Construção

Custos de construção cresceram 2,2% em fevereiro

Abril 9, 2024 · 12:46 pm
Foto de Christoph Duschl na Unsplash

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 2,2% em fevereiro em termos homólogos, e mais 0,1 pontos percentuais que em janeiro, de acordo com uma estimativa hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os dados do INE, em fevereiro, face ao mesmo mês de 2023, o preço dos materiais baixou 0,7% (-0,9% em janeiro), enquanto o custo da mão-de-obra avançou 6,0% (6,3% em janeiro).

O custo da mão-de-obra representou 2,6 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), mantendo-se me relação a janeiro, enquanto os materiais tiveram uma contribuição de -0,4 pontos percentuais (-0,5 pontos percentuais no mês anterior).

PVC, revestimentos e isolamentos mais baratos

De acordo com o INE, o PVC (-15%) e o aço para betão e perfilados pesados e ligeiros, os materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização e a chapa de aço macio e galvanizada (todos com reduções próximas de 10%), foram “os materiais que mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço”.

Em sentido inverso, destacaram-se o betão pronto e artigos sanitários com crescimentos homólogos de cerca de 10% e os inertes, as obras de carpintaria e o gasóleo com cerca de 5%.

Em fevereiro, a taxa de variação mensal do ICCHN foi de 0,3%, menos 1,2 pontos percentuais em relação a janeiro, tendo os custos dos materiais subido 0,6% e os da mão-de-obra baixado 0,2%.

No mês em análise, componentes materiais e mão-de-obra contribuíram com 0,3 p.p. e 0,0 p.p., respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (1,0 p.p. e 0,5 p.p. em janeiro).

Fonte: Lusa 

Construção

Politécnico de Leiria investe 25 milhões em residências de estudantes

O investimento é financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). O Politécnico está também a investir na reabilitação de residências já existentes.

Construção

Aeroporto: Governo segue recomendação da CTI e escolhe Alcochete

O Governo aprovou ainda a conclusão dos estudos para uma terceira travessia do Tejo e da ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid.

Construção

Produção na construção cresce 3% em março

Conheça os últimos dados revelados pelo INE.

Leia mais

Habitação

Promotores imobiliários congratulam-se com revogação do arrendamento coercivo

O Conselho de Ministros anunciou ontem novas alterações na Habitação.

Habitação

Fim do arrendamento coercivo e da contribuição extraordinária no AL: novas medidas aprovadas

O Conselho de Ministros aprovou ontem alterações ao pacote Mais Habitação.

Vender Casa

Mansão de “Sozinho em casa” está à venda

Espreite as imagens da icónica casa imortalizada no cinema!

Investimento

Preços dos imóveis comerciais aumentam 5,5% em 2023

Diferencial entre o Índice de Preços da Habitação e o Índice de Preços das Propriedades Comerciais diminuiu.