Créditos

Crédito à habitação dispara pelo 21.º mês consecutivo

Outubro 28, 2025 · 10:21 am
Foto de Marcelo Verfe no Pexels

O ‘stock’ de empréstimos para habitação acelerou em setembro pelo 21.º mês consecutivo, com um aumento homólogo de 8,9%, totalizando 108,1 mil milhões de euros, anunciou esta segunda-feira o Banco de Portugal (BdP).

“O ‘stock’ de empréstimos para habitação aumentou 986 milhões de euros relativamente a agosto, totalizando 108,1 mil milhões de euros no final de setembro. O crescimento homólogo de 8,9% (face a 8,4% em agosto) mantém a trajetória de aceleração observada desde janeiro de 2024, destacou a instituição, numa nota de informação sobre empréstimos e depósitos bancários.

Aumentam empréstimos a consumo e outros fins

Já o montante de empréstimos ao consumo e outros fins aumentou 229 milhões de euros em relação a agosto, para 33,2 mil milhões de euros, sendo a taxa de variação anual de 7,6% (7,7% em agosto), graças e um crescimento de 6,7% nos empréstimos para consumo e de 9,2% nos empréstimos para outros fins, de acordo com o BdP.

Segundo a instituição, no final de setembro, o montante total de crédito pessoal era de 13,2 mil milhões de euros, um acréscimo de 77 milhões de euros em relação ao final de agosto, sendo que, em comparação com o mês homólogo, o crescimento foi de 7,1%.

Paralelamente, o crédito automóvel ascendia a 8,9 mil milhões de euros, mais 68 milhões de euros do que em agosto, tendo registado uma taxa de variação anual de 9,7%, igual à do mês anterior.

Já os cartões de crédito “somavam 3,3 mil milhões de euros, mais 18 milhões de euros do que no mês anterior, apresentando uma taxa de variação anual de 7,0% (7,7% em agosto)”, indicou.

Crédito a atividades imobiliárias acelera

Globalmente, em setembro de 2025, o montante total de empréstimos a particulares cresceu 8,6% face ao mesmo mês do ano anterior.

No que diz respeito ao ‘stock’ de empréstimos concedidos pelos bancos às empresas no final de setembro de 2025, totalizava 74,2 mil milhões de euros, mais 279 milhões do que no fim de agosto, sendo que, em relação a setembro de 2024, o crescimento foi de 4,2% (4,0% em agosto).

Segundo o BdP, as microempresas, as pequenas empresas e as grandes empresas “mantiveram taxas de variação anual positivas (12,6%, 3,8% e 0,9%, respetivamente)”, tendo os empréstimos às médias empresas registado uma taxa de variação anual negativa (-1,1%), uma situação que se observa desde julho de 2022, salientou.

A instituição destacou o crédito ao setor da construção e atividades imobiliárias, que acelerou pelo quinto mês consecutivo, com a taxa de variação anual a situar-se em 8,4% (8,2% em agosto).

Já no comércio, transportes e alojamento, “a taxa de variação anual foi de 2,8%”, de acordo com os mesmos dados.

Depósitos de particulares interrompem desaceleração

No que diz respeito aos depósitos, no final de setembro, “o ‘stock’ de depósitos de particulares nos bancos residentes totalizava 197,1 mil milhões de euros, mais 193 milhões de euros do que em agosto”, tendo esta variação resultado “da diminuição, de 60 milhões de euros, das responsabilidades à vista (constituídas quase na íntegra pelos depósitos à ordem) e do aumento, de 253 milhões de euros, dos depósitos a prazo (que incluem os depósitos com prazo acordado e os depósitos com pré-aviso)”.

Face a setembro de 2024, “o ‘stock’ de depósitos de particulares cresceu 4,8%, o mesmo que em agosto”, tendo sido interrompida a tendência de desaceleração registada desde novembro de 2024.

Por fim, o ‘stock’ de “depósitos das empresas nos bancos residentes totalizava, no final de setembro, 72,5 mil milhões de euros, menos 721 milhões de euros do que no final de agosto de 2025”, mas, apesar desta evolução, “a taxa de crescimento anual foi de 10,9%, acima da registada em agosto (9,7%)”, rematou o BdP.

Fonte: Lusa/ Redação

Profissionais

APEMIP aplaude reforço da regulação do setor imobiliário anunciado pelo Governo

Associação defende que a regulação deve promover transparência, confiança e igualdade no mercado.

Profissionais

Duas listas disputam a presidência da APEMIP nas eleições de dezembro

Patrícia Barão e Gustavo Soares apresentaram candidaturas à direção da APEMIP para o triénio 2026-2028.

Habitação

Cinquenta casas de renda acessível construídas na freguesia de Benfica

Benfica vai construir 50 novos fogos de habitação acessível, no âmbito de uma candidatura ao PRR.

Leia mais

Dinheiro

Após ciclo de descida, novas rendas em Lisboa e Porto começam a estabilizar

Lisboa e Porto registam variações trimestrais ligeiramente positivas, mas mercado mantém-se em terreno negativo.

Habitação

Cascais compra terrenos para travar especulação e criar parque urbano

Investimento pretende reforçar a oferta de habitação pública e equipamentos, devolvendo o território à comunidade.

Profissionais

APEMIP aplaude reforço da regulação do setor imobiliário anunciado pelo Governo

Associação defende que a regulação deve promover transparência, confiança e igualdade no mercado.

Habitação

As cidades que vão conquistar o mundo em 2026

Descubra onde viver, trabalhar e sonhar. Estará Portugal representado?