Passeios
Como “esticar” as férias em 2026: o guia para aproveitar ao máximo cada ponte
Outubro 10, 2025 · 3:51 pm
Imagem de lifeforstock no Freepik
Quem nunca resmungou por ter poucas férias e sonhou com o milagre da multiplicação dos dias de descanso? Pois bem, se pertence ao grupo que gosta de aproveitar a vida e de “esticar” as férias ao máximo, casando pontes, feriados e fins-de-semana prolongados, 2026 é um ano que oferece boas oportunidades.
Com estratégia e antecipação, pode aproveitar bem os dias de descanso e esticar as férias. Quer saber como? Aqui fica o guia completo!
Feriados Nacionais em 2026
Para planear bem, convém saber quais são os feriados nacionais de 2026 e em que dia da semana calham.
Portugal tem 13 feriados nacionais obrigatórios, 1 facultativo (terça-feira de Carnaval), além dos feriados municipais que variam de acordo com a localização. Estes são os feriados nacionais:
Mês a mês: onde gozar férias e fins-de-semana prolongados
Aqui vai uma proposta mês a mês com sugestões de como usar dias de férias para maximizar fins de semana prolongados:
Janeiro
O feriado de 1 de janeiro cai numa quinta-feira.
Se pedir 1 dia de férias (sexta-feira, 2 de janeiro), pode usufruir de 4 dias seguidos (quinta a domingo).
Fevereiro / Carnaval
O Carnaval calha em 17 de fevereiro (terça-feira).
Se a empresa conceder esse dia e gozar o dia 16 (segunda-feira) de férias, consegue uma pausa de 4 dias (sábado a terça).
Abril / Páscoa
3 de abril (sexta) é Sexta-feira Santa, excelente para uma ponte sem gastar dias.
Caso tenha filhos em idade escolar, as férias da Páscoa decorrem entre 30 de março e 10 de abril de 2026, pelo que pode gastar quatro dias de férias (entre 30 de março e 2 de abril) e usufruir de 9 dias de descanso, entre 28 de março e 5 de abril, dia de Páscoa.
O feriado de 25 de abril calha, em 2026, num sábado, pelo que não permite nenhuma ponte extra.
Maio
O 1.º de maio calha numa sexta-feira, o que já garante um fim de semana prolongado. Se pretender estender mais o período de descanso, poderá ligar com os quatro dias anteriores (de 27 de abril a 30 de maio) e usufruir de 9 dias de pausa (entre 25 de abril e 3 de maio).
Junho
4 de junho (quinta-feira) é feriado (Corpo de Deus).
Gozando o dia 5 (sexta-feira) de férias, pode conseguir 4 dias seguidos (de quinta a domingo).
10 de Junho (quarta-feira) é Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Se gozar férias na segunda e terça (dias 8 e 9 de junho), pode ter uma sequência de 5 dias livres, ou, se juntar à semana anterior (dia 5 de junho), 7 dias (entre 4 e 10 de junho). Gozando mais dois dias de férias (11 e 12 de junho) fica então com uma pausa de 11 dias consecutivos (de 4 a 14 de junho) gastando apenas 5 dias de férias. Em 2026, o feriado municipal de Santo António (13 de junho) calha num sábado, sem possibilidade de ponte.
Já o Porto tem o feriado de São João no dia 24 de junho, uma quarta-feira. Assim, quem gozar este feriado pode aproveitar dois dias antes (22 e 23 de junho) ou depois (25 e 26 de junho) para prologar as festividades.
Agosto
O Dia da Assunção de Nossa Senhora, a15 de agosto, é num sábado, pelo que não permite pontes.
Outubro
O 5 de outubro calha numa segunda-feira, pelo que permite desfrutar um fim de semana prolongado.
Novembro
O Dia de Todos os Santos, assinalado a 1 de novembro, em 2026 é um domingo, ou seja, sem ponte extra.
Dezembro
O dia 1 de dezembro (terça-feira): gozando férias a 30 de novembro (segunda-feira), consegue 4 dias consecutivos (sábado a terça), ou, gozando 4 dias (30 de novembro, 2,3 e 4 de dezembro) pode usufruir de uma pausa de 9 dias (entre 28 de novembro e 6 de dezembro).
O 8 de dezembro (terça-feira): tal como na semana anterior, pode esticar o período de descanso gozando férias a 7 de dezembro (segunda-feira), numa ponte de 4 dias, ou gozar 4 dias de férias (7, 9, 10 e 11 de dezembro) para usufruir de 9 dias de pausa (entre 5 e 13 de dezembro).
Se quiser aproveitar para uma viagem maior, pode juntar as duas semanas (30 de novembro, 2, 3, 4, 7, 9, 10 e 11 de dezembro): gastando 8 dias de férias pode descansar 16 dias consecutivos (entre 28 de novembro e 13 de dezembro).
O Natal, 25 de dezembro, calha numa sexta-feira, proporcionando um fim de semana prolongado (de sexta a domingo). Pode aproveitar os dias antes do Natal (entre 21 e 24) para começar as festividades. Se combinar o feriado do Natal com os dias da semana seguinte (de 28 a 31 dezembro), já que 1 de janeiro de 2027 calha igualmente a sexta-feira, pode prolongar o descanso até ao Ano Novo, desfrutando de 10 dias, entre 25 de dezembro e 3 de janeiro.
Estratégias para maximizar os dias de descanso
Para conseguir “esticar” os dias de férias, convém seguir algumas regras de ouro:
- Aponte aos feriados que calham à segunda, terça, quinta ou sexta, já que são os mais produtivos para as pontes.
- Antecipe-se e marque férias com antecedência, antes de todos os colegas de trabalho o fazerem para o mesmo período.
- Faça as reservas com antecedência: quanto mais cedo marcar transporte e alojamento, melhores são os preços e maior a variedade de opções.
- Agrupe feriados próximos com pequenas férias: por exemplo, em 2026, em abril, junho e dezembro consegue juntar vários feriados numa só escapadinha.
- Confira os feriados municipais do seu concelho ou do concelho em que trabalha.
- Tenha em atenção o calendário escolar nacional (os períodos de férias são, por regra mais caros) e do destino para onde vai, caso viaje para fora do país.
O próximo ano traz várias oportunidades para “esticar” as férias com uma boa dose de estratégia: marcar várias pausas ao longo do ano ajuda a retemperar energias e a trabalhar com mais motivação.
Por exemplo, se em abril tirar oito dias de férias no período da Páscoa, consegue gozar mais de duas semanas de pausa; pedindo apenas quatro dias em junho junto do feriado do Corpo de Deus e do Dia de Portugal, consegue estender o descanso a quase duas semanas; e em dezembro, se ligar oito dias de férias aos feriados do início do mês e ao Natal, pode desfrutar de quase três semanas consecutivas de pausa.
Comece a desenhar um 2026 perfeito, com as melhores oportunidades profissionais e dias de férias bem merecidos!