Construção
Construção de habitação nova ficou mais cara em maio
Julho 9, 2024 · 5:05 pm
Foto de Pixabay no Pexels
Os custos de construção de habitação nova em Portugal aumentaram 3,4% em maio face ao mesmo mês do ano anterior, mais 0,1 pontos percentuais (p.p.) do que o observado em abril, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O preço dos materiais apresentou um recuo homólogo de 0,3%, como já acontecera no mês anterior, enquanto o custo da mão-de-obra cresceu 8,5%, mais 0,2 pontos percentuais do que no mês anterior, avança o INE.
Custos de mão-de-obra crescem, materiais descem
O custo da mão-de-obra contribuiu com 3,6 p.p. (3,5 p.p. no mês anterior) para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) e os materiais com -0,2 pontos percentuais (tal como em abril).
Os materiais que mais influenciaram negativamente a variação do preço foram os “materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização” e a “chapa de aço macio e galvanizada”, com descidas de aproximadamente 15%. De igual modo, os “vidros e espelhos”, o “aço para betão e perfilados pesados e ligeiros” e os “tubos de PVC”, tiveram reduções de cerca de 10%.
As componentes materiais e mão-de-obra contribuíram com -0,1 e 0,3 pontos percentuais, respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (0,2 e 0,5 pontos percentuais em abril).