Vender Casa

Como valorizar a minha casa para a vender

Março 8, 2023 · 5:17 pm
Imagem de stallinglama from Pixabay

Se está a pensar em colocar a sua propriedade à venda, saiba que há técnicas que podem ajudar a concretizar o negócio. O primeiro passo para vender uma casa é torná-la mais bonita! Antes de receber visitas dos interessados, pense no que gostariam de ver: um espaço limpo, arrumado, luminoso e em bom estado. Descubra alguns truques para vender rapidamente a sua propriedade.



  • Faça pequenas reparações – Desemperrar uma porta, pintar paredes ou limpar vestígios de humidade pode determinar o valor pelo qual vendemos a casa. Ninguém quer bolor nos azulejos, paredes com tinta a descascar ou torneiras a pingar! Os possíveis compradores avaliam todos esses elementos e se o imóvel necessitar de reparações o valor oferecido será mais baixo.

  • Arrume e organize – Uma casa organizada e limpa é essencial para cativar possíveis compradores. Além do óbvio, como fazer as camas e arrumar os casacos do bengaleiro, não nos podemos esquecer que quem procura uma casa vai querer ver o interior dos armários da cozinha, o espaço de arrumação dos roupeiros, o estado das canalizações, entre muitos outros pormenores. Aproveite para deitar fora o que não precisa, guardar o que não usa e aliviar o que está à vista. Divisões demasiado cheias parecem mais pequenas e escuras. Antes de uma visita, devemos também retirar elementos demasiado pessoais, como por exemplo, fotografias de família, ímanes de frigorífico, escovas de dentes, além de guardar objetos de valor.

  • Apele aos sentidos – O cuidado em despersonalizar o imóvel não o deve transformar num espaço sem alma. O odor a limpo é sempre muito atrativo, mas também pode usar aromatizadores suaves, flores frescas ou uma cesta de frutas bonitas na cozinha para transformar o ambiente.

  • Fotografias e iluminação – A qualidade das fotografias para publicitar o nosso imóvel pode fazer toda a diferença! Sempre que possível, opte por fotografias profissionais. No dia da sessão, tenha a casa arrumada e limpa, use a luz natural, ao invés de optar por fotografias com flash, e acenda os candeeiros para que o espaço fique mais acolhedor. Importa lembrar que luzes mais quentes (mais amarelas), são mais “confortáveis” do que as frias e criam ambientes agradáveis e hospitaleiros. Boas fotografias podem alterar totalmente a perceção dos espaços!

  • Consulte um especialista em home staging Se a decoração não é o seu forte ou o seu imóvel está totalmente vazio, pode contratar um especialista que o vai ajudar a valorizar os pontos fortes da propriedade e a torná-la diferenciada e apelativa para quem a visita. O conceito de home staging significa transformar um imóvel, tornando-o mais atrativo para eventuais compradores. Recorre a diferentes técnicas, sejam estas de decoração, reorganização de móveis ou pequenas reparações, permitindo que o espaço seja sentido como um lar.


Habitação

Descubra quanto gastam os portugueses em habitação

Encargos com habitação com mais importância relativa na despesa média das famílias.

Habitação

Segurança e abertura são “pontos fortes” de Lisboa

O Barómetro de Cidades Inclusivas analisa o desempenho de 46 cidades em quatro dimensões de inclusão.

Habitação

Governo não avança mais informação sobre garantia pública

A garantia pública no crédito à compra de casa por jovens foi aprovada, mas dúvidas mantêm-se.

Leia mais

Impostos

Aumento da dedução da renda aprovado na especialidade

O valor da dedução ao IRS com a renda da casa vai aumentar 200 euros, de forma faseada.

Investimento

Lisboa é o 8º destino para investimento em residências de estudantes na Europa

Estudo da JLL destaca capital portuguesa entre 40 cidades europeias.

Habitação

Descubra quanto gastam os portugueses em habitação

Encargos com habitação com mais importância relativa na despesa média das famílias.

Habitação

Segurança e abertura são “pontos fortes” de Lisboa

O Barómetro de Cidades Inclusivas analisa o desempenho de 46 cidades em quatro dimensões de inclusão.