Habitação

Casas com rendas de 150 euros para médicos e professores em Oeiras

Janeiro 15, 2024 · 11:18 am
Imagem de Rawpixel.com no Freepik

A Câmara de Oeiras vai disponibilizar durante este ano casas para professores e médicos que trabalhem no concelho, com rendas mensais de 150 euros, anunciou esta sexta-feira o presidente do município, Isaltino Morais.

“Já no mês de fevereiro iremos entregar 17 casas a professores e, provavelmente até junho entregaremos mais 30, isto é, durante o ano de 2024. Isto quer dizer que durante este ano iremos entregar 47 casas a professores”, afirmou Isaltino Morais.

O autarca independente falava durante a cerimónia de transferência de competências da área da Saúde para o município de Oeiras, no distrito de Lisboa, numa cerimónia em que participou o ministro Manuel Pizarro.

Outra classe profissional a quem também será disponibilizada habitação com um preço de renda mensal de 150 euros serão os médicos que estejam a trabalhar no concelho de Oeiras.

370 ME do PRR para habitação

Ainda relativamente à habitação, o autarca referiu que Oeiras tem alocados para essa área 370 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Se 20 municípios deste país construíssem a habitação que Oeiras está a construir, o problema da habitação em Portugal resolvia-se em 10 anos”, afirmou.

O presidente da Câmara de Oeiras lembrou que o município está neste momento a construir habitações tanto para as famílias em situação precária como para a classe média.

“Iremos conseguir atingir famílias com rendimento ‘per capita’ muito próximo dos dois mil euros mensais, o que significa que iremos colocar à disposição das famílias deste concelho casas com quatro assoalhadas, na ordem dos 800 euros por mês, num município onde estas casas já atingem os 2.500 e os 3.000 euros”, sublinhou.

Habitação

Câmara do Porto compra mais 32 habitações para aumentar oferta acessível

O investimento foi feito através do PRR, no âmbito do programa 1.º Direito. A maior parte das casas situam-se em Paranhos.

Empresas

Lisboa: ocupação de escritórios até maio já superou 2023

O volume de absorção supera em 6% a totalidade da ocupação do ano passado.

Habitação

Abertas candidaturas para nova cooperativa no Carvalhido

A cooperativa terá 98 apartamentos e representa um investimento de 34 milhões de euros.

Leia mais

Créditos

Reembolsos antecipados e renegociações disparam em 2023

As renegociações no crédito à habitação resultantes de alterações contratuais subiram 271,6%, avança o Banco de Portugal.

Habitação

Regulamentação da garantia pública aprovada até setembro

Apoio à concessão de crédito a jovens até aos 35 anos tem de ser regulamentada nos próximos 60 dias.

Dinheiro

Diminuíram as transações de alojamentos no arranque do ano

Apesar da diminuição nas transações de alojamentos, o Índice de Preços da Habitação registou um crescimento de 7%.

Habitação

Senhorios com dificuldades para pedir compensação por rendas antigas

Candidaturas estão abertas desde o início do mês mas têm registado diversos constrangimentos.