Artes

Casas assombradas do cinema para um Halloween inesquecível

Outubro 27, 2023 · 8:13 pm
Foto de Ján Jakub Naništa na Unsplash

Seja pela doçura ou pela travessura, mesmo os relutantes já se vão rendendo à mais recente tradição do calendário: o Halloween! Prepare-se para ver desfilar esqueletos, vampiros e zombies, polvilhados por bruxas e múmias. Este ano, certamente não vão faltar Wednesdays Addams e, claro, muitas abóboras decoradas.

Faça uma maratona de cinema ou retire ideias de decoração para a sua festa: estas casas assombradas são garantia de memórias arrepiantes!


  1. A Casa Freeling - "Poltergeist" (1982)

casas assombradas: poltergeist

Esta casa suburbana tipicamente americana esconde um portal para outra dimensão, onde televisões “devoram” pessoas e árvores agarram crianças inocentes.

A história retrata uma família feliz até que coisas bizarras começam a acontecer com a eletricidade de sua casa. Com argumento de Steven Spielberg, o filme arrepiou os espetadores com o enredo assustador e os efeitos especiais impressionantes.

2. A Mansão dos Addams - "The Addams Family" (1991)

Casas assombradas: Halloween

Com uma decoração peculiar e habitantes bastante fora do normal, esta mansão é assombrada por um toque de humor negro e um amor familiar incomum. Contudo, o assombro maior dos Addams é que, ao invés de nos afugentarem, fazem-nos sempre querer mais.

Talvez por isso, estas personagens nascidas pela mão de um cartunista em 1936 tenham merecido diversas adaptações de sucesso à televisão e ao cinema. Quem não gostaria de se juntar a esta família excêntrica na sua mansão assombrada?

3. A Casa de Amityville - "The Amityville Horror" (1979)

Casas assombradas do cinema para inspirar o Halloween

A casa de Amityville faz parte do imaginário de todos os que apreciam o género de filmes de terror. Inspirado num crime real e que transtornou a opinião pública da época, o primeiro filme, de 1979, marcou o género e criou uma verdadeira saga de terror, com regressos em 1982, 2005 e 2017.

Uma bela casa guarda um segredo obscuro e assombra a família recém-chegada com sua arquitetura sombria presença malévola. A história soa-nos familiar, mas a fórmula resulta e continua a assustar os espetadores até hoje.

4. A Casa dos Weasley - "Harry Potter" (série de filmes)

casas assombradas

Importa ressalvar que nem todas as casas assombradas são assustadoras e nem todos os fenómenos inexplicáveis são tenebrosos.

Com sua desordem mágica e uma infinidade de criaturas fantásticas escondidas nos cantos, a casa dos Weasley, na saga dos filmes (e dos livros, naturalmente) de Harry Potter é prova disso. Pelo contrário, esta casa é fonte de conforto e alegria para o jovem bruxo e para todos os fãs de Harry Potter. Por isso é carinhosamente tratada como “A Toca”.

5. A Casa do Pântano, “A Mulher de Negro”

Casas do Pântano: Casas Assombradas em filmes para inspirar o Halloween

Ninguém duvida de que realizar negócios imobiliários pode ter momentos assustadores, entre burocracias e clientes difíceis. Contudo, este filme conta a história de Arthur Kipps, protagonizado por Daniel Radcliffe, um jovem advogado para quem a venda da casa de um cliente se transforma numa experiência tenebrosa.

Uma mansão abandonada, num lugar remoto, daquelas que nos fazem imaginar e tremer. O cenário gótico, envolto em brumas, mortes misteriosas e crianças desaparecidas são os ingredientes para este filme de terror emocionante.

6. O Overlook Hotel, “Shining”

Casas de filmes: HAlloween

A obra-prima de Stanley Kubrick transporta-nos para um hotel assustador, onde uma família normal é atormentada por visões sinistras. Jack Torrence é um ex-professor que aceita o emprego de zelador de um luxuoso hotel nas montanhas do Colorado, durante os longos meses de inverno, em que aquele se encontra fechado e inacessível devido aos nevões.

A nova morada de Jack, da sua mulher Wendy e do filho de sete anos Danny poderia ser um imenso tédio, mas o filme é a adaptação de um romance de Stephen King, pelo que o suspense está garantido. Neste filme, um corredor pode ser tenebroso e uma fuga de triciclo verdadeiramente empolgante.

7. A casa dos Maitland, em Beetlejuice

Casas Assombradas: Beetlejuice

Este clássico de comédia de fantasia dirigido por Tim Burton, conta a história de uma casa assombrada, mas da perspetiva dos fantasmas que dela são proprietários.

Um casal recém-falecido contrata um bio-exorcista excêntrico para expulsar com os novos moradores (vivos) da sua propriedade. O elenco de estrelas e a excentricidade do argumento são razão suficiente para ver ou rever este filme.

8. Palácio Biester, “A Nona Porta”

Halloween: casas assombradas

Se as sugestões anteriores eram casas assombradas na ficção, a que se segue tem fama de o ser na vida real. O Chalet Biester, na Serra de Sintra, foi cenário de parte do filme A Nona Porta, um thriller sobrenatural realizado por Roman Polansky e protagonizado por Johnny Depp. No filme, era o local onde se podia encontrar uma das três cópias de um livro escrito pelo próprio diabo.

A Serra de Sintra já é um local dado a misticismos, mas o romantismo do edifício e a exuberância dos seus jardins completam um cenário inigualável. Conhecido como Casa da Bruxa, talvez devido ao telhado cónico, reza a lenda que uma sociedade secreta se reúne nos seus pisos subterrâneos. Desde 2022, está aberto ao público para visitas.

De casas sinistras a mansões mágicas, o mundo do cinema oferece uma ampla gama de experiências assombradas e assombrosas para todos os gostos. Por que não se inspirar nestas casas para criar uma atmosfera verdadeiramente inesquecível no seu Halloween?

Dicas

Será que sofre de parascavedecatriafobia?

Se não olha para o calendário antes de sair de casa, é provável que não…

Passeios

Lugares para quem gosta de ser maltratado

Parece mentira mas não é! Há gostos para tudo e até há quem pague para ser maltratado, insultado e perseguido.

Dicas

Doidos por Casas: 10 filmes imperdíveis sobre casas

No Casa Yes somos tão doidos por casas que, até em momentos de lazer, gostamos de ficar enroscados no sofá a ver filmes sobre… exatamente, adivinhou: casas! Descubra dez filmes em que as casas também são parte do elenco.

Leia mais

Créditos

Reembolsos antecipados e renegociações disparam em 2023

As renegociações no crédito à habitação resultantes de alterações contratuais subiram 271,6%, avança o Banco de Portugal.

Habitação

Regulamentação da garantia pública aprovada até setembro

Apoio à concessão de crédito a jovens até aos 35 anos tem de ser regulamentada nos próximos 60 dias.

Dinheiro

Diminuíram as transações de alojamentos no arranque do ano

Apesar da diminuição nas transações de alojamentos, o Índice de Preços da Habitação registou um crescimento de 7%.

Habitação

Senhorios com dificuldades para pedir compensação por rendas antigas

Candidaturas estão abertas desde o início do mês mas têm registado diversos constrangimentos.