Comprar Casa
Comprar casa: 4 passos para conseguir um crédito à habitação
Março 13, 2023 · 10:40 am
Imagem de Jcomp no Freepik
Se comprar casa faz parte dos sonhos de muitos portugueses, também é certo que, na altura de fazer contas, começam as dores de cabeça. A maioria das famílias não tem capacidade para pagar um imóvel sem recurso a um empréstimo. Requerer um crédito significa pedir dinheiro emprestado que teremos de devolver pagando também juros, além de outras despesas.
Explicamos-lhe, em quatro passos, o processo de aprovação de um crédito à habitação que pode ser mais ou menos moroso.
- Entrega da documentação
Num primeiro momento, a instituição de crédito vai analisar uma série de informações para avaliar a capacidade financeira e o perfil de risco de quem requer o crédito.
Os documentos solicitados pela instituição financeira podem variar, mas por regra, incluem:
- documento de identificação;
- recibos de ordenado dos últimos três meses;
- declaração da entidade patronal com vínculo contratual e antiguidade ou comprovativo de inscrição de atividade nas Finanças (para os trabalhadores independentes);
- extrato bancário dos últimos meses;
- mais recente declaração de rendimentos (IRS) e respetiva nota de liquidação.
2. Pré-aprovação do crédito
A documentação entregue permite ao banco avaliar as suas finanças e calcular a taxa de esforço, isto é, o peso que a prestação do crédito terá no seu orçamento.
Para calcular a sua taxa de esforço tem de dividir o valor das prestações pelo seu rendimento mensal líquido e multiplicar o resultado por 100. Obtém uma percentagem, que é a taxa de esforço: o ideal é que não ultrapasse os 35 %. Caso seja superior a 50%, o processo de financiamento não avança.
O banco irá apresentar-lhe uma simulação do valor da prestação com as condições mais adequadas à sua capacidade financeira. Se os critérios de concessão forem cumpridos, o crédito é pré-aprovado.
3. Avaliação do imóvel
Com a pré-aprovação do crédito já pode procurar a casa ideal para si. Escolhido o imóvel, o banco irá pedir uma avaliação por um perito independente, uma vez que esta vai definir o montante máximo do crédito (até 90% do valor total). Nesta fase são necessários documentos do imóvel:
- Certidão de Teor do Imóvel (obtida no Conservatória do Registo Predial);
- Ficha técnica da habitação;
- Caderneta predial;
- Certificado Energético;
- Licença de habitação.
4. Aprovação do crédito para comprar casa
Cumpridas as etapas anteriores, este é o momento em que vê o seu crédito aprovado e pode então marcar a escritura de compra da nova casa.