Construção

Consumo de cimento cai 4,1% nos primeiros quatro meses do ano

Junho 29, 2023 · 10:58 am
Foto de Joel Filipe no Unsplash

O consumo de cimento no mercado nacional registou uma quebra de 4,1% nos primeiros quatro meses do ano, em termos homólogos, segundo os dados divulgados pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

“Nos primeiros quatro meses deste ano, regista-se um decréscimo de 4,1% em termos homólogos, no consumo de cimento no mercado nacional”, informou a associação setorial, em comunicado.

Fogos licenciados em novas construções cresce 4,5%

Citando dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças (GPEARI), da Associação Técnica da Indústria de Cimento (ATIC) e do Banco de Portugal, a associação referiu também que, até ao final de abril, foram emitidas 5.919 licenças para obras de construção nova ou de reabilitação em edifícios residenciais, o que traduz uma redução de 13,2% em termos homólogos.

“No entanto, relativamente ao número de fogos licenciados em construções novas continua-se a observar um aumento face ao período homólogo, apurando-se um crescimento de 4,5% para 11.063”, apontou a AICCOPN.

Montante do novo crédito à habitação cresce quase 6%

Já o montante do novo crédito à habitação concedido pelas instituições financeiras, até abril, ascendeu a 5.802 milhões de euros, refletindo um aumento de 5,9% face ao mesmo período do ano passado.

Relativamente à taxa de juro implícita no crédito à habitação, registou-se um novo aumento, fixando-se em 3,11% em abril.

Quanto ao valor mediano da avaliação da habitação estabelecido para efeitos de crédito bancário, manteve-se a trajetória de valorização, com um aumento de 10%, em termos homólogos, com variações de 10,6% nos apartamentos e de 5% nas moradias.

Em destaque esteve a Área Metropolitana do Porto, a registar 6.347 fogos licenciados em construções novas nos doze meses terminados em abril, o que traduz um aumento de 9,6% face aos 5.791 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores. Daqueles, 9% são de tipologia T0 ou T1, 27% são de tipologia T2, 41% de tipologia T3 e 23% de tipologia T4 ou superior.

Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação, verificou-se, naquela região, uma variação homóloga de 8,6% em abril.

Fonte: Lusa

Construção

Politécnico de Leiria investe 25 milhões em residências de estudantes

O investimento é financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). O Politécnico está também a investir na reabilitação de residências já existentes.

Construção

Aeroporto: Governo segue recomendação da CTI e escolhe Alcochete

O Governo aprovou ainda a conclusão dos estudos para uma terceira travessia do Tejo e da ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid.

Construção

Produção na construção cresce 3% em março

Conheça os últimos dados revelados pelo INE.

Leia mais

Governo e municípios perto de acordo sobre termo de responsabilidade

Este acordo permitirá às autarquias agilizar medidas de habitação no âmbito do PRR. «Vamos avançar com os contratos», avançou Manuel Castro Almeida.

Impostos

Associação de proprietários lamenta manutenção de IMI agravado para casas devolutas

Agravamento das taxas do IMI para imóveis devolutos e em ruínas é decidido pelas autarquias.

Habitação

Promotores imobiliários congratulam-se com revogação do arrendamento coercivo

O Conselho de Ministros aprovou ontem novas alterações na Habitação.

Habitação

Fim do arrendamento coercivo e da contribuição extraordinária no AL: novas medidas aprovadas

O Conselho de Ministros aprovou ontem alterações ao pacote Mais Habitação.