nossa região, sobretudo em alturas como o final do ano, quando tradicionalmente são batidos recordes de visitas e estadias”, destacou Rui Barreto.

Os World Cruise Awards foram atribuídos pela primeira vez em 2021. O evento é considerado ‘irmão’ dos World Travel Awards, criados em 1993 e apresentados como os “óscares do turismo”, nos quais a Madeira já conquistou por oito vezes o galardão de Melhor Destino Insular da Europa e, por sete vezes, o de Melhor Destino Insular do Mundo.

Média de passageiros por navio mais do que duplicou

Segundo dados oficiais, os portos da Madeira registaram na época de 2022/2023 um movimento de 557.824 passageiros (contra 284.056 na época anterior), o que representa um crescimento de 104% relativamente ao período homólogo.

De 01 de setembro de 2022 a 31 de maio de 2023, a média de passageiros por navio fixou-se nos 1.949, uma subida de 109% face aos 931 da época de 2021/2022.

Fonte: Lusa

Passeios

Sete lugares mágicos para fazer um piquenique

Há quem adore um parque de merendas, outros preferem a simplicidade da toalha estendida na relva. De norte a sul do país, descubra lugares perfeitos para fazer um piquenique.

Passeios

Os 5 monumentos mais visitados no norte do país

Em 2022, o número de visitantes dos museus e monumentos no norte do país aumentou 109,5%, de acordo com as estatísticas divulgadas pela Direção Regional de Cultura do Norte.

Passeios

Jardins com história para receber a primavera

De norte a sul do pais, há muito património natural por descobrir. Conheça três jardins com história para aproveitar a primavera.

Leia mais

Dinheiro

Rendas das casas sobem 7,1% em maio

Lisboa registou o maior aumento, de acordo com o INE.

Profissionais

Contagem decrescente para a V Conferência da Promoção Imobiliária

A Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, discursa no início da tarde na Conferência da Promoção Imobiliária.

Habitação

Porta 65 Jovem com novas regras de acesso

Presidente da República promulgou o diploma do Governo que alarga o acesso ao Porta 65 Jovem.

Habitação

Governo vai apresentar revisão da lei dos solos no próximo mês

A revisão da lei pretende acelerar respostas para criar mais habitação acessível e a preços controlados.