Construção

Construção de novas habitações ficou 2,3% mais cara em julho

Setembro 8, 2023 · 4:12 pm
Foto de Josh Olalde na Unsplash

construção de novas habitações aumentou 2,3% em julho, em termos homólogos, com o custo dos materiais a descer 1,5% e o da mão de obra a subir 7,7%, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o “Índice de Custos de Construção de Habitação Nova” do INE, “em julho de 2023, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 2,3% em termos homólogos, menos 0,5 pontos percentuais que o observado no mês anterior”.

Os preços dos materiais apresentaram uma variação de -1,5% (-0,7% no mês anterior), enquanto o custo da mão de obra aumentou 7,7%, menos 0,2 pontos percentuais que em junho.

O custo da mão de obra contribuiu com 3,2 pontos percentuais para a formação da taxa de variação do índice, tal como no mês anterior, e a componente materiais com -0,9 pontos percentuais (-0,4 pontos percentuais em junho).

Preço do aço e betumes mais baixo

De acordo com o INE, entre os materiais que mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço estão a chapa de aço macio e galvanizada e os betumes, que apresentaram decréscimos de cerca de 25% em termos homólogos, e os produtos energéticos, o aço para betão e perfilados pesados e ligeiros e materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização, todos com descidas de cerca de 15%.

Em sentido oposto, destacaram-se o cimento, o betão pronto e as tintas, primários, subcapas e vernizes com crescimentos homólogos de cerca de 10%.

Face ao mês de junho, a taxa de variação do índice foi de 0,3% em julho, mais 0,3 pontos percentuais relativamente ao mês anterior, com o custo dos materiais a subir 0,2% e o da mão de obra 0,4%.

As componentes materiais e mão de obra contribuíram com 0,1 e 0,2 pontos percentuais, respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do índice (-0,3 e 0,3 pontos percentuais em junho, pela mesma ordem).

Fonte: Lusa

Construção

Produção na construção abranda para 4,7% em fevereiro

Conheça os últimos dados revelados pelo INE.

Construção

Custos de construção cresceram 2,2% em fevereiro

O preço dos materiais baixou 0,7%, enquanto o custo da mão-de-obra aumentou 6,0%.

Construção

Licenciamento para construção nova cai em janeiro

No primeiro mês do ano, o licenciamento municipal de obras de construção nova ou de reabilitação de edifícios residenciais caiu 6,5%, apura a AICCOPN.

Leia mais

Créditos

Bancos devolveram 8,3 ME por comissões e juros indevidos

Reclamações de clientes bancários dispararam no ano passado.

Habitação

Loures vai ter 152 novas casas a custos controlados

O município constrói um projeto de habitação a custos controlados financiado pelo PRR. O montante do investimento ascenderá a cerca de 22 milhões de euros.

Créditos

Bancos só aceitaram um terço dos pedidos de fixação da prestação

O número de créditos à habitação em risco de incumprimento aumentou de forma significativa em 2023, segundo o Banco de Portugal.

Habitação

As casas mais baratas para arrendar em Portugal

Descubra oportunidades de norte a sul!