Habitação

Custos de construção de habitação nova aceleram e sobem 11,2% em janeiro

Março 10, 2023 · 3:09 pm
Imagem de Bearfotosa no Freepik

Fonte: LUSA

Os custos de construção de habitação nova aceleraram em janeiro, com o respetivo índice a registar um crescimento homólogo de 11,2%, mais 0,3 pontos percentuais do que no mês anterior (10,9%), divulgou hoje o INE.
Entre as componentes do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), o Instituto Nacional de Estatística (INE) aponta a desaceleração de 3,7 pontos percentuais do preço dos materiais, cujos custos subiram 10,4% em janeiro, em termos homólogos.

Entre os materiais que mais influenciaram esta variação estão o cimento, com um crescimento homólogo do preço de cerca de 30%, as madeiras e derivados de madeira, com variações superiores a 20%, e o betão pronto, com um crescimento perto dos 20%. Já o custo da mão-de-obra aumentou 12,4% em janeiro, acelerando face à subida de 6,7% registada em dezembro de 2022.

Segundo nota o INE, “o significativo aumento do custo de mão-de-obra não pode ser dissociado do aumento do salário mínimo (7,8%) em janeiro de 2023”. No que se refere à taxa de variação mensal do ICCHN, foi de 1,4% em janeiro, com o custo dos materiais a manter-se e o custo da mão-de-obra a aumentar 3,5%.

Segundo o INE, as componentes materiais e mão-de-obra contribuíram com 0,0 pontos percentuais e 1,4 pontos percentuais, respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (-0,2 pontos percentuais e 0,1 pontos percentuais em dezembro de 2022, pela mesma ordem).

Leia mais

10 coisas que só podemos fazer em liberdade

E que já foram proibidas em Portugal!

Habitação

Lisboa aprova nova edição de Subsídio Municipal ao Arrendamento Acessível

Conheça o calendário e condições de acesso.

Habitação

Preço das casas com maior valorização trimestral desde 2007

Os valores de venda de habitações registaram a maior subida em quase 20 anos.

Construção

Portugal com maior subida da produção na construção na UE em fevereiro

O crescimento foi de 2,9% face ao período homólogo, segundo dados divulgados pelo Eurostat.