Artes
Casas assombradas do cinema para um Halloween inesquecível
Outubro 27, 2023 · 8:13 pm
Foto de Ján Jakub Naništa na Unsplash
Seja pela doçura ou pela travessura, mesmo os relutantes já se vão rendendo à mais recente tradição do calendário: o Halloween! Prepare-se para ver desfilar esqueletos, vampiros e zombies, polvilhados por bruxas e múmias. Este ano, certamente não vão faltar Wednesdays Addams e, claro, muitas abóboras decoradas.
Faça uma maratona de cinema ou retire ideias de decoração para a sua festa: estas casas assombradas são garantia de memórias arrepiantes!
- A Casa Freeling - "Poltergeist" (1982)
Esta casa suburbana tipicamente americana esconde um portal para outra dimensão, onde televisões “devoram” pessoas e árvores agarram crianças inocentes.
A história retrata uma família feliz até que coisas bizarras começam a acontecer com a eletricidade de sua casa. Com argumento de Steven Spielberg, o filme arrepiou os espetadores com o enredo assustador e os efeitos especiais impressionantes.
2. A Mansão dos Addams - "The Addams Family" (1991)
Com uma decoração peculiar e habitantes bastante fora do normal, esta mansão é assombrada por um toque de humor negro e um amor familiar incomum. Contudo, o assombro maior dos Addams é que, ao invés de nos afugentarem, fazem-nos sempre querer mais.
Talvez por isso, estas personagens nascidas pela mão de um cartunista em 1936 tenham merecido diversas adaptações de sucesso à televisão e ao cinema. Quem não gostaria de se juntar a esta família excêntrica na sua mansão assombrada?
3. A Casa de Amityville - "The Amityville Horror" (1979)
A casa de Amityville faz parte do imaginário de todos os que apreciam o género de filmes de terror. Inspirado num crime real e que transtornou a opinião pública da época, o primeiro filme, de 1979, marcou o género e criou uma verdadeira saga de terror, com regressos em 1982, 2005 e 2017.
Uma bela casa guarda um segredo obscuro e assombra a família recém-chegada com sua arquitetura sombria presença malévola. A história soa-nos familiar, mas a fórmula resulta e continua a assustar os espetadores até hoje.
4. A Casa dos Weasley - "Harry Potter" (série de filmes)
Importa ressalvar que nem todas as casas assombradas são assustadoras e nem todos os fenómenos inexplicáveis são tenebrosos.
Com sua desordem mágica e uma infinidade de criaturas fantásticas escondidas nos cantos, a casa dos Weasley, na saga dos filmes (e dos livros, naturalmente) de Harry Potter é prova disso. Pelo contrário, esta casa é fonte de conforto e alegria para o jovem bruxo e para todos os fãs de Harry Potter. Por isso é carinhosamente tratada como “A Toca”.
5. A Casa do Pântano, “A Mulher de Negro”
Ninguém duvida de que realizar negócios imobiliários pode ter momentos assustadores, entre burocracias e clientes difíceis. Contudo, este filme conta a história de Arthur Kipps, protagonizado por Daniel Radcliffe, um jovem advogado para quem a venda da casa de um cliente se transforma numa experiência tenebrosa.
Uma mansão abandonada, num lugar remoto, daquelas que nos fazem imaginar e tremer. O cenário gótico, envolto em brumas, mortes misteriosas e crianças desaparecidas são os ingredientes para este filme de terror emocionante.
6. O Overlook Hotel, “Shining”
A obra-prima de Stanley Kubrick transporta-nos para um hotel assustador, onde uma família normal é atormentada por visões sinistras. Jack Torrence é um ex-professor que aceita o emprego de zelador de um luxuoso hotel nas montanhas do Colorado, durante os longos meses de inverno, em que aquele se encontra fechado e inacessível devido aos nevões.
A nova morada de Jack, da sua mulher Wendy e do filho de sete anos Danny poderia ser um imenso tédio, mas o filme é a adaptação de um romance de Stephen King, pelo que o suspense está garantido. Neste filme, um corredor pode ser tenebroso e uma fuga de triciclo verdadeiramente empolgante.
7. A casa dos Maitland, em Beetlejuice
Este clássico de comédia de fantasia dirigido por Tim Burton, conta a história de uma casa assombrada, mas da perspetiva dos fantasmas que dela são proprietários.
Um casal recém-falecido contrata um bio-exorcista excêntrico para expulsar com os novos moradores (vivos) da sua propriedade. O elenco de estrelas e a excentricidade do argumento são razão suficiente para ver ou rever este filme.
8. Palácio Biester, “A Nona Porta”
Se as sugestões anteriores eram casas assombradas na ficção, a que se segue tem fama de o ser na vida real. O Chalet Biester, na Serra de Sintra, foi cenário de parte do filme A Nona Porta, um thriller sobrenatural realizado por Roman Polansky e protagonizado por Johnny Depp. No filme, era o local onde se podia encontrar uma das três cópias de um livro escrito pelo próprio diabo.
A Serra de Sintra já é um local dado a misticismos, mas o romantismo do edifício e a exuberância dos seus jardins completam um cenário inigualável. Conhecido como Casa da Bruxa, talvez devido ao telhado cónico, reza a lenda que uma sociedade secreta se reúne nos seus pisos subterrâneos. Desde 2022, está aberto ao público para visitas.
De casas sinistras a mansões mágicas, o mundo do cinema oferece uma ampla gama de experiências assombradas e assombrosas para todos os gostos. Por que não se inspirar nestas casas para criar uma atmosfera verdadeiramente inesquecível no seu Halloween?